Okada Yukiko
1967-1986
cantora pop japonesa
Okada Yukiko (岡田有希子), nasceu com o nome de Sato Kayo (佐藤佳代), no Distrito de Atsuta, na Cidade de Nagoya, localizada na Província de Aichi, em 22 de agosto de 1967.
Desde a infância, Sato cultivava o desejo de se tornar uma artista, por isso realizou várias participações em todos os testes que pôde, principalmente enquanto cursava o segundo ano do ensino médio, quando participou de uma edição da chamada "HoriPro Talent Scout Caravan"(ホリプロタレントスカウトキャラバン) e do concurso "Fresh Gyaru"(フレッシュギャルコンテスト), patrocinado pela "Kabushiki Kaisha Nikon"(株式会社ニコン), uma grande empresa japonesa, especializada em produtos óticos, câmeras, lentes e filmadoras.A "HoriPro Talent Scout Caravan" é uma competição anual feminina, promovida pela agência de talentos "HoriPro Kabushiki Kaisha"(株式会社ホリプロ), desde 1975, que é realizada em várias cidades do Japão, entre concorrentes de até vinte anos de idade em uma espécie de 'caravana'. A campeã do concurso recebe um prêmio em dinheiro, sendo contratada pela agência organizadora, e é treinada pela equipe da HoriPro para iniciar na carreira artística e para a realização de gravações musicais. A HoriPro, foi fundada em maio de 1960, com o nome de "Hori Productions"(ホリプロダクション) e é uma das maiores agências de talento do Japão, sendo responsável por produzir artistas como as cantoras pop da década de 70 Yamaguchi Momoe e Sakakibara Ikue, e mais recentemente, a cantora Ayase Haruka e algumas integrantes do grupo pop japonês AKB48.
O "Concurso Fresh Gyaru"(フレッシュギャルコンテスト, Nova Garota) foi um concurso de talentos realizado no final da década de 70. A palavra 'Gyaru'(ギャル) provém do inglês 'Gal', que foi uma 'gíria' muito conhecida nas décadas de 70 e 80, usada coloquialmente, para se referir a uma mulher jovem ou uma adolescente. O termo 'gal', surgiu baseado em uma propaganda norte-americana de jeans de mesmo nome, que utilizava como slogan, a frase "Eu não posso viver sem homens". Desta forma 'Gal', passou a definir um tipo de garota jovem, sem interesse por trabalhar ou assumir compromissos sérios. No Japão, o estilo Gal, ou Gyaru, foi moda até a década de 90, quando começou a reduzir gradativamente.
Videoclipe de "Futari Dake no Seremoni"(二人だけのセレモニー), canção de autoria de Ozaki Ami (尾崎亜美, 1957- ), com letra de Natsume Jun (夏目純) e arranjos de Matsutoya Masataka (松任谷正隆, 1951- ), lançada originalmente em 16 de janeiro de 1985.
Sato Kayo não obteve sucesso em ambos os testes, e suas tentativas de adentrar a indústria de entretenimento começaram a encontrar oposição de seus pais, quando suas notas na escola começaram a decaír. Sem contar aos pais, Sato se inscreveu para fazer um teste no programa de talentos "Suta Tanjo!"(スター誕生!, Nasce uma Estrela!), sendo qualificada para os testes que aconteceriam na cidade de Nagoya.
Os pais de Sato não aceitavam a possibilidade de uma carreira artística oposta aos estudos, com um futuro incerto, por isso, concordaram que a filha seguisse com seus planos com a condição que que ela recuperasse as notas, se formasse no colégio e prestasse um teste simulado para admissão na "Escola Sênior Koyo de Ensino Secundário de Nagoya"(名古屋市立向陽高等学校), e ficasse entre os cinco primeiros colocados. Se cumprisse estas condições, (que, de acordo com seus pais, lhe dariam uma segunda chance na vida caso sua carreira de cantora não se desdobrasse como ela planejava), ela poderia continuar seu sonho.
A Escola Sênior Koyo de Ensino Secundário de Nagoya, fundada em outubro de 1948, é um estabelecimento de ensino pertencente a Universidade de Nagoya (名古屋大学), que antigamente era conhecida como Universidade Imperial de Nagoya, e é uma das mais antigas do país, existente desde 1871. Entre seus alunos mais ilustres estão Masukawa Toshihide (益川敏英, 1940- ), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2008, Noyori Ryoji (野依良治, 1938- ), Nobel de Quimica de 2001, e Suzuki Reiji (鈴木礼治, 1928- ), ex-governador da Província de Aichi.
Sato Kayo conseguiu cumprir todas as exigências de seus pais, e conseguiu participar das finais da fase corrente do programa "Suta Tanjo!", realizadas em março de 1983, onde ela recebeu o nome artístico de Okada Yukiko (岡田有希子), por ordens de Oki Hiroko (沖紘子),
Oki Hiroko teria sido "uma figura do cenário musical ativa durante a década de 80", mas acredita-se que na verdade, tenha sido apenas um pseudônimo de um escritório de entretenimento e produção musical, ou de um grupo de empresários. Sob este nome, seriam realizados trabalhos da cantora Matsuda Seiko, do cantor e ator Tagawa Yosuke e da própria Okada Yukiko.
Voz de Okada Yukiko cantando "Kanashi Yokan"(哀しい予感, Sentir-se Triste), canção de autoria e letra de Mariya Takeuchi, com arranjos de Matsutoya Masataka (松任谷正隆, 1951- ), lançada originalmente em 19 de julho de 1985.
Star Tanjo! |
O Star Tanjo! teve 619 programas. Sua audiência começou a declinar no final de 1982. Sato Kayo foi selecionada em uma das últimas edições, antes do programa ser cancelado em 25 de setembro de 1983. Entre as novas cantoras lançadas pelo evento, estavam Yamaguchi Momoe (que abandonou sua carreira no auge em 1980, para se casar com o ator Miura Tomokazu), a dupla Pink Lady, Kyoko Koizumi, Akina Nakamori, Iwasaki Hiromi e Akiko Matsumoto.
Vídeo de Okada Yukiko, interpretando "Love Fair"(idem), canção de autoria e letra de Kashibuchi Tetsuro (かしぶち哲郎 , 1950- ), com arranjos de Matsutoya Masataka, lançada originalmente em 05 de outubro de 1985. A música foi tema do comercial para as barras de chocolate 'Cecil', da empresa de alimentos 'Glico', exibida naquele ano. Este comercial é mostrado no início do vídeo.
As artistas que se destacavam, recebiam diversas propostas das agências de talentos emergentes, a maior delas foi a cantora Sakurada Junko, que recebeu 25 propostas diferentes após sua atuação no programa, em 1973. Okada Yukiko recebeu quatro propostas diferentes, quando venceu a fase ocorrida em março de 1983, cantando uma versão da canção "Suromoshon"(スローモーション), da cantora Akina Nakamori (中森明菜, 1965- ). assinando um contrato com a gravadora Sun Music Production (サンミュージックプロダクション).
Atendendo as ordens de Aizawa Hideyoshi (相澤秀禎, 1930- ), presidente da Sun Music, Okada Yukiko se mudou para Tóquio em agosto de 1983, onde passou a ter como colega de quarto, a também cantora iniciante, Kuwata Yasuko (桑田靖子, 1967- ), que abandonaria a carreira musical três anos depois, e se tornaria repórter de televisão. No mês seguinte, para continuar seus estudos, Okada Yukiko foi transferida da Escola Secundária de Koyo, para a "Horikoshi Gakuen"(越高等学校), situada no Distrito de Nagano, em Tóquio,
A 'Horikoshi Gakuen', chamada popularmente no Japão apenas como "Horikoshi"(堀越高校), é uma escola secundária privada, fundada em 1923. A instituição ficou conhecida devido a seu corpo de alunos, formado em grande maioria, por personalidades, esportistas, artistas, atores e cantores do Japão. A primeira celebridade da instituição teria sido o cantor Nakatani Ryo, integrante da banda Johnnys (ジャニーズ), pertencente a agência de talentos masculina Johnny and Associates (株式会社ジャニーズ事務所). na década de 60. Entre outras celebridades, estudaram na instituição os cantores Go Hiromi e Inagaki Goro, os atores/músicos Matsumoto Jun, Yamashita Tomohisa e Yamada Ryosuke, as cantoras da década de 80 Sakakibara Ikue e Matsuda Seiko, o ator/modelo Hongo Kanata, as cantoras pop Ayumi Hamasaki e Aya Ueto, a atriz Shida Mirai e o ator/dublador Kamiki Ryunosuke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário