domingo, 29 de maio de 2011

Kyu Sakamoto

Kyu Sakamoto
1941-1985
ator e cantor japonês
Nascido na vila de Kawasaki, na província de Kanagawa, com o nome de Oshima Hisashi (大島九) em 10 de dezembro de 1941. Era o mais novo de nove irmãos, desse modo ganhou o apelido de nove ("Kyu" 九 ).

Em 1944, fugiu com a mãe e os irmãos mais novos para a casa dos avós que se situava na area rural de Kasama, província de Ibaraki quando ocorreu o grande Bombardeio de Tóquio (uma série de bombardeios aéreos norte-americanos ocorridos nas proximidades de Tóquio durante a Segunda Guerra Mundial em represália ao bombardeio japonês ao porto norte-americano de Pearl Harbor, iniciados em abril de 1942 que duraram até o inicio de agosto de 1945. O ataque em geral destruiu metade da cidade, parte do palácio Imperial, e teria matado cem mil pessoas - embora há historiadores que digam que a quantidade de mortos chegaria a 1,5 milhão de pessoas.). O restante dos irmãos permaneceu em Tóquio, e miraculosamente sobreviveu aos bombardeios.Em 1949 a familia se reuniu novamente e mudou para Kawasaki onde abriram um restaurante.


Em 1956 os pais se separaram. Sakamoto Hiroshi ficou com a guarda dos filhos maiores, enquanto sua ex-esposa Oshima Iku recebeu a tutela dos filhos menores, incluindo Kyu que adotou o sobrenome da mãe nesse período.

Em 1958, Kyu começou a tocar trompete na escola e pouco tempo depois se juntou como vocalista, ao grupo musical "The Drifters" (que anos depois seria comandado por Ikariya Chosuke e sua trupe, formando o grupo de comédia de mesmo nome e o programa de televisão Hachiji Dayo, Zen'in Shugo!). Kyu ocupava o posto de segundo vocalista, motivo pelo qual tendia a discordar dos outros integrantes do grupo.
Sua primeira aparição pública com o The Drifters aconteceu em 26 de agosto de 1958, no festival anual do "Western Carnival", ocorrido no Nichigeki Hall de Tóquio.
Em novembro daquele mesmo ano, Kyu Sakamoto ( 坂本 九) se retirou do grupo e voltou a se dedicar aos estudos.

Iida Hisahiko (飯田久彦 1941-    ) começou a carreira como cantor na década de 50, formou o grupo "Danny Iida and Paradise King" dissolvendo o grupo no início dos anos 60 para se dedicar a carreira solo; abandonou o cenário musical após uma queda em sua popularidade em 1962, Em 1975 começou a empresariar grupos, e depois se tornou produtor da Victor Entertainment, depois presidiu a Teichiku Records (especializada em músicas do estilo enka), assumindo em 2005 a diretoria da Avex Entertainment (importante produtora musical do Japão que teve entre seus integrantes artistas como BoA, Tohoshinki (DBSK), Super Junior, Ayumi Hamasaki, Koda Kumi e outros.)

Em dezembro daquele mesmo ano, Kyu Sakamoto se juntou a seu colega de escola Iida Hisahiko (1941-    ) em sua banda chamada "Danny Iida and The Paradise King" substituindo o cantor Mizuhara Hiroshi (水原弘 1935-1978)


Mizuhara Hiroshi (1935-1978) foi um cantor de jazz e música pop que começou a carreira em 1956, após sair do grupo "Danny Iida and The Paradise King" lançou a canção "Kuroi Hanabira" que vendeu 300 mil cópias logo no primeiro ano, se tornando um sucesso estrondoso ganhando o primeiro Japan Record Award, em 1959.Em 1967, voltou em um retorno milagroso após uma fase obscura devido ao alcoolismo, ganhando o 9º Japan Record Award por "Kimi Koso Waga Inochi" (君こそわが命). Morreu em Kitakyushu, aos 42 anos, de cirrose.

Em 16 de agosto de 1961, Kyu Sakamoto inaugurou sua carreira solo, cantando a canção "Ue Wo Muite Aruko (上を向いて歩こう) em um programa da televisão NHK, que se tornou o disco mais vendido por três meses seguidos.
Louis Benjamin (1922-1994) empresário britânico, foi controlador de vendas da Pye Records em 1959, depois passou para gerente geral, diretor e por fim, presidente da gravadora entre 1975 e 1980. Foi presidente da Royal Variety Performance até 1985 quando se aposentou.



Em 1963, durante uma visita ao Japão, o empresário Louis Benjamin, da gravadora inglesa Pye Records ouviu a música e decidiu levá-la para o mercado musical britânico. Porém, acreditando que o nome da música seria muito dificil para ser lembrada, decidiu trocá-la para o titulo "Sukiyaki", uma palavra bem distinguivel e claramente japonesa, apesar de não ter relação nenhuma com a música. A canção alcançou o sexto lugar nas mais vendidas na Inglaterra, sendo lançada nos EUA pela gravadora Capitol Records em junho de 1963 com o nome "Sukiyaki", que vendeu um milhão de cópias e foi o single número um da Billboard durante duas semanas.


Video da canção "Ue Wo Muite Aruko", popularizada como "Sukiyaki", gravada em 1963.



Esse sucesso internacional fez Kyu Sakamoto fazer turnês pelos Estados Unidos, Alemanha e Suécia.
 

Kyu Sakamoto teve apenas mais uma música na Billboard: Shina no Yoru, que ficou em 58º lugar na Billboard naquele mesmo ano. Seu único disco lançado nos EUA "Sukiyaki and Other Japanese Hits", ficou em 14º lugar na lista de discos mais vendidos por 17 semanas.

Em 15 de maio de 1964 ele recebeu o único disco de Ouro de sua carreira, conferido pela Associação de Gravadoras Musicais da America.

Kyu Sakamoto cantando Sayonara Sayonara no Festival Internacional da Canção, realizado no Rio de Janeiro em 1968.


Em 1968 ele participou no "Festival Internacional da Canção" realizado no Rio de Janeiro, cantando "Sayonara, Sayonara".
Em 1971, Kyu Sakamoto se casou com a atriz Kashiwagi Yukiko (1947-   ) e tiveram duas filhas.




Durante a década de 70, Kyu Sakamoto e a esposa se dedicaram a apresentações em televisão, orfanatos e casas de idosos, associação filantrópica e a vida particular.



Kyu Sakamoto em uma de suas últimas aparições na televisão, em maio de 1985
Em 12 de agosto de 1985, durante a época do feriado budista de Obon no Japão (similar ao Dia de Finados no Brasil) Kyu Sakamoto, na época com 44 anos, embarcou as 18:12 hs, no vôo 123 da Japan Airlines no Aeroporto Internacional de Tóquio, localizado na província de Haneda, com destino a Osaka, mas nunca chegou a seu destino.


Doze minutos após a decolagem, o Boeing 747 apresentou uma súbita despressurização na parte traseira, devido a rompimento da fuselagem; nesse momento, a tripulação e passageiros passaram a fazer uso das máscaras de oxigênio.A súbita despressurização destruiu a tubulação hidráulica do avião; com a perda do fluído hidráulico que nutria a máquinária do aparelho, todos os sistemas de comando e navegação começaram a falhar até que por fim, os pilotos não tinham mais controle da aeronave.


Foram 32 minutos, desde o rompimento da fuselagem traseira até o derradeiro fim. Nesse curto espaço de tempo, parte dos passageiros escreveram bilhetes de despedida a seus familiares, alguns seriam encontrados em meio aos corpos e destroços.


As 18:56 hs, o vôo 123 da Japan Airlines desapareceu do radar.
O avião desceu a altura de 4100m voando sobre a península de Izu, na costa de Honshu, quando os pilotos nada mais podiam fazer; o avião baixou para 4000m até iniciar uma queda livre para dentro da montanha Osutaka, em Ueno, Província de Gumma, a 100 km de Tóquio. 


Das 524 pessoas a bordo, apenas sobreviveram uma aeromoça, uma mulher de 34 anos e duas crianças. O vôo 123 da Japan Airlines teve no total 520 vítimas fatais, incluindo a tripulação inteira, entrando tragicamente para a história como o maior desastre aéreo em número de vítimas, ocorridas em apenas um avião. 


Os restos mortais de Kyu Sakamoto foram depositados para descanso eterno no templo Chokoku-ji, nos jardins de Minato, Tóquio.
Kyu Sakamoto foi o único artista de origem nipônica a ter uma música incluida na Billboard norte-americana, e foi ainda o primeiro a ter uma canção na lingua japonesa incluida na lista britânica dos mais vendidos.


"Sukiyaki" foi regravada por vários artistas de lingua inglesa ao longo dos anos ou teve parte reproduzida ou adaptada em canções de artistas norte-americanos.
Em 1993, seu nome foi dado ao asteróide 1993SV1, descoberto naquele ano pelos astrônomos Endate Kin e Watanabe Kazuo, que a partir daquele momento passou a se chamar "6980 kyusakamoto".




Nenhum comentário:

Postar um comentário