domingo, 17 de outubro de 2010

Yuki Tsuchiya


Tsuchiya Yuki
1964-1990
ator de televisão japonês

Nascido como Tsuchiya Ayumi (つちや あゆみ), na Cidade de Nerima, em Tóquio, a 01 de janeiro de 1964, Tsuchiya Yuki (土家歩) era o filho mais velho dos atores Ebara Shinjiro (江原真二郎, 1936-   ) e Nakahara Hitomi (中原ひとみ, 1936-    ), e tinha como irmã, a atriz e cantora Tsuchiya Saori (土家里織, 1969-   ).


Ebara Shinjiro (江原真二郎), nasceu como Tsuchiya Motosada (土家基定), na Província de Quioto, a 12 de outubro de 1936. Formado em comunicação, iniciou a carreira de ator ao participar de um teste para novos talentos, realizado pelos Estúdios Toei, estreando em uma ponta no filme "Wakai Hitomi"(若い瞳). em 1954. Seu primeiro papel de destaque foi em "História de um Amor Puro"(純愛物語, Junai Monogatari), do diretor Imai Tadashi (今井正, 1912-1991), filme ganhador do Urso de Prata de Melhor Direção, no 8º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1957, onde atuou ao lado de sua futura esposa, a atriz Nakahara Hitomi.
Nakahara Hitomi (中原ひとみ), nome artístico da atriz Tsuchiya Riko (土家里子), nasceu na Cidade de Taito, em Tóquio, a 22 de julho de 1936. Abandonou os estudos na Universidade Feminina Kyoritsu, localizada na Cidade de Chiyoda, em Tóquio, para tentar a carreira artística, participando de um teste de novos talentos dos Estúdios Toei, e estreando no filme "Uogashi no Ishimatsu"(魚河岸の石松) em 1954. Ganhou fama em 1957 com o filme "História de Um Amor Puro", onde interpretava a personagem principal, ao lado do ator Ebara Shinjiro, com quem se casou em 1960. Ambos tiveram uma longa carreira no cinema, Hitomi passou a fazer atuações para a televisão em 1963 e no teatro a partir de 1979. O casal teve dois filhos: Ayumi e Saori, que viriam a seguir a carreira artística.
Tsuchiya Saori (土家里織), nasceu em Tóquio, a 22 de janeiro de 1969. Formada na Universidade Seikei, na Cidade de Musachino, começou a carreira como atriz em uma ponta no seriado "Asa no Renzoku Terebi Shosetsu"(朝の連続テレビ小説), em 1987. Saori não teve sucesso em sua empreitada como atriz e cantora, realizando apenas algumas aparições em seriados de televisão e alguns poucos filmes e peças de teatro sem grande repercussão, tendo como seu trabalho mais conhecido, um comercial para a Indústria de Cosméticos Shinseido, realizado em 1988. Abandonou o mundo artístico em 1998, para se dedicar a vida particular. Seus pais, casados até hoje, continuaram a carreira. Entre os trabalhos mais recentes de Ebara, em 2011, ele interpretou o chefe Yonabaru, no seriado "Tempesuto"(テンペスト), da emissora NHK, baseado na obra do escritor Ikegami Eichi (池上永一). O trabalho mais recente de Hitomi é uma participação em um filme sobre a vida da artista e ilustradora Iwasaki Chihiro (いわさきちひろ, 1918-1974), realizado em 2012.

Comercial da LION, em 1972
Seus pais, Ebara e Hitomi, haviam começado a carreira no ano de 1954, e eram casados desde 1960. tendo uma grande popularidade. No inicio da década de 70, ambos foram contratados pela empresa de produtos de saúde e higiene LION, para atuar como casal-propaganda, e entre os diversos comerciais que realizaram juntos, houve um trabalho, veiculado em 1972, onde apareciam os quatro membros da família. Esta foi a primeira aparição de Tsuchiya Yuki na televisão, quando tinha oito anos.
No final dos anos 70, Tsuchiya passou a integrar o "JAC"(ジャパン・アクション・クラブ, Japan Action Club), um escritório de entretenimento, fundado pelo ator e lutador Sonny Chiba, (千葉真一, 1939- ), dedicado a treinar dublês para filmes e seriados utilizando artes marciais.
Tsuchiya como Mori Ranmaru
Em 1983, Tsuchiya fez sua estréia oficial, no papel do samurai Mori Ranmaru (森蘭丸, 1565-1582), no drama histórico "Tokugawa Ieyasu"(徳川家康), que retratava a vida do líder militar japonês fundador do shogunato Tokugawa, dinastia que comandou a política do Japão entre os anos de 1603 até 1868.
Em novembro deste mesmo ano, Tsuchiya fez uma aparição como um guerrilheiro extraterrestre, em um episódio do seriado de aventura "Detetive Espacial Sharivan"(宇宙刑事シャリバン).
Em janeiro de 1985, Tsuchiya Yuki ganhou seu papel mais conhecido: o herói Gin Mizuno, que se transformava no Bicrosser Gin, no seriado "Bicrossers"(兄弟拳バイクロッサー), realizado pelos Estúdios Toei, baseado na obra do desenhista Shotaro Ishinomori (石ノ森 章太郎, 1938-1998), para manter a audiência conquistada pela bem sucedida série antecessora "Machineman"(星雲仮面マシンマン), que havia encerrado em setembro de 1984.
Tsuchiya Yuki, como Gin'jiro Mizuno, em cena do episódio "Desuta no Saigo!?"(デスターの最後!?), do seriado "Kyodai Ken Bicrosser", exibido em 19 de agosto de 1985.

Bicrossers foi exibida entre 10 de janeiro até 26 de setembro de 1985, e teve 38 episódios no total, porém os quatro últimos destes, foram reprises de episódios anteriores.
Após o final de "Bicrossers", Tsuchiya Yuki fez algumas aparições em seriados, como o dramático "Mokuyô Dorama Sutorito"(木曜ドラマストリート), e o seriado de comédia "Getsuyô Dorama Rando"(月曜ドラマランド), ambos ainda em 1985.
Em 1986, Tsuchiya participou de um episódio da segunda temporada de "Natsu Taiken Monogatari' (夏・体験物語), uma série com temática de juventude e puberdade, exibida pela emissora TBS (Tokyo Broadcast System).
A primeira temporada de "Natsu Taiken Monogatari" começou a ser exibida em 20 de agosto de 1985. e foi um dos primeiros trabalhos da carreira da cantora, atriz e modelo Nakayama Miho (中山 美穂, 1970-   ), interprete da canção tema do seriado, ganhadora do Japan Record Award, como artista revelação daquele ano. Apesar disso, a série foi muito insatisfatória e criticada pelo público, e acabou sendo cancelada em 25 de setembro, após apenas seis episódios terem sido gravados. Sua produção foi paralisada, e seu roteiro passou por uma reavaliação geral. Foi relançada com mudanças na segunda temporada, entre 29 de julho até 14 de outubro de 1986, com onze episódios no total.
Cena do episódio "Fun no Uchu Umi ni Iga Senshi Dan no Zetto Hata Agaru", do seriado "Uchu Keiji Sharivan"(宇宙刑事シャリバン), exibido em 11 de novembro de 1983. Junto com Tsuchiya Yuki, aparecem a atriz Yajima Yuki (矢島由紀, 1962-    ), e Watari Hiroshi (渡洋史, 1963-    ) como o detetive espacial Sharivan.

Em abril de 1988, Tsuchiya Yuki participou do nono episódio de "Hagure Keiji Junjoka"(はぐれ刑事純情派), uma série de mistério realizada pela TV Asahi, cujo personagem principal, era um detetive interpretado pelo ator e cantor Fujita Makoto (藤田まこと, 1933-2010).
Em 26 de fevereiro de 1990, Tsuchiya fez uma aparição no episódio "Wasurerareta Hanayome"(忘れられた花嫁), do seriado "Kayo Mystery Gekijo"(火曜ミステリー劇場), e em 15 de abril, interpretou Yonezawa Fumio, um dos suspeitos de ter cometido um homicídio, no primeiro episódio do seriado de mistério "Za Keiji"(ザ・刑事). Estes foram os últimos trabalhos de Tsuchiya Yuki na televisão.
Em 16 de maio de 1990, Tsuchiya Yuki havia ido visitar um amigo que residia as margens do Lago Yamanaka, na Província de Yamanashi, próximo ao Monte Fuji. Quando retornava da visita, o ator dirigiu seu carro, uma Nissan Fairlady Z32 branca, para a Via Expressa de Chuo, que liga as áreas da Grande Tóquio e Nagoya com as regiões centrais, tendo conexão com as áreas montanhosas nas Provincias de Kanagawa, Yamanashi, Nagano e Gifu.
A Nissan Fairlady Z32 é um tipo de carro esporte de carroceria baixa. Enquanto dirigia pela Rota Kawaguchiko, passando na frente do ponto de Nishikatsura, no Distrito de Minamitsuru, ainda em Yamanashi, onde o limite de velocidade é de 80 km/h, seu veiculo colidiu com a traseira de um caminhão de carga de grande porte. A velocidade extrema causou uma força de impacto que o atingiu diretamente na cabeça. Tsuchiya Yuki foi declarado morto no local, aos 26 anos, vítima de choque resultante de contusão cerebral, hemorragia e laceração decorrentes de traumatismo cranioencefálico.

Os intérpretes dos heróis de "Bicrossers", em 1985. Com Tsuchiya Yuki aparecem Sawachika Keiko (沢近恵子, 1962-   ), que interpretava a amiga Takeda Ayami, e Kaneko Akira (金子哲), que vivia o irmão mais velho Ken Mizuno - Bicrosser Ken - . Ambos se retiraram da carreira artística durante a década de 90.
O seriado "Bicrossers" teve um considerável sucesso no Brasil, sendo exibido pela primeira vez em 1991, um ano após a morte do ator.


Cena de abertura de "Bicrossers", realizada em janeiro de 1985. Canção entitulada "Tatakae! Bycrosser"(たたかえ! バイクロッサー), com letra de Shotaro Ishinomori (石森章太郎, 1938-1998) e música de Kikuchi Shunsuke (菊池俊輔, 1931-   ), arranjos de Makaino Koji (馬飼野康二, 1948-  ) e interpretação de Takahashi Gentaro (高橋元太郎, 1941-    )

Nenhum comentário:

Postar um comentário