terça-feira, 19 de junho de 2012

Sen Masao

Sen Masao
1947-
cantor japonês
Sen Masao (千昌夫) foi um dos cantores mais populares do estilo 'enka' no Japão durante as décadas de 60 a 80. O 'enka'(演歌), é um tipo de música japonesa surgido na década de 50, com a mistura da canção tradicional japonesa com as melodias ocidentais, gerando um gênero de música mais romântica. Nascido como Abe Kentaro (阿部健太郎), na cidade de Rikuzentakata, na Província de Iwate, (A segunda maior Província do Japão depois de Hokkaido), localizada na Região de Tohoku, na Ilha de Honshu, a 08 de abril de 1947, era o segundo filho de um casal de agricultores.
O pai de Abe morreu quando ele tinha aproximadamente dez anos. No inicio da década de 60, Abe abandonou seus estudos na Universidade Mizusawa Daiichi, localizada no Distrito de Mizusawa, em Iwate, para tentar uma carreira artística como cantor em Tóquio. Antes disso, havia trabalhado como pedreiro de obras e aprendiz de artesão em Hokkaido.
Em 1965, Abe conheceu o compositor Endo Minoru (遠藤実), que era um dos mais importantes representantes da música japonesa no período pós-guerra. Em 05 de setembro daquele mesmo ano, Abe, já com o nome artístico de Sen Masao (千昌夫), fez sua estréia com a canção "Kimi ga Suki", de autoria de Endo Minoru, com letra de Wakayama Kaoru (若山かほる), pela gravadora que na época pertencia a hoje extinta, corporação Taiheijutaku (太平住宅). Esta gravadora foi vendida em 1972, para a Editora Tokuma Shoten Kabushiki Kaisha (株式会社徳間書店), e atualmente é conhecida como "Tokuma Japan Communications"(徳間ジャパンコミュニケーションズ).

Endo Minoru (遠藤実), nasceu na antiga Cidade de Tóquio, (hoje, Cidade de Sumida, em Tóquio), a 06 de julho de 1932. e se mudou para Niigata pouco tempo depois. Endo abandonou sua família e fugiu de casa, voltando para Tóquio em 1949, para tentar uma carreira como guitarrista e compositor, exercendo diversos empregos, até ser contratado pela gravadora Mercury Records em 1956. Seu primeiro sucesso foi "Otsuki-san Konbanwa"(お月さん今晩わ), lançado em 1957. Em 1966, juntou-se ao empresário Nakayama Koichi (中山幸市, 1900-1968), presidente da Corporação Taiteijutaku (太平住宅株式会社), para integrar o núcleo musical da gravadora da empresa até 1972, quando a companhia foi adquirida pela Editora Tokuma Shoten, tornando-se a Tokuma Japan Communications (徳間ジャパンコミュニケーションズ). Endo escreveu músicas para diversos artistas do estilo 'enka', incluindo Misora Hibari, Kitajima Saburo, Shimamura Chiyoko, Funaki Kazuo e Sen Masao, totalizando cerca de cinco mil composições durante toda sua carreira. Foi presidente da Associação de Letristas em 1989, e por sua contribuição à cultura e mùsica do Japão, foi agraciado pelo governo japonês com a medalha de Honra de Faixa Púrpura em 1990, e a medalha de mérito "Bunka Korosha"(文化功労者) em 2003. Também foi presidente da Associação Japonesa de Cultura e Música Popular, e da Sociedade Japonesa de Direitos dos Autores, Compositores e Editores. Endo Minoru morreu no dia 06 de dezembro de 2008, aos 76 anos, um hospital de Tóquio, vítima de infarto agúdo do miocárdio. Ele já havia passado por duas cirúrgias para implantação de pontes de safena, em 1988 e 2008. Endo foi agraciado póstumamente, em 23 de janeiro de 2009, com a medalha "Kokumin Eiyosho"(国民栄誉賞), tendo o título de Comendador.
NOTA: No Ocidente, Tóquio é considerada uma cidade, porém no Japão, a "Cidade de Tóquio"(東京市, Tokyo-shi), não existe mais. Atualmente, Tóquio é denominada como metrópole (東京都, Tokyo-to), No Japão, os territórios são divididos em províncias, Tóquio é a única municipalidade do país que é denominada como 'metrópole'. Ela foi formada pela junção da antiga Província de Tóquio,(東京府, Tokyo-fu), com a velha cidade de Tóquio (東京市, Tokyo-shi).
O Shogunato
(em japonês, 'Bakufu', 幕府), foi uma forma de governo no Japão, onde o poder era exercido por um generalíssimo, conhecido como 'shogun'(将軍). O shogun exercia um poder paralelo ao do Imperador japonês. O último shogun foi o do Clã Tokugawa, que comandou o país entre 1603 até 1868, quando o shogunato foi extinto. A antiga Província de Tóquio foi fundada em 03 de setembro de 1868, quando o Território de Edo, então capital do shogunato, foi rebatizado com o nome de "Capital do Leste" que vêm das palavras "To"(東), que significa 'Leste', e "Kyo"(京), 'Local onde está estabelecido o governo'. 
Dentro de parte da Província, foi fundada a velha Cidade de Tóquio, em 01 de maio de 1889, e tanto a Cidade como a Província eram administradas pelo mesmo prefeito. Com a expansão territorial, em 01 de julho de 1943, as duas minicipalidades foram abolidas e agrupadas em uma só unidade. O território onde ficava a cidade de Tóquio deu lugar aos atualmente chamados "23 Distritos", que ficam dentro da área da antiga Província, que hoje é conhecida como a Metrópole de Tóquio. 



Em 05 de dezembro de 1965, Sen Masao interpretou seu segundo trabalho "Wakai Koibito-tachi"(若い恋人たち), de Endo Minoru e letra de Yamaguchi Akari (山口あかり, 1934-2007).
Em 24 de março de 1966, Sen Masao lançou seu terceiro single "Kimi Hitori"(君ひとり), que tinha como lado B, a canção "Hoshikage no Warutsu" (星影のワルツ), e em 01 de março de 1967, lançou "Sekai no Kuni Kara Konnichiwa"(世界の国からこんにちは, Boa Tarde aos Países do Mundo), primeira versão da canção que ficaria famosa na voz do cantor tradicional Minami Haruo (三波春夫, 1923-2001), durante os eventos da "Expo 1970-Nihon Bankoku Hakurankai"(日本万国博覧会), uma exposição Mundial sediada em Osaka, que teve como tema o "Progresso e Harmonia da Humanidade".
Voz de Sen Masao, cantando seu terceiro trabalho, "Kimi Hitori"(君ひとり, Só Você), música e letra compostas por Endo Minoru, lançada originalmente em 24 de março de 1966.

As "Exposições Mundiais" são eventos ministrados pelo Bureau Internacional de Exposições, que um país se oferece para realizar como forma de aproximação cultural com outros países, utilizando a arte, tecnologia e a educação de design. No Brasil, este evento foi realizado apenas uma vez, em 07 de setembro de 1922, com o nome de "Exposição Internacional do Centenário da Independência". Ela foi sediada no Rio de Janeiro, e contou com a participação de quatorze países, durando até março de 1923.
Em 1968, Sen Masao relançou a música "Hoshikage no Warutsu", que tornou-se um sucesso, e o fez ser convidado pela primeira vez para se apresentar no Kohaku Uta Gassen, o tradicional festival de final de ano da emissora de televisão NHK, onde são convidados para se apresentar as figuras mais importantes do cenário musical do país.
Em 1970, Sen Masao comprou um terreno de cinquenta mil metros quadrados por quarenta milhões de ienes (atualmente, cerca de quinhentos mil dólares), na cidade de Sendai, capital da Província de Miyagi, a maior cidade da região de Tohoku, no norte do Japão. Em 28 de novembro de 1971, foi iniciada a construção da linha de trem expresso "Tohoku Shinkansen"(東北新幹線), que também pode ser definida como "Trem Bala Tóquio-Aomori", a mais longa linha de trem bala do Japão. A construção da Tohoku Shinkansen fez com que os terrenos de Sen Masao valorizassem cerca de dez vezes o valor de compra. Aproveitando esta oportunidade, em 1972, Sen Masao fundou a sua empresa, a "Abe Internacional"(アベインターナショナ), voltada para o mercado hoteleiro, passando a ser chamado de o "rei-cantor do mercado imobiliário", ampliando os seus negócios em nível nacional e para o exterior.
 
Voz de Sen Masao cantando "Sayonara Sankaku Mata Kite Shikaku"(さよなら三角また来て四角), música de Tokuhisa Koji (徳久広司, 1948-  ), com letra de Kitajo Makoto (喜多條忠, 1947-  ), lançada originalmente em 10 de novembro de 1977.

Sen Masao e Joan Sheppard
Com a prosperidade, Sen Masao começou a manter uma vida extravagante, com a compra de carros importados, suítes luxuosas e uma preferência por mulheres estrangeiras loiras. Em 1972, Sen Masao se casou com a cantora norte-americana Joan Sheppard (ジョーン・シェパード, 1944-  ), que era a intérprete titular da New Glenn Miller Orchestra, o grupo fundado pelos ex-integrantes da orquestra do renomado maestro norteamericano de jazz Glenn Miller (1904-1944), depois que este morreu em um desastre aéreo.
Joan Sheppard havia ficado conhecida no Japão no ano anterior, ao interpretar a canção 'Summer Creation', tema dos comerciais da indústria norte-americana de cosméticos Max Factor. O casal faria várias aparições em diversos comerciais no decorrer da década de 70.
Sen Masao lançou a canção "Akemi to Yuna de Jyuhachi de"(アケミという名で十八で) em 25 de fevereiro de 1973. Nos quatro anos seguintes, seu trabalho musical foi reduzido, sem grandes destaques.
Voz de Sen Masao, interpretando a segunda versão de "Yuyake Gumo"(夕焼け雲, Nuvens ao Sol Poente), música de autoria de Ichidai Noboru (一代のぼる, 1937-2000), com letra de Yokoi Hiroshi (横井弘, 1926-    ), lançada em 25 de maio de 1983. A primeira versão da canção, lançada em 20 de março de 1976, possuia um rítmo mais lento e tradicional. Esta segunda versão foi realizada com uma interpretação mais vigorosa, seguindo as preferências do mercado musical japonês, ocorridos na década de 80, com o surgimento do pop e rock, e a decadência do estilo 'enka'.

Em 01 de junho de 1975, lançou "Wakare"(わかれ), uma edição especial de comemoração por seus dez anos de carreira, mas sua fase de ouro se iniciaria apenas em março de 1976, quando lançou "Yuyake Gumo"(夕焼け雲), seu 24º single, seguido por "Nagare Gumo"(流れ雲), lançado em 01 de outubro do mesmo ano.
Em 05 de abril de 1977, Sen Masao chegou ao auge, com seu 26º trabalho, "Kitaguni no Haru"(北国の春). A canção foi extremamente popular na época, não apenas em seu país, tornando-se a mais conhecida canção popular japonesa na China e na Tailândia. Tal sucesso o levou a ser convidado novamente para o Kohaku Uta Gassen, onde não se apresentava desde 1971. Essa foi a primeira de dez apresentações consecutivas que Sen Masao faria no evento.
Sen Masao nos anos 70, cantando "Kitaguni no Haru"(北国の春, Primavera no Norte), uma de suas canções mais notórias, de autoria de Endo Minoru, com letra de Ide Haku (いではく, 1941-    ), lançada originalmente em 05 de abril de 1977. A canção vendeu cerca de 3 milhões de cópias, e levou Sen Masao a cantá-la três anos consecutivos no Kohaku Uta Gassen entre 1977 e 1979. 

Kitaguni no Haru recebeu o Prêmio por Discos Vendidos no 21º Japan Record Award de 1979. Em sequência, Sen Masao lançou alguns de seus trabalhos mais célebres: "Misoshiru no Uta"(味噌汁の詩), "Tsugaru Heya"(津軽平野) e "Yosaku"(与作), versão da canção original interpretada pelo cantor enka Kitajima Saburo (北島三郎, 1936-   ).
Sen Masao e Joan Sheppard
A partir da segunda metade da década de 80, Sen Masao não lançou grandes sucessos, e em 1988, o casamento entre ele e Joan Sheppard terminou, devido a casos extraconjugais do cantor. Pouco depois, Sen Masao se casou com a norte-americana Amanda (1965-   ), com quem teve três filhos.
Foi neste momento que aconteceu no Japão, a chamada "bolha econômica"(バブル景気), que foi quando o crédito bancário se tornou fácil e extremamente acessível ao povo, causando uma grande procura por imóveis, consequentemente, isso fez com que os preços dos imóveis caíssem terrívelmente, levando o país a uma crise econômica, cujas consequências se manteriam pelos quinze anos seguintes. O pior período desta crise durou entre 1991 e 2000, no que ficou conhecido como "Ushinawareta Junen"(失われた10年, A Década Perdida)
Assim como aconteceu com o cantor enka Mihashi Michiya, os negócios imobiliários de Sen Masao entraram em colapso, porém, os empreendimentos de Sen Masao eram maiores, seus investimentos em imóveis tinham nível internacional, decorrente disso, seu prejuízo também foi maior. Em 1990, Sen Masao já apresentava grandes dívidas, que viriam a aumentar com o tempo.
Sen Masao interpretando "Bokyo Sakaba"(望郷酒場, Nostalgia da Taverna), música de Sakurada Seichi (桜田誠一, 1935-2012), com letra de Satomura Ryuichi (里村龍一, 1949-    ), lançada originalmente em 01 de setembro de 1981.

Em 01 de março de 1991, Sen Masao lançou "Oyaji Sensei"(おやじ先生), seu 39º disco, retomando a carreira após uma pausa de cinco anos.
Sen Masao e segunda esposa
Em abril de 1994, Sen Masao gravou "Yume Oibito"(夢追い人) e, em dezembro, "Ueno Ni Go-jihan"(上野に五時半). A crise financeira fez com que o cantor se exaltasse com o assedio dos jornais, alegando 'não ser um brinquedo da imprensa' e que 'a imprensa não devia falar sobre coisas desnecessárias'. Estes atos o fizeram se distanciar dos jornalistas a partir de então.
Em fevereiro de 2000, a Abe Internacional teve falência decretada, e o caso do cantor foi conduzido a Comarca de Tóquio, onde a dívida de Sen Masao foi calculada em 103,4 bilhões de ienes (valor aproximado de 1,3 bilhão de dólares), todavia, o cantor se recusou a declarar falência pessoal.
Em 27 de setembro do mesmo ano, Sen Masao lançou seu 50º trabalho, entitulado "Yatai"(屋台).
Sen Masao, em apresentação ao vivo, cantando "Misoshiru no Uta"(味噌汁の詩, Canção do Missô Shiru), música e letra compostas por Nakayama Daisaburo (中山大三郎, 1941-2005), lançada originalmente em 20 de dezembro de 1978, e relançada em 01 de abril de 1980. A canção vendeu cerca de seiscentas mil cópias e foi a primeira música popular do país a usar como tema, a tradicional sopa japonesa de pasta de soja 'misoshiru'.

Uma das características físicas mais conhecidas de Sen Masao era um grande sinal que possuia na testa, entre os olhos. Em 2000, o cantor se submeteu a uma cirurgia a laser para a remoção deste sinal, recebendo críticas de muitos de seus amigos, que consideravam o sinal, como sua "marca pessoal". Foi ainda neste ano, que Sen Masao se envolveu em uma manifestação para evitar o fechamento do "Saint Joseph International College"(ント・ジョセフ・インターナショナル・カレッジ), a escola onde seu filho estudava.
O Saint Joseph International College era uma escola católica, que ficava na cidade de Yamate, em Yokohama, na Província de Kanagawa, fundada em 1901 por intervenção do Ministério de Relações Exteriores do Japão, com o objetivo de incluir a instrução estrangeira no país. A escola teve seu auge após a Segunda Guerra Mundial, com o alto número de estrangeiros e repatriados.
Na década de 80, com o barateamento do transporte em Tóquio e o aumento de instituições de ensino na Capital, o número de alunos das escolas Internacionais começou a declinar, e o Ministério da Educação decidiu que manter o estabelecimento não era mais interessante ou viável.
Com a Bolha Econômica, a Catedral de Tóquio que mantinha a escola, decidiu, para recuperar fundos, realizar o seu fechamento e a venda do terreno. O ato encontrou oposição de pais e ex-alunos, o que em 1995, levou a decisão de que, a escola não poderia fechar até que todos os seus alunos que estivessem nela fossem formados. A Instituição parou de receber alunos naquele ano, e a escola encerrou atividades após a formatura da última classe, em junho de 2000. A elaboração de um abaixo assinado, instituida pelo Comitê de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Yamate, não foi suficiente para evitar a venda do imóvel para uma construtora no ano seguinte, onde depois, seriam construídos uma série de apartamentos residenciais.
Sen Masao, em apresentação ao vivo, em meados de 2004, cantando "Tsugaru Heya"(津軽平野), obra composta por Ikuzo Yoshi (吉幾三, 1952-    ), lançada em 25 de março de 1984, fazendo homenagem ao Território de Tsugaru-heya, uma área costeira da Província de Aomori, localizada no norte do Japão, terra pátria de Ikuzo Yoshi e um dos locais mais ilustres no cenário da música tradicional japonesa.

Amanda e filha Daniela
Em 2002, Sen Masao foi incluído na "Minji Saisei Ho"(民事再生法, Lei de Reabilitação Civil, Número 225, de 22 de dezembro de 1999), que estabelece termos de proteção para empresas em dificuldades financeiras, congelando temporariamente a ação de credores, e estabelecendo meios e prazos para que a empresa se reestruture e faça a quitação de sua dívida. No caso de Sen Masao, foi realizada uma reestruturação de finanças pessoais, para que ele pudesse pagar a parcela mínima da dívida, em um período de seis anos.
Em 21 de fevereiro de 2007, Sen Masao lançou "Kanreki Iwai Uta"(還暦祝い唄), comemorando seus sessenta anos de idade, e em outubro de 2009, sua segunda filha Daniela (1990-   ), decidiu tentar a carreira como modelo no Japão.
Na tarde de 11 de março de 2011 ocorreu o Grande Terremoto do Leste do Japão, ou Terremoto de Tohoku, um abalo sismico que atingiu a parte norte do país, causando uma onda gigante que destruiu parte da costa da cidade de Sendai, capital da Província de Miyagi, causando cerca de 15 mil mortes e deixando três mil desaparecidos.
Em 01 de abril daquele ano, Sen Masao participou do evento "Amor Sem Fronteiras", organizado pelo "Sindicato de Artistas de Hong Kong"(香港演藝人協會), sediado em Victoria Park, norte da Ilha de Hong Kong, para arrecadar fundos para as vítimas do incidente. O evento durou três dias e arrecadou mais de dois milhões de dólares. No final de 2011, Sen Masao foi convidado novamente para se apresentar no Kohaku Uta Gassen, após mais de uma década sem apresentações no programa.
Sen Masao cantando "Hoshikage no Warutsu"(星影のワルツ, Valsa de Luz de Estrelas), canção de autoria de Endo Minoru, com letra de Shitatori Sonoe (白鳥園枝, 1953-1995), lançada originalmente em 24 de março de 1966. Foi relançada em 1968, ficando colocada em primeiro lugar entre as músicas mais ouvidas, de acordo com a lista oficial de pesquisa de vendas da Oricon, por um período de seis semanas, e foi o primeiro sucesso de público de Sen Masao.

Nos últimos anos, mesmo não tendo grandes sucessos realizados, Sen Masao continua sendo considerado uma figura importante na arte musical japonesa, as canções "Bokyo Sakaba","Kitaguni no Haru" e "Hoshikage no Warutsu" se tornaram sinônimos da canção popular no país. Kitaguni no Haru foi regravada várias vezes por cantores como Fuji Keiko, Yashiro Aki, Misora Hibari, Hosokawa Takashi e Teresa Teng, e teve várias versões, interpretadas na India, Tailândia, China e Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário