domingo, 7 de novembro de 2010

Ayumi Hamasaki

Ayumi Hamasaki
1978-
cantora, atriz e compositora japonesa
Nascida em Fukuoka, a 2 de outubro de 1978, é conhecida popularmente como a "Imperatriz do Pop" em seu país.
Seu pai abandonou a família quando Ayumi tinha três anos e, como sua mãe trabalhava,  foi criada pela avó. Aos sete anos começou a atuar como modelo para ajudar nas finanças, partindo para Tokyo aos quatorze anos para investir em sua carreira de modelo. Não sendo aceita por sua altura, foi transferida para a Sun Music, uma agência de talentos musicais, e com o nome de Ayumi lançou o single "Nothing from Nothing" em 1995.

O single não fez sucesso, por isso Ayumi foi dispensada e continuou tentando a carreira atuando em filmes e seriados de baixo orçamento que não foram bem recebidos pelo público. Desapontada, abandonou a carreira e foi morar com a mãe, que também havia se mudado para Tokio.

Música "LOVE: Destiny", lançada no oitavo single de Ayumi, em 1999


Sem ter concluído os estudos e sem emprego, uma noite, enquanto cantava em um karaokê na boate Velfarre, da gravadora musical Avex, foi ouvida pelo produtor e segundo presidente do grupo Matsuura Masato, conhecido também como Max Matsura, que resolveu enviá-a a Nova Iorque para aperfeiçoar sua voz com aulas de canto.

Em 8 de abril de 1998, lançou seu primeiro single de sua nova carreira: "Poker Face", e depois mais quatro singles que não tiveram grande vendagem, antes do seu primeiro disco "A Song For XX", gravado em 1999, ficou no topo das mais ouvidas pela Oricon por cinco semanas e vendeu um milhão de cópias, ganhando o disco de Ouro no Japão.
Neste mesmo ano, Ayumi gravou seu primeiro single a ficar no número um da Oricon: "Love-Destiny", e seu primeiro single a vender um milhão de cópias:"Boys and Girls".

Ayumi Hamasaki cantando "Seasons" ao vivo. A música fez parte do quarto disco "Duty", foi lançada em single em 2000 e vendeu 1,3 milhão de cópias.

Em novembro de 1999, lançou seu segundo disco "Loveppears", que vendeu mais de três milhões de cópias.
De abril a junho de 2000, Ayumi gravou a "Trilogia": uma série de três singles, entitulados Vogue, Far Away e Seasons, que também tiveram boa repercussão.
Em 2001, a Avex lançou sua primeira coletânea A Best, para concorrer com "Distance", o segundo disco de Utada Hikaru; ambos venderam aproximadamente cerca de 5 milhões de cópias cada.

Em 2002 participou de sua primeira apresentação fora do Japão no Asian MTV Music Awards, realizado em Singapura; a partir dalí, seus singles começaram a ser lançados na Europa e Oeste da Ásia.

Clipe da música "M", 20º single de Ayumi Hamasaki, lançado em 2000 e que vendeu 1,3 milhão de cópias


Porém, em 2003, seus discos tiveram redução nas vendagens: seu single: "E"; foi o último naquele período a vender mais de 500 mil cópias.

Em julho de 2004, quando o produtor Max Matsuura entrou em conflito com o primeiro presidente da Avex Tatsumi 'Tom' Yoda instigando sua demissão; Ayumi se juntou a um grupo de artistas da Avex, entre eles Hitomi, Hiro e Every Little Thing e ameaçaram abandonar a Avex caso Matsuura fosse demitido. O fato levou os preços das ações da Avex caírem e o presidente Yoda a renunciar. (Anos depois Yoda seria restituído em seu posto como presidente honorário).


Em março de 2006, Ayumi lançou seu 39º single: Starting, que vendeu apenas 116 mil cópias.
Entre abril e junho de 2008, para comemorar seus dez anos de carreira na Avex, Ayumi realizou uma turnê que se apresentou no Japão, Taiwan, Hong Kong e Shangai.
Ayumi voltou à lista dos singles mais vendidos da Oricon em agosto de 2008, com o single "Sunrise".
No inicio de outubro de 2010, Ayumi Hamasaki lançou seu 50º single "L", que, ao alcançar o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Oricon, fez dela a única cantora do Japão a ter 25 singles estreando consecutivamente em primeiro lugar, um após o outro.

Videoclipe da música "Blossom", lançada em 14 de julho de 2010, no 48º single de Hamasaki Ayumi. O vídeo tem participação especial do ator e cantor Hero Jaejoong (ex-integrante do grupo sul-coreano DBSK) e é o único da carreira de Ayumi, onde ela não aparece.




Desde sua estréia, Ayumi Hamasaki vendeu no total , mais de 50 milhões de discos em seu país, tornando-se a terceira artista de origem nipônica em recorde de vendas no Japão. Nesta mesma lista, Ayumi pode ser considerada a cantora viva que mais vendeu discos em seu país, visto que as duas posições de maior vendagem são ocupadas respectivamente pelo cantor enka Mihachi Michiya (1930-1996) e pelo grupo musical B'z.


Clipe de "Step You" lançada no começo de 2005, integrante do disco (Miss) Understood


Nenhum comentário:

Postar um comentário