domingo, 31 de janeiro de 2010

Hachiji Dayo, Zen'in Shugo!


Hachiji Dayo, Zen'in Shugo!
1969-1985
programa humorístico japonês
O grupo The Drifters nos anos 60, com Takagi Boo, Ikariya
Chosuke, Arai Chu, Nakamoto Koji e Kato Cha (sentado)
Tido como um dos mais importantes programas humorísticos da televisão japonesa, Hachi-ji Dayo, Zen in Shugô! (8時だョ!全員集合, São Oito Horas, Todo Mundo Junto!) começou a ser exibido aos sábados pela emissora de TV TBS (Tokyo Broadcast System) em 04 de outubro de 1969, tendo uma hora de duração, na forma de um programa de auditório com público familiar, com apresentações de música, convidados e esquetes de comédia. 
Durante os mais de quinze anos que permaneceu no ar, foi apresentado pelos atores Ikariya Chosuke, Kato Cha, Takagi Boo, Nakamoto Koji e Arai Chu, (depois substituído pelo comediante Shimura Ken), que integravam o 'The Drifters' (ザ・ドリフターズ), um grupo musical fundado originalmente em 1955, que interpretavam canções no estilo rockabilly, em voga naquela década. 
Porém, apesar de ter tido, entre outros integrantes, o ilustre cantor Sakamoto Kyu (坂本九, 1941-85) nos anos 50, o grupo só passou a se tornar famoso a partir de 1964, quando Ikariya Chosuke tornou-se seu líder, levando o grupo a um processo de reformulação.

O The Drifters era gerenciado pela Watanabe Productions (渡辺プロダクション), uma empresa fundada em abril de 1959, e que foi a maior companhia de entretenimento do Japão durante as décadas de 60 e 70, tendo o auxilio de Hana Hajime (ハナ肇, 1930-93), fundador do grupo de música e comédia 'The Crazy Cats', e que foi um dos maiores instrutores e descobridores de novos talentos de sua época.
Inspirado no sucesso do grupo 'The Crazy Cats', o 'The Drifters' se tornou também um grupo de música e comédia, tendo sido batizado pelo próprio Hana Hajime, com o nome copiado de um grupo vocal negro de rhythm & blues norte-americano, criado em 1953 e que exerciam a função de intérpretes de fundo para o cantor norte-americano Clyde McPhatter (1932-72).
Em 1966, o The Drifters abriu o show do The Beatles, em sua turnê pelo Japão, na apresentação realizada na arena de espetáculos Nippon Budokan Hall, em Tóquio, ganhando grande popularidade no país, que os levaria a serem convidados a estrear seu próprio programa de televisão três anos depois.



Esquete com Ikariya Chosuke e Nakamoto Koji em uma enfermaria, gravado em 1977.
Ikariya Chosuke (いかりや長介) nasceu como Ikariya Choichi (碇矢長一), no antigo Distrito de Honjo (hoje, Distrito de Sumida, na Área Metropolitana de Tóquio) em 01 de novembro de 1931.
Órfão de mãe aos quatro anos, falecida vítima de tuberculose, realizou seus estudos primários em sua cidade natal, sendo forçado a abandoná-la junto com a família em 1944, durante a evacuação de Tóquio, que se sucedeu durante a série de bombardeios aliados que destruíram a região no final da Segunda Guerra Mundial, e estabelecendo-se na, hoje extinta, cidade de Yoshihara (que se fundiu com o antigo Condado de Fuji em 1966, passando a ser conhecidos atualmente como Cidade de Fuji, na Província de Shizuoka).
Abandonou os estudos pouco depois, passando a trabalhar em uma fábrica de papel, ao mesmo tempo em que se dedicava a tocar baixo e tentava uma carreira musical em 1959. Em 1961, assinou contrato com a Watanabe Productions e passou a integrar o grupo Sakurai Teruo & The Drifters (桜井輝夫とザ・ドリフターズ), tornando-se o terceiro líder da banda em 1964, depois que Sakurai Teruo (桜井輝夫, 1931-) abandonou a carreira para se dedicar à vida particular.
Kato Cha (加藤茶) nasceu Kato Hideyuki (加藤英文) no território da antiga Cidade de Tóquio, onde atualmente se localiza o Distrito de Setagaya, a 01 de março de 1943. Filho de um músico de banda, mudou-se para o Distrito de Fukushima com a irmã, depois da morte do pai, vítima de câncer.
Formado em Direito na Universidade de Fukushima, voltou para Tóquio em 1960, quando passou a residir com uma tia, tentando a carreira artística. Conheceu Ikariya Chosuke em 1962, quando ambos entraram para o grupo Sakurai Teruo & The Drifters, onde passou a tocar bateria.
Takagi Boo (高木ブー) nasceu Takagi Tamanosuke (高木友之助) no território onde atualmente se situa o Distrito de Toshima, na Área Metropolitana de Tóquio, a 08 de março de 1933. Sendo o mais novo de quatro irmãos, teve de se mudar com a família para o hoje extinto Condado de Higashi-Katsushika (atualmente, Cidade de Kashiwa), na Província de Chiba, devido aos bombardeios de Tóquio no final da Segunda Guerra Mundial.
Durante o ensino médio, ganhou um ukulele de seu irmão (um instrumento musical havaiano similar ao cavaquinho brasileiro) e passou a se dedicar ao instrumento, enquanto estudava economia na Universidade de Chuo, em Tóquio. Com a intenção de se tornar músico profissional, passou a se apresentar em diversos cafés, até ser visto por Ikariya Chosuke, durante uma apresentação em setembro de 1964, e ser convidado para integrar a nova formação do grupo The Drifters.
Nakamoto Koji (仲本工事) nasceu Nakamoto Koki (仲本興喜) no atual Distrito de Shibuya, Área Metropolitana de Tóquio, a 05 de julho de 1941. Descendente de pais provenientes da Ilha de Okinawa, foi um aluno brilhante, sendo um dos primeiros classificados para a Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Aoyama, em Tóquio, tendo realizado pós graduação em Ciências Politicas e Econômicas na universidade privada Gakushuin Daigaku (学習院大学).
Ginasta e tocador de banjo, foi nomeado funcionário público da Câmara de Indústria e Comércio de Tóquio em 1965, mas à convite de Takagi Boo, decidiu participar de uma audiência para o grupo Drifters, onde, contra a vontade dos pais, passou a se apresentar como guitarrista.
Arai Chu (荒井注) nasceu como Arai Yasuo (荒 井安雄), na atual Área Metropolitana de Tóquio em 30 de julho de 1928. Formado em Letras pela Faculdade da Rikkyo Daigaku (立教大学, Universidade Privada Rikkyo, localizada em Tóquio) fez pós graduação na Nishogakusha Daigaku (二松學舍大学), um grande complexo de faculdades, localizado no Distrito de Chiyoda, em Tóquio, onde trabalhou como auxiliar no Departamento de Literatura. Participou de uma audiência para integrar o The Drifters em setembro de 1964, onde passou a se apresentar como tecladista.

O The Drifters ganhou o Prêmio de Escolha Popular na 12ª Edição do Japan Record Awards, realizado em 31 de dezembro de 1970 pela canção Drifters no Zundoko Bushi (ドリフのズンドコ節), que ficou em segundo lugar na lista oficial da Oricon em 1969, tendo vendido cerca de um milhão de cópias e tendo levado o grupo a ser convidado para se apresentar na 21ª Edição do Kohaku Uta Gassen, o tradicional festival musical de final de ano da emissora de televisão NHK, onde são convidados para se apresentar as mais importantes figuras do cenário musical japonês. Porém, devido ao fato de Kato Cha ter se envolvido em um acidente de trânsito por estar conduzindo em alta velocidade, os organizadores do evento decidiram por revogar o convite do grupo.
Em 27 de março de 1971, o programa foi retirado do ar para uma reformulação, voltando para a grade de programação da TBS em 02 de outubro do mesmo ano, onde passava a ter uma série de esquetes educativas, entrevistas, tópicos de perguntas e respostas e entretenimento para a família, que o levou a ter uma audiência média de 30% na região de Kanto, que engloba a maior parte da Área Metropolitana de Tóquio, durante a década de 70, conseguindo seu pico de audiência no dia 07 de abril de 1973, quando teve a marca de 50,5%, mais da metade de todos os televisores da região mais populosa do Japão.
Em março de 1974, Arai Chu se retirou do The Drifters, anunciando que estava abandonando a carreira artística, porém cerca de seis meses depois, ele voltou a atuar no cinema, o que levou Ikariya Chosuke a romper relações com Arai por um longo período. Para substituir Arai Chu, foi escolhido Shimura Ken, que já integrava o The Drifters como auxiliar.

Shimura Ken (志村けん) nasceu como Shimura Yasunori (志村康徳) no território que ficava situado dentro do hoje extinto Distrito de Kitatama, que deu origem a atual cidade de Higashimurayama, na Área Metropolitana de Tóquio, a 20 de fevereiro de 1950. Filho de um severo educador, desde jovem se sentiu atraído pela comédia. Participou ativamente de eventos artísticos durante o ensino médio, chegando a integrar uma banda amadora com seu primo distante, o comediante, apresentador e compositor George Tokoro (所ジョージ, 1955-). Passou a perseguir insistentemente Ikariya Chosuke durante as apresentações para que este o aceitasse como integrante do The Drifters em 1968, até que por fim, Ikariya o incluiu no grupo como um 'roadie' (um dos funcionários que auxiliam a produção de um espetáculo, na maioria das vezes como montador de instrumentos, palcos e carregador de volumes.) Teve sua primeira aparição em uma ponta apenas em 1972, sendo finalmente elevado ao posto de integrante oficial do Drifters em abril de 1974, após a demissão de Arai Chu.
Em 08 de fevereiro de 1977, estreou na TV Fuji, o programa de variedades Dorifu Daibakushô (ドリフ大爆笑), onde os cinco integrantes se reuniam para contar casos ocorridos durante as gravações, comentar alguns esquetes que eram apresentados no decorrer do programa, que tem uma hora e meia de duração e é exibido nas terças feiras até hoje.
Cenas do programa 'Dorifu Daibakushô', rodado em 1994, com os integrantes caracterizados como soldados.

Episódio curto de "Hachiji Dayo, Zen'in Shugo", quando Ikariya Chosuke visita uma casa de banhos, gravado nos anos 70.
'Hachiji Dayo, Zen'in Shugo!' manteve-se como um sucesso de audiência com a inclusão de Shimura Ken, que teve boa aceitação com o público, em especial com as crianças, pelos seis anos seguintes, quando a criação de programas humorísticos por outras emissoras de televisão levou a uma queda de público no inicio da década de 80. A partir de 1983, o público do programa atingia cerca de 9 a 10% da audiência total, o que prosseguiu até 28 de setembro de 1985, quando, após a exibição do 803º programa, em 16 anos, 'Hachiji Dayo, Zen in Shugo!' foi cancelado. 
Esquete de Dorifu Daibakushô, com Takagi Boo interpretando o marido, e Nakamoto Koji como a esposa, rodado na década de 80.
Cena de Drifters interpretando 'Sayonara Suru no wa Tsurai Kedo' (さよならするのはつらいけど), tema de encerramento do programa Dorifu Daibakushô, gravado em 1983. Esta canção é uma versão de Dorifu no Bibanon Ondo (Ii Yuda na), lançada em 1973 e que foi tema de encerramento de Hachiji Dayô! Zen in Shugô até 1985.
Em 12 de outubro de 1985, a TBS passou a exibir 'Dorifu Fesutibaru Zen In Shugo Besuto 100' (ドリフフェスティバル・全員集合ベスト100), uma série especial de uma hora de duração, exibida aos sábados, que apresentava as melhores esquetes do grupo, que se manteve até 28 de dezembro daquele mesmo ano.
Episódio de "Hachiji Dayo, Zen'in Shugo" em escritório, gravado em 1980.
O cancelamento do programa não encerrou as carreiras de seus integrantes, ou mesmo, a existência do grupo The Drifters, que continuou ativo. Os seis integrantes se reuniram novamente no final de 1999 para a gravação de uma série de comerciais para a empresa Fujicolor, que se tornaram o último trabalho de Arai Chu, que havia prosseguido carreira solo no cinema e televisão e feito uma série de comerciais quando morreu em 09 de fevereiro de 2000, aos 71 anos, vítima de falência hepática.
O grupo se apresentou no 52º Kohaku Uta Gassen, de 31 de dezembro de 2001, e seus integrantes prosseguiram carreiras independentes paralelas enquanto se mantinham como um grupo: Ikariya Chosuke participou de diversas séries e filmes, sendo premiado com o Japan Academy Award (o Oscar do cinema japonês) em 1999 por sua atuação no filme policial "Odoru Daisosasen"(踊る大捜査線). Takagi Boo fez algumas partiipaçoes em seriados, dedicando-se principalmente a divulgação da música havaiana no Japão. Nakamoto Koji atuou como cantor e ator, interpretando personagens sérios e burocratas. Shimura Ken fez dupla com Kato Cha, e ambos estrearam o programa de comédia 'Kato-chan Ken-chan Gokigen Terebi'(加トちゃんケンちゃんごきげんテレビ), em janeiro de 1986, que se tornou muito popular pelos seis anos seguintes, chegando este, a ter participações especiais dos outros integrantes do Drifters em diversas ocasiões.
 Esquete do programa 'Kato-chan Ken-chan Gokigen Terebi', rodado no inicio da década de 90, onde Kato Cha e Shimura Ken realizam a gravação de um comercial, com pontas de Nakamoto Koji e Takagi Boo, como membros da equipe de filmagem.
Cena de Dorifu Daibakushô, na década de 90, com os integrantes do The Drifters interpretando trechos de suas canções mais ilustres: Dorifu no Zen in Shugo no Teema (ドリフの全員集合のテーマ), canção de autoria desconhecida, lançada em 02 de outubro de 1971, e que se tornou a canção de abertura do programa Hachiji Dayô! Zen in Shugô; Dare Kasan Dare Kasan (誰かさんと誰かさん) música de Kawaguchi Makoto (川口真, 1937-) com letra de Nakanishi Rei (なかにし礼, 1938-) lançada originalmente em 05 de novembro de 1970, Dorifu no Zundoko Bushi (ドリフのズンドコ節) - o maior sucesso do grupo - baseado em uma canção popular japonesa de autoria desconhecida, com letra de Nakanishi Rei e música da Kawaguchi Makoto, lançada em 01 de novembro de 1969; Higashimurayama Ondo (東村山音頭) versão de Shimura Ken, com letra de Sekizawa Shinichi (関沢新一, 1920-92), e música de Nakamura Katsuhiko (中村勝彦), lançada em 01 de setembro de 1976, baseada na música de Tsuchiya Tadashi (土屋忠司), lançada originalmente em 1963, como encomenda da Cooperativa Agrícola do Condado de Higashimurayama, para celebrar quando este último foi elevado à categoria de cidade, Honto ni Honto ni Gokuro-san (ほんとにほんとにご苦労さん), com letra de Nomura Toshio (野村俊夫, 1904-66) e Nakanishi Rei, e música de Kurakawa Haruo (倉若晴生, 1912-82), lançado em 25 de abril de 1970, e Dorifu no Bibanon Ondo (ドリフのビバノン音頭), com letra de Rokusuke Ei (永六輔, 1933-) e Ueno Reiji (上野冷児), e música de Izumi Taku (いずみたく, 1930-92) e Takishima Akihiko (たかしまあきひこ), lançado em 10 de junho de 1973, e que se tornou a canção de encerramento de Hachiji Dayô até o cancelamento do programa em 1985.
O quinteto se reuniu por diversas vezes nos vinte anos que se seguiram desde o cancelamento do programa 'Hachiji Dayo, Zen in Shugo!' até o último encontro do grupo, em 23 de dezembro de 2003, em um especial para a TV FUJI. Ikariya Chosuke morreu três meses depois, em 20 de março de 2004, aos 72 anos, vítima de câncer nos nódulos linfáticos.
'Hachiji Dayo, Zen in Shugo!' é considerado o precursor dos programas de comédia japoneses, que deu origem à comédia de esquetes, o mais bem sucedido de seu estilo no período pós guerra e um marco de mídia da história cultural do Japão moderno.

Cenas da última apresentação do grupo The Drifters, realizada em 08 de dezembro de 2003, onde o comediante Hamada Masatoshi (浜田雅功, 1963-   ) relata seu último encontro com o quinteto.
Shimura Ken, Nakamoto Koji, Kato Cha e Takagi Boo em 2006, durante gravações de Dorifu Daibakushô


Cena de Drifters, interpretando 'Dorifu Daibakushô no Teema'(ドリフ大爆笑のテーマ), canção de abertura do programa Dorifu Daibakushô, exibido em 28 de dezembro de 2003. Essa foi a última aparição de Ikariya Chosuke junto com o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário