domingo, 31 de janeiro de 2010

Susumu Kurobe


Susumu Kurobe
1939-
ator japonês.


Veterano da televisão, foi um dos atores pioneiros do estilo tokusatsu (séries de efeitos especiais com super-heróis) ao encarnar o oficial Shin Hayata, que se transformava em "Ultraman" durante a década de 60.
"Ultraman"(ウルトラマン), criado por Eiji Tsuburaya, foi um dos primeiros seriados tokusatsu, seguindo o modelo de Nacional Kid, e obtendo similar sucesso, tanto que o seriado continua sendo produzido até hoje, tornando-se a mais duradoura franquia já criada de um personagem japonês de ação.
Nascido em Kurobe, província de Toyama, em Chubu, centro da ilha de Honshu, a 22 de outubro de 1939, com o nome de Yoshimoto Takashi (吉本 隆志), o ator formou-se na Faculdade de Economia da "Chuo Daigaku"(中央大学, Universidade Central), em Hachioji, Tóquio, estava passando por dificuldades financeiras e trabalhava como engraxate nas proximidades do "Shibuya Tokyu Bunka Kaikan"(渋谷東急文化会館), quando, em 1961, foi visto pelo diretor de cinema Yamamoto Kajiro (山本嘉次郎), que na época, era um dos principais integrantes de produção dos Estúdios Toho, e convidou Yoshimoto a fazer um teste de atuação. 

Yamamoto Kajiro (山本 嘉次郎) foi um ator, dramaturgo, ensaísta e diretor de cinema, nascido no Subdistrito de Kyobashi, próximo ao Distrito de Ginza, Área Metropolitana de Tóquio, a 15 de março de 1902. Formado pela Universidade de Keio, começou a carreira como ator. Quando a familia descobriu isso, o deserdou. Yamamoto conseguiu emprego nos Estúdios Nikkatsu, onde passou a ser assistente do diretor Tasaka Tomonaka (田坂具隆, 1902-1974), sendo depois transferido para a PCL Eiga Seisaku-jô (ピー・シー・エル映画製作所) realizando o filme "Enoken no Chakkiri Kinta"(エノケンのちゃっきり金太) em 1937, considerado uma das melhores comédias do ator Enomoto Kenichi (榎本 健一, 1904-1970). Durante a Segunda Guerra Mundial, produziu dramas bélicos como "Hawai Mare Oki Kaisen"(ハワイ・マレー沖海戦). Ao fim da Guerra, dedicou-se a realizar roteiros, instruir novos diretores e trabalhou na televisão. Foi o mentor do cineasta Akira Kurosawa (黒澤 明, 1910-1998). Retirou-se em 1973. Morreu em 21 de setembro de 1974, aos 72 anos.
Em 1962, Yoshimoto assinou um contrato com a Toho e no ano seguinte fez sua primeira aparição como uma ponta na comédia "Roppongi no Yoru: Aishite Aishite"(六本木の夜 愛して愛して), do diretor Iwauchi Katsumi (岩内克巳, 1925-), creditado com o seu nome verdadeiro. Sua estréia oficial só ocorreu em 1963, com o filme "Akatsuki no Gashô"(暁の合唱), do diretor Suzuki Hideo (鈴木英夫, 1916-2002), baseado na obra do dramaturgo Ishizaka Yojiro (石坂洋次郎, 1900-1986), já com o nome de "Susumu Kurobe"(黒部進), homenageando sua cidade natal. 
A aparência física de Kurobe lhe dava ares de um típico personagem de ação. Foi o tipo de papel que interpretou no filme policial "Kokusai Himitsu Keisatsu: Tora no Kiba"(虎の牙), realizado em fevereiro de 1964. Susumu Kurobe atuou em "Os Bravos Morrem Lutando", em fevereiro de 1965, de Frank Sinatra (1915-1998), e em outubro do mesmo ano, participou da sequência "Kokusai Himitsu Keisatsu: Kagi no Kagi"(国際秘密警察 鍵の鍵), no papel de um vilão.(Este filme foi depois usado pelo diretor norte-americano Woody Allen para realizar o seu primeiro trabalho de destaque: "O Que é Que Há, Gatinha?", rodado em abril de 1966, onde o diretor utilizou uma cópia do filme, fez alguns cortes, mudança de posição de cenas, inserção de filmagens com atores norteamericanos e redublagem dos personagens, criando uma história sem relação com a original, transformando-a em uma sátira aos filmes de espionagem, e que se tornou um marco na cultura popular do cinema mundial.).
Atores do seriado "Ultraman" original: Sandayu Dokumamushi (毒蝮三太夫, 1936-    ), Kurobe, Nihei Masanari (二瓶正也, 1940-    ), Akiji Kobayashi (小林昭二, 1930-1996) e Sakurai Hiroko (桜井浩子, 1946-    ).
Ainda em 1965, Kurobe participou do filme "Taiheiyo Kiseki no Sakusen: Kisuka"(太平洋奇跡の作戦 キスカ), um drama de guerra ambientado durante as operações no Pacífico em 1943, com os grandes atores Toshiro Mifune (三船 敏郎, 1920-1997) e Shimura Takashi (志村 喬, 1905-1982). este trabalho foi dirigido por Maruyama Seiji (丸山誠治, 1912-1989) e produzido por Tanaka Tomoyuki (田中 友幸, 1910-1997), o realizador de Godzilla. Pouco após encerrar as filmagens, Kurobe partiu para integrar o setor televisivo dos Estúdios Toho, em uma série chamada "Ultraman", criada por Eiji Tsuburaya (円谷 英二, 1901-1970), o realizador de efeitos especiais do estúdio, que tinha sido o responsável pela criação de Godzilla, e se tornaria uma das figuras mais proeminentes no setor de produção dos seriados tokusatsu.
  Cenas do terceiro episódio de "Ultraman", entitulado "Katokutai Shutugeki Seyo"(科特隊出撃せよ), exibido em 31 de julho de 1966. Com Kurobe Susumu, aparecem os atores Kobayashi Akiji (小林昭二, 1930-1996) como o Capitão Muramatsu, Dokumamushi Sandayu (毒蝮 三太夫, 1936-) como o oficial Arashi, e Nihei Masanari (二瓶正也, 1940-), como Ide, o operador de rádio.



A série Ultraman foi produzida por uma associação entre a "Tsuburaya Productions"(円谷プロダクション),empresa de Eiji Tsuburaya fundada em 1963, e que prestava serviços para a Toho, e a "Kabushiki Kaisha Tokyo Hoso 'Holdings"(株式会社東京放送ホールディングス), mantenedora da emissora TBS de rádio e televisão (Tokyo Broadcast System).
Em 17 de julho de 1966, foi lançado o primeiro episódio de "Ultraman", com Kurobe no papel principal do oficial Shin Hayata, que, após um acidente, ganha o poder de se transformar em um herói para combater a ameaça causada por monstros do espaço.
Moritsugu Koji (Ultraseven),
Dan Jiro (Ultraman Jack) e
Susumu Kurobe (Ultraman) nos
anos 70
O seriado teve 39 capitulos em seu total, encerrando em 09 de abril de 1967, tornando-se um clássico da televisão. Kurobe havia se surpreendido com o fato de ter sido selecionado para interpretar um herói, visto que todos os seus papéis anteriores, tinham sido, em sua maioria, vilões. 
Após o sucesso de Ultraman, Kurobe continuou a atuar em filmes e seriados de aventura e ficção, como "King Kong Ataca Novamente"(キングコングの逆襲) do diretor Honda Ishiro (本多猪四郎, 1911-1993), produzido para celebrar os 35 anos da Toho em 1967,e "O Filho de Godzilla"(怪獣島の決戦 ゴジラの息子, Kaijutô no Kessen, Gojira no Musuko), realizado em dezembro daquele ano.
Em agosto de 1968, participou de "Destroy All Monsters"(怪獣総進撃), nono filme de Godzilla, e o último onde estariam envolvidos os quatro grandes nomes da Toho: Tanaka Tomoyuki (Produtor), Honda Ishiro (Diretor), Ifukube Akira (伊福部 昭, 1914-2006 - Compositor) e Eiji Tsuburaya (Realizador).



A Toho Kabushiki Kaisha (東宝株式会社), é uma empresa de produção e distribuição de filmes. Fundada em 12 de agosto de 1932, pelo empresário Kobayashi Ichizo (小林一三, 1873-1957) com o nome de "Tokyo Takarazuka Gekijo Kabushiki Kaisha"(東京宝塚劇場株式会社), era uma rede que gerenciava a maior parte dos teatros de Tóquio. Em 1933, a empresa comprou a sede do PCL Eiga Seisaku-jô (ピー・シー・エル映画製作所), uma empresa pioneira no processamento de filmes, existente no Japão desde 1929, iniciando sua produção de filmes no ano seguinte. Em 1937, fundiu-se com o "JOStudio"(JOスタヂオ), de Ozawa Yoshio (大澤善夫, 1902-1966), tendo seu nome modificado para "Toho"(東宝), abreviação dos kanjis do nome oficial da empresa "Tokyo Takarazuka"(塚). Durante a Segunda Guerra, a empresa foi transformada em uma fábrica de bombas. Após a Guerra, a Toho iniciou o processo de expansão internacional, levando filmes aos Estados Unidos. A política restritiva da época levou a uma série de greves e disputas trabalhistas. Um grande número de funcionários, atores e diretores se retiraram e fundaram uma nova empresa, a "Shintoho Kabushiki Kaisha"(新東宝株式会社) em 1947, que se tornaria rival da Toho e um dos maiores estúdios do país. Nos anos 50. a Toho teve grande popularidade, com a realização de clássicos como "A Fortaleza Escondida", "Trono Manchado de Sangue" e "Os Sete Samurais", do diretor Akira Kurosawa (黒澤 明, 1910-1998), e "Godzilla", pioneiro do cinema fantástico japonês. O setor de efeitos especiais do estúdio nesta época, era comandado pela "Tsuburaya Productions"(円谷プロダクション), empresa de Eiji Tsuburaya (円谷 英二, 1901-1970), criador de Ultraman e pai do seriado tokusatsu, Em 1959, a Toho associou-se a emissoras de televisão, antes da crise com a redução de demanda, ocorrida nos anos 60, que levaram a empresa a ser desmembrada em unidades menores. Na década de 70, a Toho chegou a fazer tentativas em filmes de terror (que eram populares no momento), mas acabou se voltando para os filmes de gangsters e de fantasia. Nos anos 80, a empresa realizou filmes independentes e animações, adquirindo audiência novamente com a produção de filmes da série Godzilla. Atualmente, a Toho continua ativa, distribuindo filmes de monstros gigantes e também foi responsável pela distribuição de notáveis animações dos Estúdios Ghibli (株式会社スタジオジブリ), como "Meu Vizinho, Totoro", "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Andante".
Susumu Kurobe conheceu sua esposa em 1969, e se casaram no ano seguinte. Sua filha, Yoshimoto Takami (吉本多香美), nasceu em 1971 e seguiu a carreira de atriz. 
Kurobe e sua filha
Durante a década de 70, Kurobe reapareceu diversas vezes nas continuações de Ultraman, fazendo aparições especiais como um personagem extra, ou revivendo o oficial Shin Hayata, como fez em "O Retorno de Ultraman"(帰ってきたウルトラマン), em 1971 e em "Ultraman Taro"(ウルトラマンT(タロウ)), em 1973,
Ainda nos anos 70, Kurobe participou de várias séries, como "Robot Keiji K"(ロボット刑事), em 1973, e a de heróis gigantes "Ganbaron", o Super-homem do Japão"(小さなスーパーマン ガンバロン), em 1977. Também realizou participações em seriados e dramas históricos, como "Koya no Yojimbo"(荒野の用心棒), "Zenigata Heiji"(銭形平次), sobre um policial resolvendo casos no Japão medieval, onde Kurobe atuou diversas vezes durante o decorrer da década. Fez ainda "Burari Sinbei Dojoyaburi"(ぶらり信兵衛 道場破り) e "Amigasa Jubei"(編笠十兵衛). Um de seus papéis mais conhecidos no Japão, em dramas históricos, foi o de Nagakura Shinpaichi (永倉 新八, 1839-1915), na série "Moeyo Ken"(燃えよ), baseado na obra do escritor Shiba Ryutaro (司馬 遼太郎, 1923-1996)
 Nagakura Shinpaichi foi um influente militar no final da Era Tokugawa. Durante o Período Edo (1603-1868), o governo do Japão era exercido por dois poderes paralelos: o do Imperador (que tinha poder nominal, apenas), e o de um generalíssimo (shogun).
Os atores de Ultraman, Nihei Masanari, Sakurai Hiroko,
 Kurobe e Sandayu Dokumamushi, em junho de 2005.
Quando o comodoro norteamericano Matthew Perry (1794-1858), forçou o Bakufu (governo do shogun, que detinha o poder político), a abrir seus portos de comércio para os estrangeiros em 1853, sob ameaça de artilharia naval, a situação politica ficou caótica, com assassinatos em série e falta de lei. O Bakufu, ordenou a criação de uma guarda composta por samurais sem mestre (ronin), para proteger o shogun Tokugawa em uma viagem a Quioto (capital do Império). Ao chegarem, o lider da guarda anunciou que pretendia se opor as ordens do bakufu, que havia aberto os portos aos estrangeiros, e jurar lealdade ao imperador. Treze dos ronin se recusaram a desobedecer e voltaram para Edo (capital do Bakufu) onde foi formada a polícia de proteção do bakufu: o "shinsengumi"(新選組). Nagakura Shinpaichi foi um dos líderes desta polícia, chegando ao posto mais alto: o de capitão. Permaneceu leal a suas funções até 1868, quando o bakufu foi extinto. Depois disso, casou-se, adotando o nome da esposa. Foi perdoado através da anistia imperial e escreveu diversas obras que, nos dias atuais, ajudaram a compreender a vida, procedimentos e atos do shinsengumi nos ultimos anos do shogunato.
Susumu Kurobe como o vilão Professor Kuromatsu, em trecho de "Nobuhiko wa Doko ni?", décimo episódio do seriado "Black Kamen Rider"(仮面ライダーBLACK), exibido em 06 de dezembro de 1987. 

