domingo, 21 de novembro de 2010

Ai Takano

Ai Takano
1951-2006
Cantor e baterista japonês
Nascido na região metropolitana de Tóquio, a 12 de janeiro de 1951, com o nome de Takano Monotari (高野元成), Ai Takano (アイ高野) era filho de um compositor e saxofonista de jazz e começou a tocar bateria aos 14 anos.

Incentivado pelo 'Milagre Econômico Japonês', que aconteceu depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando o país se encontrava destruído e em estado de miséria extrema, tendo se recuperado com a ajuda da intervenção norte-americana, que reformou a política, extinguiu o Exército Imperial e passou a fornecer proteção militar ao arquipélago, que, sem a necessidade de forças armadas, transferiu as verbas da mesma para o desenvolvimento da indústria de papel, construção e naval, que evoluiu consideravelmente quando o país se tornou base de reparos para os vasos de guerra americanos durante a Guerra da Coréia, onde os empresários japoneses tinham liberdade de transitar quase sem supervisão, aproveitando para coletar informações que depois utilizariam para avançar a tecnologia de suas próprias indústrias.
Ao fim da Guerra da Coréia, o Japão já havia retornado para o mesmo nível econômico que possuia antes da Segunda Guerra Mundial, tendo esse processo levado cerca de uma década. A reconstrução do mercado de mídia japonês iniciado após a retirada das Forças de Intervenção Norte-americanas no inicio dos anos 50, fez com que muitos jovens se sentissem atraídos para as grandes metrópoles, em busca de sucesso na carreira artística. Desta forma, Ai Takano partiu para a cidade de Yokohama, na Província de Kanagawa, que, na época, era a segunda mais populosa região do Japão, depois de Tóquio, onde, ao se apresentar em um clube, foi convidado para integrar um grupo chamado 'Freelancers' (フリーランサー), que se desfez pouco tempo depois, em janeiro de 1967.
Imediatamente após a dissolução do Freelancers, Takano e seu companheiro de banda, o guitarrista Koshikawa Hiroshi (越川弘志, 1946-   ), convidaram o também guitarrista Kitamura Jiro (喜多村次郎, 1946- ), o vocalista/percussionista Usui Keikichi (臼井啓吉, 1946-  ) e o baixista Oka Tadao (岡忠夫, 1948-  ), que haviam conhecido em apresentações realizadas pela província, e juntos criaram o grupo "The Robins", em fevereiro daquele mesmo ano, quando passaram em um teste realizado pela gravadora Victor Records of Japan (日本ビクター株式会社).
O grupo mudou de nome em 01 de junho de 1967, quando fez sua primeira apresentação oficial, ao lado do também estreante grupo 'The Jaguars'(ザ・ジャガーズ), passando a ser conhecido como "The Carnabeats" (ザ・カーナビーツ), nome baseado na Carnaby Street de Londres, uma rua que durante os anos 60 foi considerada um símbolo de modernidade e bom gosto.

O primeiro single do Carnabeats, 'Sukisa, Sukisa, Sukisa', era uma versão japonesa da canção "I Love You" do grupo britânico The Zombies e se tornou um dos primeiros hits musicais do rockabilly no Japão, vendendo mais de um milhão de cópias. Após o sucesso, a canção foi inclusa como lado B no single do The Zombies, quando a versão original de 'I Love You' foi lançada no país.
 
Clipe de Ai Takano interpretando 'Sukisa, Sukisa, Sukisa'(好きさ好きさ好きさ), versão japonesa de 'I Love You' lançado pelo grupo britânico The Zombies, em agosto de 1965. Com música e letra de Chris White (1943-  ), adaptada para o japonês por Sazanami Kenji (漣健児, 1931-2005), foi lançado originalmente pelo Carnabeats no Japão em 01 de junho de 1967, tendo sido o maior sucesso da carreira da banda.

O Carnabeats lançou o primeiro dos dois discos de sua carreira, entitulado 'The Jaguars vs. The Carnabeats' (ジャガーズ対カーナビーツ), em agosto de 1967, tendo realizado covers de vários cantores e grupos ocidentais até a decadência do rockabilly no Japão, que levou a banda a se dissolver em setembro de 1969.

No final daquele mesmo ano, Ai Takano foi convidado pelo músico Eddie Ban (エディ藩, 1947-), para integrar sua banda, o Eddie Ban Group, que depois foi incorporada, em janeiro de 1970, a uma outra banda, de nome  'The Golden Cups' (ザ・ゴールデン・カップス).
O Golden Cups, fundado originalmente em 1966, lançou dez singles e nove álbuns nos seis anos que existiu, tendo Takano participado apenas dos dois últimos singles e álbuns da banda, que encerrou atividades após uma desastrosa apresentação em Okinawa, em dezembro de 1972, que acabou com um incêndio que consumiu todos os instrumentos e equipamento da banda.
No decorrer da década de 70, Ai Takano passou por um período de reduzida atividade, voltando apenas em 1981, quando foi convidado pelo guitarrista Takeda Kazuo (竹田和夫, 1952-  ), para se tornar co-vocalista de seu grupo 'CREATION'(クリエイション), um dos mais influentes do blues japonês dos anos 80.
Naquele mesmo ano, interpretou o tema de abertura do seriado policial Pro Hunter, exibido pela Nippon Television, e, apesar de a série não ter feito grande sucesso, a canção tornou-se muito conhecida, e permitiu que Takano tivesse um retorno de popularidade, sendo convidado para interpretar temas de programas de televisão no decorrer da década.

Ai Takano e o grupo CREATION, interpretando 'Lonely Hearts'(ロンリー・ハート), canção tema da série de TV Pro Hunter (プロハンター), exibida pela emissora Nippon Television entre abril e setembro de 1981. A canção, de autoria desconhecida, foi lançada no single oficial de trilha sonora da série, em maio daquele mesmo ano. Posteriormente, a autoria da obra foi creditada ao compositor Otani Kazuo (大谷和夫, 1946-2008), responsável pela maior parte das canções do seriado.


Abertura do anime Ginga Shippū Sasuraigā (銀河疾風サスライガー, Furacão Galático Sasuraiger), com tema de Yamamoto Masayuki (山本正之, 1951-), letra de Yamamoto Yu (山本優, 1946-) e arranjos de Joe Hisaishi (久石譲, 1950-  ), interpretada por Ai Takano, sob o pseudônimo MOTCHIN. O seriado de 43 episódios, foi produzido pela extinto estúdio Kokusai Eiga-sha (国際映画社), e exibido originalmente pela TV Tokyo entre 05 de abril de 1983 até 31 de janeiro de 1984.

Canção de abertura do seriado infantil de ficção 'Pettonton'(ペットントン), baseado na obra do escritor Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎, 1938-1998), com letra de Mori Yukinojo (森雪之丞, 1954-), música de Kazuya Amikura (網倉一也, 1956-  ) e arranjos de Kawakami Ryo (川上了), interpretada por Ai Takano. A série, de 46 episódios, foi exibida pela TV Fuji entre outubro de 1983 até 26 de agosto de 1984.

Em 1984, com o fim do CREATION, Takano voltou à carreira solo, sendo convidado para interpretar o tema de abertura e trilha sonora do seriado tokusatsu de ficção 'O Fantástico Jaspion' ( 巨獣特捜ジャスピオン Kyoju Tokusou Juspion), que se tornariam seu trabalho mais conhecido no Brasil.

Especial de abertura e apresentação do seriado Kyoju Tokusô Juspion (巨獣特捜ジャスピオン, O Fantástico Jaspion), com cenas de episódios e música tema "Ore ga Seigi Da! Jaspion"(おれが正義だ!ジャスピオン) de Michiaki Watanabe (渡辺宙明, 1925-  ), com letra de Yamakawa Keisuke (山川啓介, 1944-  ) e voz de Ai Takano. No inicio do vídeo aparecem os atores Kurosaki Hikaru (黒崎輝, 1962-) como Jaspion, Nakatani Noboru (仲谷昇, 1929-2006) como o velho Ejin e a voz de Ohira Toru (大平透, 1929-) fazendo a narração.

