segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ito Hisao

Ito Hisao
1910-1983
Cantor japonês
Um dos maiores expoentes da música 'gunka'(軍歌), ou música de marcha estilo militar, um estilo musical muito popular no Japão entre o final do Século XIX e até meados de 1960 e 70 e fazia referências a lealdade a nação e sentimentos patrióticos ou relativos a eles.
Ito Hisao (伊藤久男), cujo nome verdadeiro era Ito Shisao (伊藤 四三男), nasceu na cidade de Motomiya, na Província de Fukushima, em 7 de julho de 1910, como sendo o terceiro de quatro filhos.
O Prefixo de seu nome Shisao (四三男) foi inspirado devido aos algarismos em kanji referentes a seu ano de nascimento no ano 43(四三) da Era Meiji (Visto que no Japão, a contagem de anos começa a partir do inicio do governo do imperador, a cada vez que um imperador morre, a contagem de anos é zerada e depois iniciada novamente com a ascensão do novo imperador).

Ito era nascido em uma família muito rica, seu pai era membro da Comissão Constitucional e um de seus irmãos foi membro da Câmara dos Deputados pelo Partido Liberal Democrático. O pai tinha a pretensão de que ele seguisse a tradição política da família, assim como seus irmãos, porém, Ito, ainda no ensino médio, nutria o desejo de se tornar um pianista, o que era muito raro na época.
Com a vontade de ir para Tóquio e se dedicar a música, sofreu severa oposição dos parentes que viam a profissão de músico como algo degradante e vergonhoso. Para conseguir prosseguir em seu sonho, Ito consegue ser admitido na Universidade de Agricultura de Tóquio, contrariando as ordens do pai e sendo deserdado da família.

Vídeo da canção "Roei no Uta" (露営の歌, A Canção do Acampamento), realizada em 1937, sob iniciativa do jornal Mainichi Shimbun, em decorrência da Guerra Sino-Japonesa, como uma forma de exaltação e incentivo na guerra. Ela foi escrita por Yabuki Kichiro (薮内喜一郎, 1906-1986) com ajuda do poeta Kitahara Hakushu (北原白秋, 1885-1942) e o jornalista e dramaturgo Kikuchi Hiroshi (菊池寛, 1888-1948).Com música de Koseki Yuji, vendeu 60 mil cópias e se tornou uma das mais famosas canções populares do Japão.


Na Universidade de Tóquio, Ito conheceu o compositor Koseki Yuji que viria a se tornar seu amigo e grande incentivador na sua carreira.
Com a deserção por parte do pai, Ito graduou-se na Escola Imperial de Música, e passou a trabalhar em tempo parcial fazendo acompanhamentos musicais. Porém, nesta época, ele já começava a se desiludir com a carreira de pianista e almejava desistir da música.
Cantores de música popular japonesa em foto de 1939.
Da esquerda: Aiko Hirano (平野愛子, 1919-1981),Ito
Hisao (伊藤久男), Matsubara Misao (松原操,1911-1984)
a Senhorita Columbia Nippon, e Kirishima Noboru
(霧島昇, 1914-1984)
Em 1932, seguindo a uma sugestão de Koseki, decide tentar a carreira de cantor, estreando pelo selo da gravadora Columbia em 25 de setembro de 1933, com o nome de Miyamoto Kazuo (宮本一夫). Durante esse período, passou dividir a carreira de cantor principiante com a de funcionário da gravadora.
Em 1935, passou a se apresentar definitivamente com o nome de Ito Hisao.
A voz grave de barítono de Ito Hisao deu corpo a uma série de canções de guerra a partir do inicio de 1935, como "Roei no Uta"(露営の歌, Canção do Acampamento), sendo porém, seu primeiro sucesso, lançado em 20 de fevereiro de 1938, "Kojo no Shakuhachi" (湖上の尺八). Neste período, Ito Hisao passou a experimentar os estilos de ópera. Músicas como "Akatsuki ni Inoru"(暁に祈る), "Eiyakuran no Uta"(白蘭の歌), "Kogen no Ryoshû"(高原の旅愁) e "Nessa no Chikai"(熱砂の誓い), fizeram com que ele se tornasse um icone já em 1940.

Áudio original de Kurogane no Tikara (くろがねの力, o Poder do Kurogane), lançado em 1 de setembro de 1939, baseada em uma canção popular e que se tornou o hino da Associação Japonesa de Desportos. Com música de Eguchi Yoshi (江口夜詩, 1903-1978) e letra de Asai Shinichi (浅井新一, 1894-1969), foi gravada por um quarteto composto, além de Ito Hisao, pelos cantores Kirishima Noboru (霧島昇, 1914-1984), Futaba Akiko (二葉あき子, 1915-2011) e Matsubara Misao (松原操, 1911-1984). Hoje a canção é cantada pelos alunos quando frequentam o ensino fundamental no Japão.
Capa do disco "Akatsuki ni Inoru"(1940)

No decorrer da década, Ito Hisao se tornou extremamente popular e também fez participação em alguns filmes. Sua voz foi a representação militar do exército ao povo durante os anos em que o país esteve mergulhado nos eventos da Segunda Guerra Mundial. Com a derrota do Japão e a desolação do pós guerra, Ito Hisao continuou cantando as canções de marcha como uma forma de restaurar a moral no país desiludido, empobrecido e decadente.

Capa do disco "Iyomante no Yoru"(1949)

Ito Hisao cantou a música tema do filme Shochiku (夜更けの街), de Makino Masahiro, em 1947, depois cantou uma série de sucessos como "Siberia Elegie"(シベリア・エレジー), "Iyomante no Yoru"(イヨマンテの夜), "Azami no Uta"(あざみの歌), "Yama no Kemuri"(山のけむり), "Sukiyabashi Elegie"(数寄屋橋エレジー) e "Himeyuri no To"(ひめゆりの塔). A música "Tasogare no Yume"(たそがれの夢) foi uma das mais tocadas nas rádios no período pós guerra, utilizando o estilo de lirismo poético que continuaria a seguir por toda a sua carreira.

Vídeo de Siberia Elegie (シベリヤ・エレジー), canção composta em 1948, com letra de Nomura Toshio (野村俊夫, 1904-1966) e música de Koga Masao (古賀 政男, 1904-1978). Koga foi um pioneiro da música popular japonesa, e escreveu canções para cantores como Fujiyama Ichiro e Misora Hibari.

Vídeo de Umi no Shingun (海の進軍), canção de 25 de maio de 1941, lançado pela Columbia Records, A Letra da música foi escrita baseada em uma marcha militar do Departamento da Marinha de autoria desconhecida e era de domínio público. Acredita-se que a letra era de autoria do artista Ebina Masao (1913-1980), a música foi composta por Koseki Yuji. Além de Ito Hisao, a canção foi cantada em conjunto com os grandes Fujiyama Ichiro e Futaba Akiko.



Nomura Toshio (野村俊夫) foi um letrista nascido em Omachi, Província de Fukushima a 21 de novembro de 1904. Com o nome de Suzuki Kihachi (鈴木喜八) trabalhou na gravadora Columbia como parceiro do compositor Koseki Yuji. Foi ainda diretor da Sociedade Japonesa dos Direitos de Autores, Editores e Compositores em 1951. Morreu em 27 de maio de 1966, aos 61 anos.

Foto no escritório da NHK em fevereiro de 1959, Com
Ito Hisao, Nomura Toshio (野村俊夫, 1904-1966) compositor
e letrista e Koseki Yuji (古関裕而, 1909-1989) autor de
marchas e trilhas de filmes da Nippon Columbia.

Koseki Yuji foi um grande colaborador de Ito, e autor de grande parte de suas canções.
Em 1950, Ito Hisao interpretou "Doragonzu no Uta" (ドラゴンズの歌), tema da Chunichi Dragons Inc, um dos times de beisebol mais importantes do Japão.
Ito Hisao participou onze vezes no festival Kohaku Uta Gassen (紅白歌合戦, O tradicional festival de Fim de Ano da NHK, que convida os mais importantes artistas da música do país).


Ito Hisao sofria de transtorno obsessivo compulsivo e mania de limpeza, que o fazia sempre carregar consigo, lenços umedecidos em álcool para fazer esterilizações em objetos. Ito também sofria de claustrofobia, o que o impedia de usar elevadores.
Foi integrante influente da Associação de Cantores do Japão, mas por pouco tempo. Nos seus últimos anos, ele já apresentava um quadro crônico de diabetes que o tornou extremamente dependente das injeções de insulina.
A partir de 1975, as condições de sua diabetes o faziam se apresentar trêmulo devido a hipoglicemia e severas dores estomacais. A filha mais velha e um de seus sobrinhos acabaram por fim, seguindo a profissão musical, como uma ironia a repreensão patriarcal no começo de sua carreira.

Ito Hisao cantando Kogen no Ryushu (高原の旅愁) em apresentação realizada em 1977. A canção foi composta em 1940, com letra de Sekizawa Junichiro (関沢潤一郎, 1899-1964) e música de Yashima Hideaki (八洲秀章, 1915-1985)



Koseki Yuji (古関裕而) foi um importante compositor japonês de trilhas sonoras de cinema e canções populares nascido em Fukushima, a 11 de agosto de 1909. Foi autor da marcha "Roei no Uta" (露営の歌), do Hino da Universidade de Waseda (localizada em Tóquio, e uma das mais prestigiadas da Ásia), do Hino da Universidade de Keio (a mais antiga e tradicional universidade do Japão), e da Universidade de Agricultura de Tóquio. Fez também o Hino Oficial do Campeonato Nacional de Beisebol Universitário, trilhas sonoras do filme "Os Sinos de Nagasaki"(長崎の鐘) e do anime "Momotarō: Umi no Shinpei"(桃太郎 海の神兵), que foi o primeiro desenho animado japonês de longa metragem, exibido em 12 de abril de 1945. Compôs ainda, os hinos dos times de beisebol "Hanshin Tygers" de Osaka e "Tokyo Yomiuri Giants" e a marcha dos Jogos Olimpicos de Tóquio em 1964. Morreu em Fukushima a 18 de agosto de 1989, aos 80 anos, tendo um dos maiores funerais que já ocorreram na província.

Ito Hisao e o cantor Sugahara Yasunori
no inicio da década de 80.

Em 1978, Ito Hisao foi condecorado pelo Primeiro Ministro do Japão, Fukuda Takeo (1905-1995), com a Medalha de Honra de Faixa Púrpura (Uma das seis Medalhas de Honra concedidas pelo Governo Imperial do Japão, a Faixa Púrpura é agraciada desde 1955, as pessoas em reconhecimento a sua contribuição ao desenvolvimento artístico, acadêmico, literário e cultural do país.).
Em 31 de dezembro de 1982, Ito Hisao recebeu o Prêmio Especial no 24º Japan Record Awards, foi a última homenagem que o cantor teria em vida. Ito Hisao morreu em Tóquio, a 25 de abril de 1983, aos 72 anos, vitima de uma embolia pulmonar crônica decorrente da diabetes.
Ito Hisao foi condecorado póstumamente ainda em 1983, com a Medalha da Ordem do Sol Nascente, considerada a mais alta honraria que o governo do Japão pode conceder.


Cenas de Ito Hisao cantando "Akatsuki ni Inoru" (暁に祈る) em apresentação realizada em 1975. A música, escrita em 1940 por Nomura Toshio (1904-1966) e Koseki Yuji (1909-1989), foi tema do filme de mesmo nome, do diretor Sasaki Yasushi (佐々木康, 1908-1993).

Placa em homenagem a Ito Hisao, na Província de Fukushima, sua cidade natal.

 



Ito Hisao, cantando "Azami no Uta" (あざみの歌, a Canção do Cardo), versão da música clássica de 1949, Com letra de Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-   ) e música de Yashima Hideaki (八洲秀章, 1915-1985). Foi gravada por Ito Hisao em 1951. Apresentação realizada nos estúdios da NHK em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário