Kasuga Hachiro
1924-1991Cantor japonês
Nascido com o nome de Watanabe Makoto (渡部 実さん), na vila de Aidubange, cidade de Kawanuma, na Província de Fukushima, Japão em 9 de outubro de 1924, é considerado em seu país como sendo o "primeiro cantor do estilo enka".
Após ter assistido um ensaio do cantor clássico Fujiyama Ichiro (藤山一郎, 1911-1993), ele decidiu se tornar um cantor popular e se mudou para Tóquio para estudar na Escola de Música da capital, o Conservatório de Música de Toyo (東洋音楽学校), tendo que interromper suas aspirações devido a Guerra.
O Conservatório de Música de Toyo, foi fundado em 1907, e em 1969 foi rebatizado como a Universidade de Música de Tóquio (東京音楽大学), Tokyo Ongaku Daigaku), que é atualmente, a mais antiga escola de música do Japão).
O Conservatório de Música de Toyo, foi fundado em 1907, e em 1969 foi rebatizado como a Universidade de Música de Tóquio (東京音楽大学), Tokyo Ongaku Daigaku), que é atualmente, a mais antiga escola de música do Japão).
Durante a Segunda Guerra Mundial, Watanabe Makoto, também conhecido como Minoru, serviu como soldado nas fileiras da Ásia Oriental, e retornou ao Japão em 1945 retomando seu projeto de uma carreira artística. Nessa época se juntou ao grupo artístico de coristas Shinjuku Moulin Rouge em 1947, do qual de disvinculou devido a várias dificuldades. Em 1948, participou do primeiro concurso de novos talentos da gravadora King Records (キングレコード), onde foi lançado com o nome de Utagawa Takashi (歌川俊).
Nesta época, Utagawa era muito mal remunerado e trabalhava como auxiliar da grande cantora Mikado Junko (1915-1954). Seu sucesso só viria em três anos depois, um período ao qual, Utagawa passou por quase que total obscuridade.Nesta época, Utagawa se dedicava a escrever músicas em um esforço infrutífero, os produtores achavam a sua voz muito baixa, e por ser muito magro, sua aparência física não era atraente.
Vídeo de Kasuga Hachiro cantando "Akai Rampu no Shu Resha"(赤いランプの終列車), com cenas do cantor, na década de 50. A letra da canção foi escrita por Kasuga, com a colaboração de Okura Yoshiro (大倉芳郎 ), e música de Eguchi Yoshi (江口夜詩, 1903-1978).
Em 1952, Utagawa escreveu a canção "Akai Lamp no Shu Resha (赤いランプの終列車), que não obteve boas vendas, ficando quase obscurecida no cenário musical, isso até dois anos depois, quando a canção foi utilizada como tema de uma peça do tradicional teatro kabuki, neste momento, Utagawa mudou o nome para Kasuga Hachiro (春日八郎) e fez sua estréia, cantando a novamente e ganhou grande popularidade em Nagoya, e depois em todo o país. A popularidade conquistada o fez ser escolhido para cantar a canção "Otomi-san (お富さん), que vendeu 500 mil cópias em um período de seis meses, no ano de 1954, que o acabou levando a se apresentar naquele mesmo ano na 5ª Edição do Festival Kohaku Uta Gassen (紅白歌合戦,
o tradicional Festival de Fim de ano da rede de televisão NHK, onde são
convidados a participar as mais importantes figuras do cenário musical
do país. ).
Kasuga Hachiro cantando "Wakare no Ippon Sugi" (別れの一本杉), em apresentação realizada em 1974. A canção, de autoria de Funamura Toru e Takano Kimio, é considerada a primeira canção 'enka'(演歌), um estilo novo que fundiu a música tradicional japonesa com a melodia ocidental, gerando um gênero mais romântico e expressivo. O enka foi o estilo de música que predominou no Japão durante a década de 60 até o fim dos anos 70, quando começou a se mesclar com os novos gêneros, perdendo sua identidade, e gerando o estilo chamado 'novo enka', junto com a ascensão do pop e rock, nos anos 80. O enka tradicional ficou esquecido até meados da primeira década do Século XXI, quando iniciou uma lenta e sutil emersão em sua forma original.
Apesar de "Otomi-san", uma música com estilo tradicional, ter feito grande sucesso, Kasuga não se sentiu satisfeito, ele buscava uma forma de recobrar o estilo verdadeiramente tradicional da música japonesa. No ano seguinte, ele juntou esforços com o compositor Funamura Toru (船村徹, 1932- ), e o letrista Takano Kimio (高野公男, 1930-1956), e em dezembro de 1955, foi lançado o single "Wakare no Ippon Sugi" (別れの一本杉), essa canção, foi a primeira de um novo estilo, que depois viria a ser conhecido como "enka", e também foi o último trabalho de Takano Kimio, que havia escrito músicas para Mihashi Michiya e Misora Hibari. Ele morreria em setembro de 1956, aos 26 anos, vítima de uma tuberculose pulmonar.
Kasuga Hachiro cantando "Otomi-san" (お富さん) em 1984. "Otomi-san" é uma canção composta por Yamazaki Tadashi (山崎正), com letra de Tokuchi Masanobu (渡久地政信, 1916-1998). Originalmente, ela seria interpretada pelo cantor Oka Haruo (岡晴夫, 1916-1970), que já possuia popularidade na época, mas Oka deixou a King Records antes da gravação, e vários nomes foram citados para substitui-lo, porém, por decisão do diretor da gravadora Michijiri Hikaru (町尻量光), a canção deveria ser interpretada por um novo artista. Kasuga Hachiro foi escolhido, e "Otomi-san" foi lançada em agosto de 1954, tornando-se um grande sucesso.
Nessa época, a King Records já tinha entre seus associados, grandes nomes como Mihashi Michiya, Minami Haruo, Murata Hideo, Kitajima Saburo e Misora Hibari, que depois viria a ser entitulada "A Rainha do enka". em uma fama que correu por três décadas.
Mihashi Michiya, Kasuga e Murata Hideo |
Em 1973, Kasuga Hachiro recebeu a medalha de mérito do Grande Prêmio de Música, conferida pela Agência para Assuntos Culturais do Japão (文化庁, orgão associado ao Ministério da Educação do Japão, que foi estabelecido em 1968 para promover as artes e cultura do país)
Em novembro de 1977, Kasuga lançou o disco de seus maiores sucessos, que vendeu 20 mil cópias em duas semanas, tornando-se um sucesso que surpreendeu até mesmo o próprio cantor, que não esperava tamanha aceitação.
Em 1988, Kasuga passou a residir na Província de Shizuoka, onde se juntou com os cantores Mihashi Michiya e Murata Hideo, em um trio clássico, construíndo instituições de caridade e shows beneficientes revitalizando o velho enka, que naquela época, começava a se mesclar com os novos tipos musicais, perdendo assim, parte de seu estilo original, fato que Kasuga não apreciava.
Em 1989, Kasuga Hachiro foi condecorado com a Medalha de Honra de Faixa Púrpura (紫綬褒章), que é concedida pelo governo japonês, as pessoas em reconhecimento por sua contribuição no desenvolvimento acadêmico ou artístico do país.
Em 1989, Kasuga Hachiro foi condecorado com a Medalha de Honra de Faixa Púrpura (紫綬褒章), que é concedida pelo governo japonês, as pessoas em reconhecimento por sua contribuição no desenvolvimento acadêmico ou artístico do país.
Kasuga Hachiro fez sua última participação no Festival Kohaku Uta Gassen na 40ª edição, de dezembro daquele ano, e continuou trabalhando até a segunda metade do ano de 1990, quando lançou o seu último single "Tabibito"(旅人), adoecendo pouco tempo depois. Kasuga não foi a apresentação do trio em agosto do ano seguinte, mas enviou uma mensagem ao cantor Murata Hideo, de seu leito, de onde não mais sairia. Apenas três anos após a criação do Grupo dos Três Grandes da Música Japonesa, que formou com Mihashi Michiya e Murata Hideo, Kasuga Hachiro morreu, em 22 de outubro de 1991, aos 67 anos, vitima de cirrose hepática.
Em sua terra natal, Aidubange, onde Kasuga Hachiro estudou o primário, doou um piano para ser usado em composições, o mesmo piano que atualmente é usado em aulas de música e onde ele ajudou a compor o hino da escola. Durante sua vida, ele fez vários retornos a sua cidade. Atualmente, na cidade, podem ser vistas, fotos e obras de Kasuga, onde foi construido o Museu de Memória e Parque Memorial Kasuga Hachiro (春日八郎記念公園・おもいで館). Em 2003 foi erguida uma estátua em sua homenagem, em frente a estação de Aidubange, e em 13 de outubro de 2007, foi erguido outro monumento entitulado "Akai Lamp no Shu Resha" (赤いランプの終列車), nome da sua primeira canção, a que lhe deu a glória perante seu povo.
Monumento a Kasuga Hachiro, na estação de Aidubange, sua terra natal |
Veja também: Murata Hideo, Mihashi Michiya, Misora Hibari
Nenhum comentário:
Postar um comentário