domingo, 16 de janeiro de 2011

Arai Chu

Arai Chu
1928-2000
Comediante e ator japonês
Conhecido no Japão por ter integrado a primeira formação do clássico grupo de comediantes conhecido como The Drifters (ザ・ドリフターズ) durante a década de 70, Arai Chu (荒井注) nasceu como Arai Yasuo (荒井安雄), na Área Metropolitana de Tóquio, a 30 de julho de 1928.
Formado em Letras pela Faculdade da Rikkyo Daigaku (立教大学, Universidade Privada Rikkyo, localizada em Tóquio) fez pós graduação na Nishogakusha Daigaku (二松學舍大学), um grande complexo de faculdades, localizado no Distrito de Chiyoda, em Tóquio, onde trabalhou como auxiliar no Departamento de Literatura. 

Nos anos seguintes, Arai teria trabalhado como auxliar de um grupo musical enquanto tentava uma carreira como escritor. Em 1964, o músico e comediante Ikariya Chosuke (いかりや長介, 1931-2004), tornou-se o líder do grupo The Drifters e começou a selecionar novos membros para a banda. A escolha de Arai Yasuo ocorreu devido a sua capacidade para tocar piano e sua audácia, que o fazia ser promissor para um grupo que estava começando. Desse modo, naquele ano, Arai Yasuo assinou um contrato com a empresa de entretenimento Watanabe Productions (渡辺プロダクション), onde Hana Hajime (ハナ肇, 1930-93), o professor de Ikariya Chosuke, o batiza com o nome de Arai Chu.
Hana Hajime (ハナ肇), nascido Nonoyama Sadao (野々山定夫) na antiga cidade de Nagasaki, que ficava no velho Condado de Toshima (hoje, Distrito de Toshima, em Tóquio), a 09 de fevereiro de 1930, foi um ator, comediante e músico japonês, formado em engenharia civil, que passou a trabalhar na reconstrução das escolas de Tóquio após a Segunda Guerra Mundial. Inspirado pelo músico de jazz Matsui Hachiro (松井八郎, 1919-76), decide se dedicar a carreira artística, formando em 1955, o grupo cômico de jazz "The Crazy Cats" que atuou em uma série de comédias e programas de TV. Conhecido de Watanabe Susumu (渡辺晋, 1927-87), fundador da Watanabe Productions (渡辺プロダクション), empresa da qual se tornou um dos maiores representantes e instrutores de talentos. Como ator, ganhou o Blue Ribbon Award (O Oscar japonês) de melhor ator de 1988 por seu trabalho em Kaisha Monogatari: Lembranças de Você (会社物語 MEMORIES OF YOU).
Em seus últimos anos de vida, foi praticamente o chefe da Watanabe Productions, condecorado pelo governo imperial com a Medalha de Honra de Faixa Púrpura em 1991, morreu em Tóquio, a 10 de setembro de 1993, aos 63 anos, vítima de câncer no fígado.
Cena de esquete do programa Hachiji Dayo Zenin Shugo, gravado em estúdio na década de 70.
O Grupo The Drifters no início: Chu Arai, Ikariya Chosuke, 
Kato Cha, Takagi Boo e Nakamoto Koji.
 Apresentação do Drifters interpretando 'Dorifu no Zundoko-bushi' (ドリフのズンドコ節), música de Nakanishi Rei (なかにし礼, 1938-   ) com letra de Kawaguchi Makoto (川口真, 1937-), lançada originalmente em 01 de novembro de 1969.