Kurobe Susumu, como general Kenzo
Tomioka, em "Ultraman Max", exibido
em 2005.
Apesar de ter ficado ilustre como o herói de Ultraman, Kurobe ganhou grande popularidade fazendo papéis de vilão em seriados tokusatsu como o "Mestre do Crime" em J.A.K.Q.Dengekitai (ジャッカー電撃隊), em 1977, a voz do vilão Berlock em "Megaloman", em 1979, e o maligno Dr. Kuroda no primeiro e nos últimos episódios de "Winspector"(特警ウインスペクター), exibidos em 1989 e 1990.

No final da década de 80, Kurobe fez várias participações especiais em fimes da série Goodzilla como "Goodzilla contra Biollante"(ゴジラVSビオランテ), lançado em dezembro de 1989, "Goodzilla contra King Ghidorah"(ゴジラVSキングギドラ), lançado em dezembro de 1991, e "Goodzilla contra Mothra"(ゴジラVSモスラ), lançado no ano seguinte.
Kurobe em
"Mito Komon",
em 2006.
Participou de "Mito Komon"(水戸黄門), série que contava a história de Tokugawa Mitsukuni (徳川 光圀, 1628-1701), um dos politicos mais influentes do Período Edo. A série foi uma das mais longas do Japão, tendo durado entre 1969 até 2011. Kurobe fez participações na série nos anos de 1976 e 1977, 1981 a 1985, 1987 a 1992, 1994 a 2000, 2004, 2006 e 2007.
Em 2005, participou da série "Ultraman Max"(ウルトラマンマックス), no papel do General Kenzo Tomioka, voltando a interpretar Shin Hayata em vários filmes realizados, como "Ultraman Mebius and Ultraman Brothers"(ウルトラマンメビウス&ウルトラ兄弟), lançado em setembro de 2006, "Superior Ultraman 8 Brothers"(大決戦!超ウルトラ8兄弟), lançado em setembro de 2008, que teve a junção das versões anteriores do herói, interpretadas por seus atores originais, e "Ultraman Saga"(ウルトラマンサーガ), lançado em março de 2012, celebrando os 45 anos da série.
 Susumu Kurobe, como o vilão Doutor Onikichi Kuroda, em cena do episódio "Tobe Kibo no Sora e" de "Tokkei Winspector"(特警ウインスペクター), exibido em 13 de janeiro de 1991. Aparecem na cena os atores Miyauchi Hiroshi (宮内 洋, 1947-) como o oficial Masaki e Nakanishi 'Mami' Naomi (中西真美, 1967-) como a garota Junko.

Susumu Kurobe apresentava-se com os cabelos bem escuros, mas seus cabelos já eram grisalhos aos trinta anos, porém, decidiu parar de tingí-los na década de 70. Dizia que uma cabeleira branca dava um certo ar de distinção, até mesmo para um vilão. 
Seu talento culinário era muito conhecido, tendo ele sido uma figura frequente em "Gochisousama"(ごちそうさま), um programa televisivo de culinária, onde cada apresentação tinha uma duração de quinze minutos, produzido pela Nippon Television, patrocinada pela indústria de alimentos Ajinomoto, e um dos programas mais duradouros em sua área na televisão, ficando no ar entre 1971 até 1998.
Com o crescimento do movimento nostálgico nos anos 90, Kurobe passou a fazer várias apresentações em programas de televisão, entrevistas e aparições em convenções, lembrado como intérprete de um herói e depois, de vilões, o que foi um contraste. Muitos de seus fãs diziam que ele não devia fazer isso, mas Kurobe não se continha, interpretava vilões simplesmente porque achava que era divertido. 
 Cena de Susumu Kurobe, como um monge shintoísta, em aparição especial no segundo episódio do drama de mistério e comédia "Puzzle"(パズル), exibido em 2008. Na cena, participação de Wakamura Mayumi (若村麻由美, 1967-  ) como a monja, Ishihara Satomi (石原さとみ, 1986-  ) como a professora/investigadora na última fila, e os atores Yamamoto Yusuke (山本裕典, 1988-   ) e Kimura Ryo (木村了, 1988-   ) como os estudantes no fundo, Kawahara Sabu (河原さぶ , 1945-    ), como o senhor na primeira fila, e Kitayama Masayasu (北山雅康, 1967-   ) como o ouvinte questionador usando óculos.

Durante sua carreira, ele ainda fez várias incursões em trabalhos de comédia, dizendo querer "expandir para outras áreas". Mas mesmo pensando deste modo, Kurobe mantinha um certo temor em relação a Hayata.
Kurobe Susumu e Fujioka Hiroshi
(藤岡弘, 1946-), intérpretes dos
 heróis Ultraman e Kamen Rider
originais, em evento em junho
de 2011.
Antes do inicio da série de filmes, onde reviveu seu personagem mais famoso, Susumu Kurobe afirmava que tinha receio de revivê-lo, pois temia que o fato de o tempo ter passado para ele (Kurobe) pudesse afetar a impressão que os fãs tem do personagem, lhes causar uma sensação de desapontamento pelo fato de ter envelhecido. Dizia que por esse motivo, poderia voltar a atuar em Ultraman, mas não como Hayata. Como um militar, uma participação especial, sim, mas voltar a atuar como Hayata poderia fazer com que o sonho terminasse.  
Aos 72 anos atualmente, participou do 23º filme da saga Ultraman ( no papel de Shin Hayata). A boa aceitação de seus fãs mostrou que ele estava errado. Kurobe continua atuando e participando das convenções e reuniões de fãs dos seriados Winspector, Black Kamen Rider e Ultraman, e sua carreira parece muito longe de terminar.

Ultraman Ace/Takamine Keiji (高峰圭二, 1946-), Ultraman Jack/Dan Jiro (団時朗, 1949-), Ultraseven/Moritsugu Koji (森次晃嗣, 1943-) e Ultraman/Kurobe Susumu , em meados de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário