
1978-
cantora, atriz e compositora japonesa
Nascida em Fukuoka, a 2 de outubro de 1978, é conhecida popularmente como a "Imperatriz do Pop" em seu país.

O single não fez sucesso, por isso Ayumi foi dispensada e continuou tentando a carreira atuando em filmes e seriados de baixo orçamento que não foram bem recebidos pelo público. Desapontada, abandonou a carreira e foi morar com a mãe, que também havia se mudado para Tokio.
Música "LOVE: Destiny", lançada no oitavo single de Ayumi, em 1999
Sem ter concluído os estudos e sem emprego, uma noite, enquanto cantava em um karaokê na boate Velfarre, da gravadora musical Avex, foi ouvida pelo produtor e segundo presidente do grupo Matsuura Masato, conhecido também como Max Matsura, que resolveu enviá-a a Nova Iorque para aperfeiçoar sua voz com aulas de canto.

Neste mesmo ano, Ayumi gravou seu primeiro single a ficar no número um da Oricon: "Love-Destiny", e seu primeiro single a vender um milhão de cópias:"Boys and Girls".
Ayumi Hamasaki cantando "Seasons" ao vivo. A música fez parte do quarto disco "Duty", foi lançada em single em 2000 e vendeu 1,3 milhão de cópias.

De abril a junho de 2000, Ayumi gravou a "Trilogia": uma série de três singles, entitulados Vogue, Far Away e Seasons, que também tiveram boa repercussão.
Em 2001, a Avex lançou sua primeira coletânea A Best, para concorrer com "Distance", o segundo disco de Utada Hikaru; ambos venderam aproximadamente cerca de 5 milhões de cópias cada.
Em 2002 participou de sua primeira apresentação fora do Japão no Asian MTV Music Awards, realizado em Singapura; a partir dalí, seus singles começaram a ser lançados na Europa e Oeste da Ásia.
Clipe da música "M", 20º single de Ayumi Hamasaki, lançado em 2000 e que vendeu 1,3 milhão de cópias

Em julho de 2004, quando o produtor Max Matsuura entrou em conflito com o primeiro presidente da Avex Tatsumi 'Tom' Yoda instigando sua demissão; Ayumi se juntou a um grupo de artistas da Avex, entre eles Hitomi, Hiro e Every Little Thing e ameaçaram abandonar a Avex caso Matsuura fosse demitido. O fato levou os preços das ações da Avex caírem e o presidente Yoda a renunciar. (Anos depois Yoda seria restituído em seu posto como presidente honorário).
Em março de 2006, Ayumi lançou seu 39º single: Starting, que vendeu apenas 116 mil cópias.
Entre abril e junho de 2008, para comemorar seus dez anos de carreira na Avex, Ayumi realizou uma turnê que se apresentou no Japão, Taiwan, Hong Kong e Shangai.
Ayumi voltou à lista dos singles mais vendidos da Oricon em agosto de 2008, com o single "Sunrise".
No inicio de outubro de 2010, Ayumi Hamasaki lançou seu 50º single "L", que, ao alcançar o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Oricon, fez dela a única cantora do Japão a ter 25 singles estreando consecutivamente em primeiro lugar, um após o outro.
Videoclipe da música "Blossom", lançada em 14 de julho de 2010, no 48º single de Hamasaki Ayumi. O vídeo tem participação especial do ator e cantor Hero Jaejoong (ex-integrante do grupo sul-coreano DBSK) e é o único da carreira de Ayumi, onde ela não aparece.
Desde sua estréia, Ayumi Hamasaki vendeu no total , mais de 50 milhões de discos em seu país, tornando-se a terceira artista de origem nipônica em recorde de vendas no Japão. Nesta mesma lista, Ayumi pode ser considerada a cantora viva que mais vendeu discos em seu país, visto que as duas posições de maior vendagem são ocupadas respectivamente pelo cantor enka Mihachi Michiya (1930-1996) e pelo grupo musical B'z.
Clipe de "Step You" lançada no começo de 2005, integrante do disco (Miss) Understood
Nenhum comentário:
Postar um comentário