Verdadeiramente, quando prestou o teste que o incluiu no The Drifters, seria descoberto posteriormente que Arai Chu possuia apenas os princípios básicos para piano, e que seu repertório não era tão vasto quanto se acreditava que seria necessário para o integrante de um grupo com a importância do Drifters. Isso foi aliado ao fato de que Arai tinha uma personalidade forte, o que o faria entrar em conflito diversas vezes com Ikariya Chosuke, por não se adequar muito bem a receber ordens. Em outras palavras, poderia se considerar que Arai depois, se tornaria uma espécie de concorrente à autoridade moral que Ikariya possuia por direito no grupo, visto que ele era considerado o fundador e líder. Isso fez com que a convivência entre ambos fosse conturbada durante todo o período que foram parceiros de banda.
Apresentação do Drifters, ao vivo, realizada em 1969, interpretando a canção 'Ii Yuda na'(いい湯だな), de autoria de Izumi Taku (いずみたく, 1930-92), com letra de Ei Rokusuke (永六輔, 1933-   ), lançada originalmente em 10 de junho de 1968.
Capa da coletânea 'Dorifu no Eiga Dayo Zenin Shugo!!'(全員集合!!) Da esquerda para a direita Kato Cha, Takagi Boo, Ikariya Chosuke, Arai Chu e Nakamoto Koji.
Durante os dez anos que Arai Chu permaneceu no The Drifters, ele participou da gravação de nove singles. Em 04 de outubro de 1969, o grupo estreou seu programa de variedades, entitulado 'Hachiji Dayo! Zenin Shugo'(8時だョ!全員集合), exibido pela emissora de TV TBS (Tokyo Broadcast System) que foi um dos mais populares programas de entretenimento da história do Japão, sendo exibido aos sábados, com uma hora de duração. O programa chegou a ter picos de audiência de 50% durante sua fase áurea, e nele, os integrantes do Drifters Ikariya Chosuke, Kato Cha (加藤茶, 1943-   ), Takagi Boo (高木ブー, 1933-   ), Nakamoto Koji (仲本工事, 1941-   ) e Arai Chu faziam apresentações ao vivo, que eram, na época, gravados no Shibuya Kokaidô (渋谷公会堂), uma grande casa de espetáculos localizada no Distrito de Shibuya, em Tóquio, uma das maiores e mais conhecidas áreas comerciais do Japão.
Arai Chu permaneceu no grupo até março de 1974, quando declarou publicamente que pretendia se afastar da carreira artística e se aposentar, por possuir limitações que o impediam de seguir o rítmo do grupo. Após se retirar, Arai Chu foi substituído pelo então estreante Shimura Ken, (志村けん, 1950-   ), que depois viria a se tornar uma das maiores figuras da comédia no país.
Cenas de uma das últimas aparições de Arai Chu, no programa 'Hachiji Dayo! Zenin Shugo', realizado em 1974, onde se apresentam os seis integrantes juntos.
Porém, cerca de seis meses após o anúncio de sua aposentadoria do cenário artístico, Arai Chu retomou a carreira, desta vez como ator. Este ato de Arai foi visto como uma afronta por Ikariya Chosuke, que interpretou a alegação de retiro de Arai como um mero pretexto para abandonar o grupo e se dedicar a carreira solo. Ofendido, Ikariya rompeu relações e passou a evitar contato com Arai Chu por um longo período.
Como ator dramático, Arai Chu estreou a 18 de outubro de 1975, em 'Tooi Sekkin'(遠い接近), primeiro episódio do seriado 'Doyô Dorama'(土曜ドラマ), uma obra de mistério com roteiro do romancista Matsumoto Seicho (松本清張, 1909-92), premiado no Festival Internacional de Cinema de Praga naquele ano.
Cena do seriado 'Jikan Desu yo Showa Ganen'(時間ですよ・昭和元年), exibida pela emissora TBS entre 16 de outubro de 1974 a 09 de abril de 1975. Da esquerda para a direita, as atrizes Lida Choko (飯田蝶子, 1897-1972) e Mori Mitsuko (森光子, 1920-2012), Arai Chu e a jovem Kawaguchi Aki (川口晶, 1950-   )
Em julho de 1977, Arai foi incluido no elenco fixo do seriado 'Edogawa Rampo no Bijô Series'(江戸川乱歩の美女シリーズ), uma sequência de episódios que fazia parte do programa 'Doyô Waido Gekijô'(土曜ワイド劇場, Grande Teatro de Sábado), seriado exibido pela TV Asahi, retratando o detetive Akechi Kogoro (明智小五郎), interpretado pelo ator Amachi Shigeru (天知茂, 1931-85), resolvendo casos de assassinato e mistério, baseados na obra do escritor Edogawa Rampo (江戸川乱歩, 1894-1965). Arai passou a interpretar o Inspetor Namikoshi, membro da Divisão de Investigação da Polícia Metropolitana e melhor amigo de Akechi Kogoro a partir do segundo episódio. Participou de 25 capítulos, rodados até o cancelamento da série devido a morte súbita do ator principal, vítima de uma hemorragia cerebral aos 54 anos.
Cenas de 'Shikeidai no Bijô'(死刑台の美女), terceiro episódio da série 'Edogawa Rampo no Bijô'(江戸川乱歩の美女), com aparição de Arai Chu, como o Inspetor Morikoshi, o ator Amachi Shigeru (天知茂, 1931-1985), como o protagonista Akechi Kogoro, e os atores Ibuki Goro (伊吹吾郎, 1946-   ), Inagaki Shozo (稲垣昭三) e Masuda Junji (増田順司, 1915-1989).

Cena de 'Shishi no Jidai'(獅子の時代), da TV NHK (1980)
Em julho de 1978, participou de 'Sake ni Nomareta Otoko'(「酒に呑まれた男), episódio da quinta temporada do drama de época 'Ooka Echizen'(大岡越前), seriado baseado na vida de Ooka Tadasuke (大岡忠相, 1677-1752), magistrado no Japão medieval e tido como um homem incorruptível, interpretado pelo ator Kato Tsuyoshi (加藤剛, 1938-   ) desde o inicio da década de 70.
Em 1980, participou de 'Shishi no Jidai'(獅子の時代), drama de época da emissora de TV NHK, e do seriado de aventura 'Doberuman Keiji'(ドーベルマン刑事), baseado no mangá do desenhista Buronson (武論尊) - pseudônimo de Okamura Yoshiyuki (岡村善行, 1947-   ), que retrata o trabalho de um especialista em investigação de crimes violentos da Policia Metropolitana japonesa.
Comercial do jogo de videogame 'Super Momotaro Densetsu III'(スーパー桃太郎電鉄III) lançado em dezembro de 1994 no Japão pela extinta empresa Hudson (ハドソン), hoje Konami.
Comercial da Nissin Products (日清食品), rodado em 1993.

No decorrer da década de 80, Arai Chu continuou a participar de seriados e filmes como 'Tantei Monogatari'(探偵物語), filme de detetive rodado em julho de 1983, pela Toei, baseado na obra do romancista Akagawa Jiro (赤川次郎, 1948-   ) e dirigido por Negishi Kichitaro (根岸吉太郎, 1950-   ), e 'Harimao'(ハリマオ), um drama de Wada Tsutomu (和田勉, 1930-2011), ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, realizado em 03 de junho de 1989 e distribuido pela Shochiku.
Em 1991, Arai se casou com uma mulher 38 anos mais jovem e participou no ano seguinte, da gravação da série de paródias 'Kae Uta Medley'(替え唄メドレー), do músico Kamon Tatsuo (嘉門達夫, 1959-   ), sendo esta, sua última gravação musical.
Comercial da Hitachi, realizado em 1995.

Em seus últimos anos de vida, Arai Chu estava sofrendo secretamente de diabetes e uma série de problemas circulatórios que o obrigaram a reduzir consideravelmente suas aparições em seriados e filmes, e após a década de 90, ele passou a fazer apenas pequenas aparições e comerciais. Uma de suas últimas atuações em seriados foi em 'Tetteiteki ni Ai wa...'(徹底的に愛は…), um drama humano rodado em 1993, onde contracenou com Ikariya Chosuke, pela primeira vez desde sua retirada do Drifters. Em 1994, participou de 'Gokudo no Ane Reiko'(極道の姐 玲子), seu último filme, rodado pela empresa independente KSS, que hoje se dedica apenas a distribuição de programas de computador.
Sequência de comerciais da empresa Fujicolor, gravados em dezembro de 1999.
Os atores do grupo Drifters, caracterizados como os Sete Deuses da Sorte, para a gravação do comercial da empresa Fujicolor, realizado no inicio de dezembro de 1999, junto com a atriz Tanaka Rena (田中麗奈, 1980-   ). Pela ordem, de trás para a frente: Shimura Ken e Nakamoto Koji; Kato Cha, Tanaka Rena e Takagi Boo (fila do meio), e Ikariya Chosuke e Arai Chu (na frente, em sua última aparição)
Arai Chu costumava dispensar parte de seu tempo na banheira, chegando a ficar até cinco horas por dia dentro da sua, quando residia na cidade de Ito, na Província de Shizuoka. Foi ali onde ele morreu subitamente, vítima de insuficiência hepática, na manhã de 09 de fevereiro de 2000, aos 71 anos. Naquela época, ele e Ikariya Chosuke já tentavam uma reaproximação, que havia iniciado nas preparações do Ano Novo de 1999, quando todos os integrantes do grupo Drifters haviam se juntado para a gravação de um comercial para a empresa Fujicolor. Ikariya transmitiu as mensagens públicas de condolência quando as cinzas de Arai Chu foram conduzidas para a cidade de Cairns, na Austrália, para serem dispersadas pelo vento, cumprindo seu desejo final.


Arai Chu em 1971, ladeado por Nakamoto Koji e Takagi Boo



Nenhum comentário:

Postar um comentário