domingo, 31 de janeiro de 2010

Murata Hideo

Murata Hideo
1929-2002
ator e cantor japonês.
Considerado um dos maiores cantores populares do Japão, Murata Hideo (村田英雄 ) foi um interprete do gênero musical conhecido como 'enka' (演歌) em sua forma mais tradicional.
O enka tradicional é um estilo de música que surgiu da mistura da canção tradicional japonesa com as melodias ocidentais que foi muito popular no Japão entre as décadas de 60 e 70. É caracterizado por seus temas românticos e cheios de lirismo e poesia, cujo pioneiro foi o cantor Kasuga Hachiro (春日八郎, 1924-1991), que lançou a canção "Wakare no Ippon Sugi" (別れの一本杉), a primeira música no estilo, em dezembro de 1955.
 
Murata Hideo nasceu na antiga cidade de Yoshi (吉井町, atualmente, cidade de Ukiha (うきは市), na Província de Fukuoka, em 17 de janeiro de 1929, filho do cantor Hirosawa Senyu (広沢仙遊) e de Yano Tsutako (矢野ツタ子). Seu pai biológico abandonou sua mãe pouco após saber de sua gravidez. Quando a criança nasceu, o casal de atores Deriba Sumiko (出利葉スミ子) e Kajiyama Haruo (梶山春雄), que eram conhecidos de Hirosawa, ofereceram-se para adotar o menino, dando-lhe o nome de Kajiyama Isamu (梶山勇). Pouco tempo depois, eles se mudaram para o condado de Higashimatsura, na Província de Saga (hoje, cidade de Karasu) em Kyushu.
Com a idade de quatro anos, Isamu fez sua estréia no teatro, em uma peça do teatro ambulante, na Província de Miyazaki, leste de Kyushu.

 Murata Hideo cantando "Muho Matsu no Ishô"(無法松の一生, A Vida do Indomável Matsu), em uma de suas primeiras apresentações, realizada em 1958. A canção tem letra de Yoshino Otojiro (吉野夫二郎) e música de Koga Masao, e conta a história de Matsugoro, um homem que conduz um riquixá (uma espécie de carroça de passageiros com duas rodas, que é puxada por uma pessoa), e se torna uma espécie de pai da criança de uma mulher que acaba de ficar viúva. Baseado em uma obra de literatura, foi convertida várias vezes em filmes e peças de teatro.

Aos cinco anos, Isamu foi levado para Nishikujô, na cidade de Osaka, onde se tornou aluno de música no grupo do professor Sakai Kumo (酒井雲, 1898-1973), de quem teve as primeiras noções da canção estilo 'rokyoku'. O estilo 'rokyoku' (浪曲) foi o gênero mais tradicional da música japonesa, cantada em forma de narrativa, acompanhada com instrumentos musicais típicos, e foi o estilo que originou o enka. Predominou no Japão a partir de 1870 e continuou até a primeira metade do Século XX. 
Aos treze anos, Isamu já se destacava dentre os discipulos de Sakai, e aos quatorze, passou a se apresentar com o grupo de seu mestre, nos arredores de Kyushu.

Sakai Kumo (酒井雲) nasceu como Sakai Tamanosuke (酒井玉之助), em 06 de dezembro de 1898. Sakai havia sido aluno do poeta Tochuken Kumoemon (桃中軒雲右衛門, 1873-1916), famoso por seus recitais épicos que criaram o estilo musical rokyoku. Sakai começou a adquirir prestígio após a Segunda Guerra Mundial, com o advento da televisão, e se tornou quase que uma figura indispensável no cenário musical da época. Murata Hideo foi seu aluno mais conhecido. Sakai foi condecorado com a Medalha da Ordem do Sol Nascente, a mais alta honraria do Japão, em 1970, e o prêmio de reconhecimento cultural da emissora NHK em 1971. Morreu em 10 de novembro de 1973, aos 75 anos.
 
Em 1949, o empresário Nishikawa Yukio (西川幸男), que havia sido aluno do professor Kimura Tomoe (木村友衛, 1900-1977) estava iniciando um negócio próprio, buscava um novo rosto para representar a canção rokyoku, e Isamu foi citado por Sakai. 
A idéia central era a de criar um 'mestre rokyoku do Japão'. Naquele momento, Isamu ainda era recém casado com a esposa Yoshida Imari (吉田伊万里), tinha uma filha e estavam vivendo em pobreza na Província de Kyushu. e viu nesta, a oportunidade de melhorar suas vidas. Cumprindo os termos do acordo com Sakai e Nishikawa, foram para Tóquio, para ele se dedicar a carreira, e, aos 25 anos, foi decidido que, para o Japão, ele idealizaria um "herói"(英雄, hideo), e passou a ser conhecido como Murata Hideo (村田英雄).
Kimura Tomoe (木村友衛), nasceu Takagi Tamizo (高木 民蔵), em 06 de setembro de 1900. Tornou-se um discípulo do professor de música Kimura Shigetomo (木村重友) aos onze anos, ganhando rapidamente respeito e popularidade como uma das maiores influências na música estilo rokyoku no Japão. Foi o primeiro presidente da Associação Japonesa de Rokyoku ( 日本浪曲協会), entre 1940 e 1945. Morreu em 05 de novembro de 1977.
 
 


As primeiras tentativas de Murata Hideo em Tóquio foram infrutíferas, com pouca divulgação e aparições esporádicas no rádio, o que era desapontador, porém esperado, visto que Murata, naquele momento, ainda era apenas um iniciante desconhecido.
Em 1958, acidentalmente, Murata Hideo foi ouvido no rádio, pelo ilustre compositor Koga Masao (古賀 政男  1904-1978), que era um grande incentivador e autor da canção rokyoku, e que acreditava que ela era uma arte que precisava ser divulgada. Koga Masao entrou em contato com Murata Hideo, e naquele mesmo ano, ele estreou como cantor independente, cantando "Muho Matsu no Ishô" (無法松の一生), canção composta por Koga, baseada no célebre romance épico do escritor Iwashita Shunsaku (岩下俊作, 1906-1980). Foi coincidentemente, em 1958, que o filme de mesmo nome, baseado no romance, foi realizado pelo produtor Tanaka Tomoyuki (田中友幸, 1910-1997), com atuação de Toshiro Mifune (三船敏郎, 1920-1997), e ganhou o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza. Isso fez com que "Muho Matsu no Isho" fosse um sucesso grandioso. No Brasil, este filme foi conhecido como 'O Homem do Riquixá".
Em dezembro daquele ano, Murata Hideo foi convidado a se apresentar no Kohaku Uta Gassen (紅白歌合戦), o tradicional  festival de fim de ano da emissora NHK, que reúne os mais importantes artistas do cenário musical no país.

Murata Hideo cantando "Jinsei Toge"(人生峠, Caminho da Vida) de Miyahara Tetsuo (宮原哲夫) e Komatsubara Teruo (小松原てるを), lançada em agosto de 1979, foi seu primeiro grande sucesso após fazer contrato com a gravadora Toshiba EMI em 1973.

Koga Masao (古賀 政男), nasceu em uma aldeia em Okawa, Província de Fukuoka, a 18 de novembro de 1904. Deixou a aldeia aos sete anos após a morte do pai e foi morar em Incheon (인천), porto e importante metrópole da Coréia, que, na época, era território japonês. Foi quando Koga aprendeu a tocar bandolim, e teve seus primeiros contatos com a música coreana que influenciaria o seu estilo. Em 1923, Koga entrou para a Universidade Meiji, em Tóquio. Após passar tempos difíceis e um período crônico de depressão, Koga iniciou sua carreira em 1929, conseguindo emprego na gravadora Nippon Columbia em 1931, onde fez parceria com o cantor Fujiyama Ichiro (藤山 一郎, 1911-1993), o lançamento do sucesso "Sake wa Namida ka Tameiki ka"(酒は涙か溜息か), foi o primeiro de uma série que viria a consagrá-lo nos anos seguintes. Koga compôs músicas para vários grandes nomes da canção japonesa, como Futaba Akiko, Kirishima Noboru, Omi Toshiro, Ito Hisao, Misora Hibari, Minami Haruo e Murata Hideo. Koga Masao não se definia como um compositor de estilo enka, ele costumava afirmar que era um compositor rokyoku, no mais tradicional possivel. Fundou a Associação Japonesa de Compositores em 1959 e presidiu a Sociedade Japonesa de Direitos Autorais a partir de 1964. Foi condecorado com a Medalha de Mérito de Faixa Púrpura (Concedida pelo governo a pessoas por sua contribuição artística ao país), e a Medalha da Ordem Sagrada do Tesouro. Morreu em 25 de julho de 1978, aos 73 anos. Em agosto de 78, foi nomeado póstumamente comendador pelo primeiro ministro Fukuda Takeo, por sua contribuição a música do Japão.
Em novembro de 1961, foi lançado o single "Oshô"(王将), de Funamura Toru (船村徹, 1932-    ), com letra do poeta Saijo Yaso (西條八十, 1892-1970). A obra vendeu um milhão e meio de cópias, e levou Murata Hideo, no ano seguinte, a receber o Prêmio Especial na 4ª edição do Japan Music Award.
Durante os anos 60, Murata Hideo experimentou um período de incessante atividade, tendo participado de mais de vinte filmes realizados como "Judou Ichi Dai"(柔道一代) com Sonny Chiba (千葉真一, 1939-    ), e o filme de gângsters "Jinsei Gekijo: Hisha Kaku"(人生劇場 飛車角), com Tsuruta Koji (鶴田浩二, 1924-1987), ambos em 1963. e "Kyodai Jingi"(兄弟仁義) em 1966. (o único trabalho de atuação do cantor Kitajima Saburo, 北島三郎, 1936-  ). Em suas aparições, Murata Hideo contrastava seus meros 1,60m de altura, com uma voz grave e marcante em uma imagem heróica e viril.

Murata Hideo cantando "Oshô"(王将, Rei), um de seus maiores sucessos, em apresentação realizada em 1976. O compositor Funamura Toru faz um breve comentário durante a execução da música. Osho foi lançado originalmente em setembro de 1961. No inicio da criação da obra, durante uma visita a casa do poeta Saijo Yaso, feita por Murata Hideo e Saito Noboru (斎藤昇), que era o diretor da gravadora Nippon Columbia na época, Saijo se recusou a escrever uma letra, pois já estava envolvido na criação de uma outra canção para a cantora Misora Hibari, porém, foi convencido por Murata e passou a escreveu Osho, que usa como tema, o shogi (Xadrez japonês), em um período de vinte dias. A canção deu a Murata Hideo o prêmio especial no 4º Japan Record Award em 1962, e foi a primeira música a ultrapassar a vendagem do milhão após a Segunda Guerra Mundial.


Murata e Minami Haruo, nos anos 60
Foi ainda durante os anos 60, que Murata Hideo passou a ser considerado rival do cantor Minami Haruo (三波春夫, 1923-2001). Parte dos rumores tiveram inicio, visto ao fato que Murata e Minami haviam começado suas carreiras quase na mesma época e eram representantes do estilo musical rokyoku, assim como, foram figuras frequentes convidadas nos festivais Kohaku Uta Gassen, onde os cantores são divididos em dois grupos em um concurso de repertórios. Minami Haruo e Murata Hideo, por serem representantes do mesmo estilo, sempre foram apresentados em grupos separados, durante cerca de vinte anos, porém, a "rivalidade" entre ambos era meramente um produto de mídia e crença popular. Durante suas carreiras, Murata e Haruo nunca fizeram insinuações a imprensa ou atitudes públicas de menosprezo em relação um ao outro. Também não foram raras as aparições que ambos fizeram juntos em programas de televisão, e o conhecido fato de ocasionalmente almoçarem juntos e disputarem partidas de golfe.

Voz de Murata Hideo cantando "Mina no Shu"(皆の衆, Disciplina da Multidão), canção lançada em julho de 1964, com letra de Sekizawa Shinichi (関沢新一, 1920-1992), e música de Ichikawa Shosuke (市川昭介, 1933-2006).


No inicio dos anos 70, Murata Hideo deixou a gravadora Nippon Columbia e fez pausas em sua carreira devido ao agravamento de sua diabetes, voltando a atividade em 1973, quando se associou a gravadora Toshiba EMI, lançando o single "Meoto Kumo"(めおと雲), com letra de sua autoria, em janeiro de 1974. Em agosto de 1979, lançou "Jinsei Toge"(人生峠), que vendeu cerca de 290 mil cópias e foi incluida na lista dos 50 discos mais vendidos da Oricon naquele ano. 
A Oricon Inc. (株式会社オリコン), é uma empresa estatística que fornece informações sobre vendagens de discos e artigos de mídia no Japão desde 1967. A listagem da Oricon, é tida como oficial para registros de dados no mercado de vendas musical desde 1968.
Com a chegada da década de 80, o estilo enka começou a se mesclar com outros estilos, gerando o chamado 'novo enka', e passou a ser ofuscado pelos gêneros emergentes do pop e rock. Entre 1981 e 1983, Murata Hideo fez aparições regulares no programa de rádio "Beat Takeshi All Night Nippon"(ビートたけしのオールナイトニッポン), um programa de rádio voltado para os jovens, que era apresentado pelo ator e diretor de cinema Kitano Takeshi (北野 武, 1947-   ) adotando o pseudônimo 'Mutchi'(ムッチー).




Murata Hideo cantando "Jinsei Gekijo"(人生劇場, Teatro da Vida) em apresentação ao vivo, realizada em 18 de agosto de 1986. A canção foi lançada originalmente em abril de 1959, com letra de Sato Sonosuke (佐藤惣之助, 1890-1942) e música de Koga Masao. Baseada na biografia do escritor Ozaki Shiro (尾崎士郎, 1898-1964), depois se tornou filme e peça de teatro. Ela havia sido composta para ser interpretada pelo cantor Kusunoki Shigeo (楠木繁夫, 1905-1956), que não a fez devido a sua morte prematura. A música foi adotada como o segundo hino da Universidade de Waseda, em Tóquio, na década de 60.


Mihashi Michiya, Kasuga Hachiro e Murata Hideo
Aqueles dias foram singulares tanto para Murata Hideo, quanto para dois de seus mais antigos amigos. Apesar de sua tentativa de se familiarizar com os novos tempos, Murata Hideo decidiu retomar o enka original, que estava desaparecendo, mesma intenção que tinha o grande cantor Mihashi Michiya (三橋美智也, 1930-1996), que também havia tentado se agregar ao novo estilo nos anos 80, adotado um pseudônimo e até mesmo realizado algumas gravações. Por outro lado, Kasuga Hachiro (春日八郎, 1924-1991), o 'primeiro cantor do estilo enka', não quis aceitar as novas influências, que ele acreditava estarem desvirtualizando a música tradicional japonesa. Com estas idéias, os três cantores se juntaram, e em 1988, organizaram uma sociedade para relembrar os antigos tempos, realizando apresentações beneficientes, e revivendo as canções das fases áureas dos anos 50 e 60. 

Murata Hideo cantando "Hana to Ryu"(花と竜, a Flor e o Dragão) em apresentação realizada em 06 de março de 1987. A canção foi composta por Murata Hideo e foi tema de uma série de filmes de mesmo nome nos anos 60.

Os problemas que tinha em relação a sua diabetes não eram recentes, nem tampouco desconhecidos, todavia, não foram motivo suficiente para que Murata Hideo tomasse os devidos cuidados com sua saúde. Murata Hideo nunca gostou de fazer dieta, não gostava de legumes e verduras, gostava de comer carne e beber muito. A doença, de que sofria desde os 35 anos, começou a apresentar um estágio crônico com a chegada dos anos 90.
Em 1991, Murata Hideo perdeu sua esposa, que havia o acompanhado por mais de quarenta anos. Enquanto fazia os preparativos fúnebres, teve a notícia do falecimento de seu velho amigo Kasuga Hachiro, as duas mortes em tão pouco tempo levaram Murata a uma crise grave de ansiedade que o fizeram ser hospitalizado logo após o funeral da esposa. Quando saiu do hospital, Murata deixou a casa e se mudou para a cidade de Kadoma, em Osaka.
Em 1993, Murata Hideo lançou o livro "Ore wa Murata da!!"(俺は村田だ!!), para celebrar os seus sessenta anos de carreira. 

Murata Hideo cantando "Meoto Shunju"(夫婦春秋, casal no outono), em apresentação na NHK em 1983. Foi composta por Ichikawa Shosuke (市川昭介, 1933-2006), com letra de Sekizawa Shinichi (関沢新一, 1920-1992) em julho de 1967, vendendo mais de 170 mil cópias. Foi a primeira canção de Ichikawa a se tornar um sucesso e ser incluída na listagem da Oricon.

Em agosto de 1995, após um período de calmaria, Murata Hideo sofreu uma crise de complicações devido a diabetes, e um infarto agudo do miocárdio, acompanhado por uma queda de pressão sanguínea, ficando em estado de inconsciência temporária. Em janeiro de 1996, tem uma crise de depressão após a morte do cantor e amigo Mihashi Michiya. Em março, Murata foi submetido a uma cirurgia de catarata, e pouco depois, a uma intervenção cirúrgica cardíaca.
Em maio de 1996, Murata Hideo sofre uma aterosclerose obliterante na perna direita, que o obriga a ter a amputação do membro em 12 centímetros abaixo do joelho. Sua hospitalização foi de comoção nacional, e Murata recebeu mensagens de melhoras de milhares de pessoas, inclusive de Minami Haruo, que, naquela época já se sabia, estava sofrendo de câncer. Neste momento, decide se descartar de sua peruca (que passou a utilizar quando sua saúde se deteriorou) e passa a se apresentar com a cabeça raspada e trajando samue (uma vestimenta feita de algodão ou linho, usada pelos monges budistas quando vão realizar trabalhos de reforma ou limpeza nos templos).

Murata Hideo cantando "Aishu Resha"(哀愁列車, trem melancólico) em apresentação realizada em homenagem a Mihashi Michiya no inicio de 1996. Aishu Resha foi composta por Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-   ) e Kamata Toshiyo (鎌多俊与), interpretada por Mihashi em junho de 1956, foi um dos trabalhos mais conhecidos do cantor, que ficou conhecido como o artista que mais vendeu discos em toda a história do Japão.

Em outubro de 1997, Murata começa a fazer participações especiais nas apresentações realizadas pela cantora enka Otsuki Miyako (大月みやこ, 1946-   ) em sua turnê por todo o Japão, dando sinais de sua recuperação. Apesar de suas condições, Murata era frequentemente repreendido durante procedimentos de 'revista', e apresentava um sorriso forçado quando lhe eram confiscadas as garrafas de vinho e licor que escondia quando podia consegui-las. 
Em 1999, Murata voltou a sua cidade natal, a cidade de Yoshi, para prestigiar a inauguração de um monumento, erigido em sua homenagem.
Em janeiro de 2000, Murata Hideo teve o seu pé esquerdo também amputado devido a gangrena, e passa a se apresentar com o uso de próteses em uma cadeira de rodas. Muito emagrecido, Murata dizia que tinha de continuar cantando, mesmo sem as pernas, era a oportunidade de mostrar que ainda estava vivo.
Em abril de 2001, Minami Haruo morreu após sete anos enfrentando o câncer. Com a morte de Haruo, Murata Hideo se tornou o último remanescente da era áurea do enka. Sem os antigos conhecidos, os velhos amigos e a esposa, Murata Hideo definiu tristemente sua sorte: "Eu sobrevivi, e agora, estou só."


Em junho de 2001, Murata lançou suas últimas obras: "Aishu"(哀愁) e "Otoko no Furusato"( 男のふるさと), ambas com gravações suas, de Kasuga Hachiro e de Mihashi Michiya.
Murata Hideo foi internado em maio de 2002, no Hospital Geral Cidade de Osaka, na vila de Miyakojima, onde morreu as 09:52hs da manhã, do dia 13 de junho, vitima de insuficiência cardio-respiratória decorrente de complicações de pneumonia, aos 73 anos de idade. No mesmo dia, recebeu póstumamente, do governo japonês, a Medalha de Mérito da Ordem Sagrada do Tesouro, em reconhecimento a sua contribuição à música japonesa.

Murata Hideo cantando "Otoko Dake no Uta"(男だけの唄, canção do homem só), com letra de sua autoria, e melodia composta por Kawauchi Kôhan (川内康範, 1920-2008) lançada em julho de 1977. Apresentação realizada no festival Kohaku Uta Gassen, estúdios da NHK, em 31 de dezembro do mesmo ano.

Em 23 de maio de 2004, voluntários da cidade natal de Murata Hideo se uniram para a criação de um museu em seu nome, com a missão de informar as novas gerações sobre a importância do cantor. No memorial, localizado em Karasu, são exibidos filmes e apresentações realizadas por Murata entre as décadas de 50 a 80.
Em Ukiha, onde Murata nasceu, são celebradas festas nos dias 19 de janeiro (dia do seu aniversário), que permitem o estreitamento de laços entre estas duas cidades de Fukuoka.
Murata Hideo foi participante em 27 edições do festival Kohaku Uta Gassen, entre 1961 e 1989. Fez trinta filmes e lançou cerca de oitenta canções nos seus quase setenta anos de carreira, tornando-se um dos mais conhecidos representantes do antigo estilo musical japonês.

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