O seriado Jaspion foi produzido pelos estúdios Toei e exibido pela TV Asahi entre março de 1985 e março de 1986, e apesar de não ter sido bem sucedida no Japão, ganhou uma quantidade considerável de fãs ao redor do mundo, especialmente no Brasil, onde foi exibida pela primeira vez em 1988.

Música "Ryusei no Senshi"(流星の戦士), de Tanaka Kohei (田中公平, 1954- ), com letra de Sonobe Kazunori (里乃塚玲央) e arranjos de Watanabe Michiaki (渡辺宙明, 1925-  ), cantada por Ai Takano. A canção é parte integrante da trilha sonora do seriado 'O Fantástico Jaspion', lançado em 1985.

Cenas do seriado Jaspion, com música "Nefu Yarô Jaspion"(熱風野郎ジャスピオン) de autoria de Tanaka Kohei (田中公平, 1954- ), e letra de Sonobe Kazunori (里乃塚玲央), interpretada por Ai Takano.

A partir da década de 90, Ai Takano passou a participar de apresentações em espetáculos de tokusatsu (seriados de efeitos especiais) e especiais que visavam relembrar os sucessos das antigas bandas dos anos 60.
Clipe do grupo RAYS, interpretando 'Makenai ze' (負けないぜ), canção que foi tema do programa de rádio Moon Night Live (ムーンナイトライブ), gravado em 2004. O trio foi um projeto alternativo, que planejava relembrar o estilo dos anos 60 e 70, e era composto por Ai Takano,  pelo ator, cantor e ex-boxeador Yasuoka Rikiya (安岡力也, 1947-2012) e pelo compositor e líder de banda Azuma Yusuke (東ユースケ). O RAYS encerrou atividades após a morte de Ai Takano, em 2006.

Em 14 de dezembro de 2005, Ai Takano fez sua última apresentação em um espetáculo ao vivo, realizado na sala de concertos Kobe International House (神戸国際会館) em memória aos dez anos do grande Terremoto de Kobe, que abalou o sul da Província de Hyogo em 17 de janeiro de 1995, matando mais de seis mil pessoas, sendo considerado o segundo mais violento terremoto ocorrido no Japão no Século XX.
Ai Takano vinha sofrendo de cirrose hepática e complicações circulatórias desde a metade da década de 90 devido ao alcoolismo e o fato de ser um fumante inveterado.
Em 28 de fevereiro de 2006, fez uma participação no programa 'Daishugô! Waga Seishun no Group Sounds (大集合!わが青春のグループサウンズ), da rede de televisão NHK, sendo internado duas semanas depois, após sentir-se mal, em 21 de março seguinte. Após se recuperar e receber alta, sentiu-se mal novamente dez dias depois, quando no escritório de seu empresário, começou a apresentar um quadro de dificuldade respiratória e tosse com sangue, sendo internado no setor de emergência de um hospital de Tóquio, um dia após o programa de televisão da NHK ser exibido, tornando-se assim esta, sua última aparição pública. Ai Takano morreu as 23:33 hs da noite de 01 de abril de 2006, aos 55 anos, vítima de insuficiência cardíaca aguda decorrente de um infarto do miocárdio.
Clipe da última apresentação de Ai Takano, à frente do grupo Carnabeats, interpretando 'Sukisa, Sukisa, Sukisa', realizada em fevereiro de 2006. Nesta apresentação, Takano conduz a banda, empunhando sua baqueta de baterista, em um gesto clássico do grupo. Este clipe foi apresentado na televisão pela emissora NHK, dois dias antes de sua morte.

Os restos mortais de Ai Takano foram depositados para descanso eterno no Cemitério Mita Reien, localizado no Distrito de Minato, Área Metropolitana de Tóquio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário