terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mihashi Michiya

Mihashi Michiya
1930-1996
Cantor japonês.
Um dos maiores expoentes da canção tradicional do Japão conhecida como "enka"(演歌), Mihashi Michiya (三橋美智也) nasceu com o nome de Kitazawa Michiya (北沢美智也), na antiga cidade de Kamiiso, (hoje, cidade de Hokuto), que ficava no bairro de Oshima, próximo a capital da Província de Hokkaido, a 10 de novembro de 1930.
Michiya começou a se interessar por música por incentivo de sua mãe, que gostava muito das canções do estilo 'minyo'(民謡), um tipo de música popular, que anteriormente era conhecida como música rural japonesa, ou música do interior, e que atualmente é denominada como 'folk'.
Quando estava no ensino primário, um tio lhe ensinou a canção folclórica "Oiwake Bushi"(おいわけぶし, Canção do cavaleiro), que foi a primeira música que Michiya cantou em sua vida. Aos onze anos, quando ganhou um concurso de música folclórica japonesa, realizado pela gravadora Columbia Nippon, em Hokkaido, realizou a gravação desta canção e de outras tradicionais em uma obra chamada "Esashi Oiwake"(江差追分), que nunca foi lançada. Acredita-se que esta gravação teria sido perdída durante os eventos da Segunda Guerra Mundial.
Michiya e Shirakawa Gunpachiro em 1959.
Pouco depois, Michiya começou a estudar o gênero 'Tsugaru Shamisen'(つがるしゃみせん), um estilo de música popular da região de Aomori, que era acompanhada por um instrumento musical típico, conhecido como 'shamisen'. Michiya teve como mestre, o músico Shirakawa Gunpachiro (白川軍八郎, 1909-1962), que era conhecido como "o Deus do Shamisen".
Michiya trabalhou em vários empregos, em Kanagawa, e depois, na caldeira de uma casa de banhos em Yokohama, antes de se mudar para Tóquio em 1950. A cidade, na época, estava passando pelo processo de crescimento resultante do 'Milagre Econômico', e atraía muitos jovens da área rural em busca de fama no mercado artístico, como letristas, compositores ou cantores.
O "Milagre Econômico Japonês" foi o resultado de uma série de medidas que atuaram no Japão por um período de aproximadamente dez anos, seguidos após a Segunda Guerra Mundial, quando o país se encontrava destruído e o povo em estado de fome e extrema miséria. Após a rendição japonesa, foi realizada a intervenção aliada comandada pelos Estados Unidos, com a função de democratizar o Japão, que se tornou território protegido norte-americano, ficando proibido de ter forças armadas ou realizar intervenções militares em outros países sem a permissão americana. O governo passou a emitir uma série de medidas econômicas, e com a proibição protetora americana, parou de financiar a indústria militar, voltando seus recursos para avançar as indústrias de papel, aço e fabricação de embarcações. Com o inicio da Guerra da Coréia em 1950, quando os lados capitalista (comandado pela extinta União Soviética) e comunista (comandada pelos Estados Unidos) da Coréia entraram em conflito, o Japão se tornou base de reparos norte-americana, e os empresários japoneses começaram a ter acesso quase sem supervisão, a fábricas e tecnologia ocidental, onde aproveitavam para coletar informações que depois usavam em suas próprias empresas. Três anos depois, a economia do Japão já estava restaurada para os mesmos níveis em que se encontrava antes do país ter entrado na Segunda Guerra Mundial, avançando gradativamente nas décadas seguintes.
Shirakawa Gunpachiro (白川軍八郎), nasceu na antiga cidade de Kanagi, (hoje, Cidade de Goshogawara), que se localizava no Distrito de Kitatsugaru, na Província de Aomori, em 1909. Aos nove anos de idade, tornou-se o último aluno de Nitabo (仁太坊), pseudônimo do compositor Akimoto Nitaro (秋元仁太郎, 1857-1928), fundador do estilo musical "Tsugaru Shamisen"(津軽三味線), assim batizado em homenagem a cidade de Tsugaru, em Aomori. Como um prodígio, sucedeu seu mestre aos doze anos, tornando-se um icone no cenário musical tradicional do Japão, que lhe deram a alcunha de "Shamisen-sama"(O Deus do Shamisen). Morreu na Província de Aomori, em 1962, aos 53 anos.

Voz de Mihashi Michiya cantando "Fuefuki Toge"(笛吹峠), canção lançada originalmente pela gravadora King Records, em fevereiro de 1959.

Em 1952, Michiya entrou para a Universidade Meiji, e pouco depois, passou a auxiliar em tempo parcial, nos cursos de música tradicional minyo. A experiência que tinha como aluno de Shirakawa Gunpachiro, logo lhe permitiram ministrar o curso como professor.
Em 1953, enquanto auxiliava os alunos em uma instrução, sua voz foi ouvida por um funcionário da gravadora King Records, que o convidou a realizar uma carreira como cantor. Em janeiro de 1954, Michiya fez sua estréia oficial, com o nome de "Mihashi Michiya"(三橋美智也), cantando "Sake no Nigasayo" ( 酒の苦さよ).
Em abril de 1955, Mihashi Michiya interpretou "Onna Sendo Uta" (おんな船頭唄), canção de autoria de Fujima Tetsuro (藤間哲郎, 1924-2011) e Yamaguchi Toshiro (山口俊郎, 1901-1981), que foi um sucesso em todo o país. Esta música foi a primeira de suas quase vinte composições em sequência, que foram sucessos de vendas.
Mihashi Michiya cantando "Tasha De Na"(達者でナ), canção de autoria de Nakano Tadaharu (中野忠晴, 1909-1970), com letra de Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-   ), lançada em outubro de 1960. Nesta aparição, realizada no final da década de 60, podem ser vistos ao fundo, os cantores Murata Hideo, Minami Haruo e Kasuga Hachiro.

Em setembro de 1955, foi lançado "Aa Shinsengumi"(あゝ新撰組), e em novembro, "Shima Uta no Fune"(島の船唄). No final daquele ano, Michiya lançou "Ano Ko ga Naiteru Hatoba"(あの娘(こ)が泣いてる波止場), com letra de Takano Kimio (高野公男, 1930-1956) e música de Funamura Toru (船村徹, 1932-   ).
Em maio de 1956, Mihashi Michiya lançou "Ringo Mura Kara" (リンゴ村から), e no mês seguinte "Aishu Ressha" (哀愁列車), seguidos por canções como "Otoko Namida no Komoriuta"(男涙の子守唄), "Aa Tabaruzaka"(あゝ田原坂), "Ohana-chan"(お花ちゃん) e "Kimi wa Umidori Wataridori"(君は海鳥渡り鳥). No final de 1956, Michiya foi convidado para se apresentar pela primeira vez no Kohaku Uta Gassen (紅白歌合戦), o festival de final de ano, realizado pela emissora de televisão NHK, onde são convidados para participar, as personalidades mais importantes do cenário musical do país.

 Gravação de voz de Mihashi Michiya, na década de 70, cantando uma de suas músicas mais conhecidas: "Aishu Resha" (哀愁列車, trem melancólico), música de Kamata Toshiyo (鎌多俊与), com letra de Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-   ), lançada originalmente em junho de 1956.

Michiya experimentou um período de grande atividade nos quatro anos seguintes, lançando canções como "Ippon Gatana Dohyo Iri"(一本刀土俵入り), "Osage to Hana to Jizo-san to"(おさげと花と地蔵さんと), "Yuyake Tombi"(夕焼けとんび), "Akai Yuhi no Furusato"(赤い夕陽の故郷) e "Gita Kamome"(ギター鴎).
Em julho de 1959, Mihashi Michiya lançou "Kojo"(古城), que se tornou um dos marcos de sua carreira, vendendo cerca de três milhões de cópias. A canção era interpretada com acompanhamento de coro feminino. Quando se apresentou no final daquele ano no festival Kohaku Uta Gassen, as regras do programa na época, vetavam a participação de coro feminino para acompanhamento de cantores homens e vice-versa, o que fez com que Mihashi Michiya cantasse a música auxiliado por um garoto soprano.
Mihashi Michiya interpretando "Kojo"(古城, velho castelo), em apresentação realizada em 1990. Canção composta por Hosokawa Junichi (細川潤一, 1913-1991), com letra de Takahashi Kikutaro (高橋掬太郎, 1901-1970), lançada originalmente em julho de 1959.

Em maio de 1962, Mihashi Michiya interpretou "Hoshi Kuzu no Machi"(星屑の街), com letra de Tojo Jusaburo (東條寿三郎, 1920-2003) e música de Abe Yoshiaki (安部芳明), que foi um grande sucesso, vendendo um milhão de cópias, e lhe conferiu um prêmio na 4ª edição do Japan Record Award, realizada no final daquele ano. Antes do final de 1962, ele ainda lançou as canções "Tsugaru no Sanan-bo"(津軽の男坊) e "Shinsengumi no Uta"(新撰組の唄).
Em abril de 1960, Michiya interpretou a canção tema do seriado "Kaiketsu Harimao"(快傑ハリマオ), baseado na obra do escritor Yamada Katsuro (山田克郎, 1910-1983), que contava a história de um herói justiceiro, interpretado pelo ator Katsuki Toshiyuki (勝木敏之, 1933-   ) e suas aventuras no Oriente Médio.
Mihashi Michiya interpretando "Tsugaru Jongara Bushi"(津軽じょんから節), canção do tradicional repertório "Tsugaru Shamisen", em apresentação realizada no final da década de 70.

Em janeiro de 1961, Michiya lançou "Ishikarigawa Aika (Elegie)"(石狩川悲歌), uma canção em homenagem ao Rio Ishikari (石狩川), o maior rio de Hokkaido e terceiro maior do Japão, com letra de Takahashi Kikutaro (高橋掬太郎, 1901-1970) e música de Eguchi Koji (江口浩司, 1927-2010).
Naquele mesmo ano, lançou a canção folclórica "Takeda Bushi"(武田 節), com letra de Yoneyama Aishi (米山愛紫) e música de Akemoto Kyosei (明本京静, 1905-1972), que se tornou o hino não oficial da Província de Yamanashi.
Mihashi Michiya interpretando "Haha Koi Fubuki"(母恋吹雪, Tempestade de Amor de Mãe), na década de 80. Canção lançada originalmente em dezembro de 1956.

Em 23 de junho de 1963, em celebração aos Jogos Olimpicos de Tóquio, a gravadora Columbia Nippon lançou a canção "Tokyo Gorin Ondo"(東京五輪音頭), de autoria de Koga Masao (古賀政男, 1904-1978), com letra de Miyata Takashi (宮田隆, 1913-1982), e resolveu permitir que as outras gravadoras realizassem suas próprias prensagens da obra com seus artistas, e as comercializassem, sem ter de pagar por direitos autorais. As outras gravadoras aceitaram a cordialidade e várias versões foram feitas. A primeira a ser lançada foi a versão de Mihashi Michiya, pela gravadora King Records, sendo seguida por Hashi Yukio (橋幸夫, 1943-   ), pela Victor Records, Kyu Sakamoto (坂本九, 1941-1985), pela Toshiba, Kitajima Saburo (北島 三郎, 1936-  ) e Hatakeyama Midori (畠山みどり, 1939-  ) pela própria Columbia Nippon, e Oki Nobuo (大木伸夫, 1925-  ) e Tsukasa Tomiko (司富子), pela Polydor. A mais famosa destas versões foi a de Minami Haruo (三波春夫, 1923-2001), pela gravadora Tenchiku, que vendeu 1,3 milhão de cópias. Estima-se que a canção em si, se somadas todas as cópias das gravadoras que realizaram uma versão naquela época, teria vendido cerca de três milhões de singles no total, até o final de 1964.
Voz de Mihashi Michiya cantando "Kogen no Ryushu"(高原の旅愁), música composta em 1940, por Yashima Hideaki (八洲秀章, 1915-1985), com letra de Sekizawa Junichiro (関沢潤一郎, 1899-1964), interpretada originalmente pelo cantor Ito Hisao (伊藤久男, 1910-1983). 

Ainda em 1963, Michiya cantou "Higashimurayama Ondo"(東村山音頭), uma canção de Hosokawa Junichi (細川潤一, 1913-1991), com letra de Tsuchiya Takashi (土屋忠司), realizada sob encomenda da Cooperativa Agrícola do Distrito de Higashimurayama, celebrando o anúncio que o distrito seria elevado a categoria de cidade. A canção porém, só ficaria famosa, na versão gravada pelo ator Hirata Mitsuru (平田満, 1953-  ) em junho de 1976, e a versão juvenil, gravada pelo comediante Shimura Ken (志村けん, 1950-  ), em setembro do mesmo ano.
Em 1966, Mihashi Michiya e sua esposa, começaram um turbulento processo de divórcio que atraiu a atenção pública, fazendo com que Michiya não fosse convidado para participar do Kohaku Uta Gassen, onde havia sido presença constante desde 1956. Michiya se casou novamente, algum tempo depois, e teve dois filhos.
No decorrer da década de 60 e 70, Mihashi Michiya continuou dedicando-se a suas apresentações, sendo convidado novamente para o Kohaku Uta Gassen no final de 1974.

Voz de Mihashi Michiya cantando "Osareba Tokyo"(おさらば東京, Adeus Tóquio), canção de Nakano Tadaharu (中野忠晴, 1909-1970), com letra de Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-   ), lançada em novembro de 1957. Foi uma das canções mais populares de Michiya, ficando entre as dez músicas mais ouvidas na rádio TBS (Tóquio Broadcast System), por cerca de dez meses.

Na segunda metade da década de 70, as preferências musicais no Japão começaram a mudar com a ascensão do musical de discoteca, o pop e o rock, ocorrendo a decadência do 'enka', que foi se misturando aos novos estilos gerando o chamado 'novo enka', e perdendo sua forma original. Alguns cantores, como Kasuga Hachiro, o primeiro cantor de enka moderno, se recusaram incondicionalmente a aceitar o novo cenário musical emergente, outros, como o tradicional Murata Hideo, não se incorporaram, mas tentaram uma aproximação sutil com o público jovem. Mihashi Michiya decidiu tentar se juntar aos novos estilos e adotou o apelido "Mitchie"(ミッチー), quando passou a fazer participações no programa de rádio "Dengeki Wide Ultra Hosokyoku"(電撃わいどウルトラ放送局), voltado para o público adolescente, que era transmitido em horário noturno, pela Rádio de Kanto (ラジオ関東).
Michiya teve boa aceitação pública, com o que os jovens passaram a chamar de "fiba"(フィーバー), palavra equivalente a "febre" em inglês (fever), que era o termo utilizado pelos jovens na época para definir algo que era muito popular entre as pessoas. O termo ficou conhecido no Japão através do filme norte-americano "Os Embalos de Sábado a Noite"(1977) do diretor John Badham (1939-   ).
Voz de Mihashi Michiya interpretando "Disuko Tengoku"(ディスコ天国), paraíso disco), canção que lançou sob o pseudônimo 'Mitchie' no fim da década de 70.

A Rádio de Kanto é uma emissora de rádio cuja sede se localiza em Yokohama, na Província de Kanagawa. Fundada em 1958, suas transmissões cobrem a Região de Kanto (関東地方), que incluem as Províncias de Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Tóquio, Chiba e Kanagawa. Em 1 de outubro de 1981 ela tornou-se a "Kabushiki Kaisha RF Radio Nippon"(株式会社アール・エフラジオ日本), ou simplesmente "Radio Nippon"(ラジオ日本). O programa "Dengeki Wide Ultra Hosokyoku" encerrou em março de 1982, quando o surgimento da música eletrônica fez o público perder o interesse no estilo antigo.
Com o nome de 'Mitchie', Mihashi Michiya realizou algumas gravações, com ajuda do compositor e guitarrista Terauchi Takeshi (寺内タケシ, 1939-   ), no inicio da década de 80, no estilo discoteca, incluindo versões novas de suas próprias músicas, como 'The Tombi' (Versão de 'Yuyake Tombi'), "Bye Bye Horse"(versão de 'Tasha De Na') e canções como "Kagoshima Ohara Bushi"(鹿児島小原節).
Em 1983, quando completou 28 anos de carreira, Mihashi Michiya alcançou a quantidade de cem milhões de cópias vendidas de suas obras, tornando-se o artista japonês com o maior número de vendagens em seu país.

Mihashi Michiya, em apresentação ao vivo, realizada em 1981, cantando "Ringo Mura Kara" (リンゴ村から, Da vila das maçãs), canção lançada originalmente em maio de 1956, com música de Hayashi Isao (林伊佐緒, 1912-1995) e letra de Yano Akira (矢野亮, 1910-1986).

Em 1988, Michiya se juntou com seus amigos, os cantores Murata Hideo e Kasuga Hachiro, e juntos passaram a realizar apresentações beneficientes em diversas localidades do país, com o objetivo de restaurar o antigo estilo enka. O trio manteve-se ativo até o falecimento de Kasuga Hachiro em 1991.
A crise do segundo casamento de Mihashi Michiya tornou-se pública no inicio da década de 90, após uma série de acusações, entre elas, a de agressão física contra a esposa e rumores de que o cantor havia tornado seus bens inacessíveis tanto para ela, quanto para a filha e o genro, quando abandonou sua casa em Tóquio para gerenciar um negócio imobiliário em Osaka, que acabou por falir, pouco tempo depois.
Nesta época, Mihashi Michiya, já estava sofrendo de diabetes, a situação familiar o levou a um acesso de ansiedade, que culminou com a severa degradação de sua saúde. A perda considerável de cabelos, o fez passar a utilizar perucas em suas apresentações, onde podiam ser notados o declínio de sua voz, a decadência de seu vigor físico e alguns lapsos de memória que o faziam cometer erros, ou até mesmo esquecer trechos em algumas de suas interpretações.

Uma das últimas aparições de Mihashi Michiya, ocorrida em 1995, cantando "Yuyake Tombi"(夕焼けとんび, pipa sobre o sol poente), canção com letra de Yano Akira (矢野亮, 1910-1986) e música de Yoshidaya Kenji (吉田矢健治, 1923-1998), lançada originalmente em março de 1958.

Em outubro de 1995, ao voltar de um jogo de golfe, Mihashi Michiya perdeu os sentidos  ainda dentro do carro, sendo conduzido para o Hospital da Universidade Cidade de Osaka, localizado em Abeno, na Província de Osaka, em um estado de inconsciência do qual jamais emergiria.
Mihashi Michiya morreu as 11:30hs da manhã do dia 08 de janeiro de 1996, aos 65 anos, vítima de falência orgânica múltipla, decorrente de uma série de problemas circulatórios.

 
Voz de Mihashi Michiya interpretando "Hoshi Kuzu no Machi"(星屑の街, cidade de poeira estelar), lançada originalmente em maio de 1962. Canção ganhadora do Prêmio Especial no 4º Japan Record Award, realizado em 27 de dezembro daquele ano.

Em quarenta anos de carreira, Mihashi Michiya teria gravado cerca de 2.500 músicas, dezoito delas venderam mais de um milhão de cópias no primeiro lançamento. Considerado um dos maiores expoentes do enka moderno, ao lado de Kasuga Hachiro, Minami Haruo, Misora Hibari e Murata Hideo, Michiya se apresentou quatorze vezes no festival Kohaku Uta Gassen, entre os anos de 1956 a 1965, e entre 1974 e 1977.
Estima-se que Mihashi Michiya tenha vendido cerca de 106 milhões de cópias de suas obras durante toda a sua vida. Mais de uma década após a sua morte, esse recorde ainda não foi superado, e Mihashi Michiya continua sendo o artista japonês que mais vendeu discos em seu país.

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