domingo, 31 de janeiro de 2010

B.B.Queens

B.B.Queens
1990-1993; 2011-
Grupo musical pop japonês.
Com o nome homenageando o músico de blues norte-americano B.B.King, o B.B.Queens (B.B.クイーンズ) surgiu de um projeto alternativo idealizado pelos mais influentes membros da gravadora Giza Studio (ギザ ステューディオ), subsidiária da Being - Kabushiki Kaisha Beingu (株式会社ビーイング), uma das maiores empresas de música, divulgação e publicação musical do Japão, fundada em 1978 pelo compositor Nagato Daiko (長戸大幸, 1948-   ). O B.B.Queens tinha como objetivo a divulgação de um novo anime, entitulado 'Chibi Maruko-chan' (ちびまる子ちゃん), realizado em janeiro de 1990. 
Com melodias de autoria do compositor Oda Tetsuro (織田哲郎, 1958-   ), arranjos de guitarra de Hayama Takeshi (葉山たけし, 1958-   ) - colaborador de grandes grupos japoneses como DEEN, ZARD e T-Bolan - e o grupo de rock alternativo Shinsei Kamattechan (神聖かまってちゃん), o B.B.Queens foi parcialmente derivado do grupo Nagisa no All Stars (渚のオールスターズ), um projeto paralelo do compositor Oda Tetsuro, formado em 1987 com membros e bandas do grupo Being, entre elas Tsubokura Yuiko (vocalista principal), Kondo Fusanosuke (letrista, guitarrista e vocal), Takashi Masuzaki (guitarrista) e Kuribayashi Seichiro (baixista). A estes músicos, juntou-se Mochizuki Mamoru (tecladista e letrista) dando origem ao B.B.Queens.
Chibi Maruko-chan (ちびまる子ちゃん) é uma série de mangá e anime, de autoria da desenhista Sakura Momoko (さくらももこ, 1965-  ), publicada pela Editora Shueisha entre agosto de 1986 até abril de 2009, que retratava a vida de uma garotinha em idade escolar e sua família em uma cidade nos subúrbios do Japão. Em 1989, a obra recebeu um dos prêmios mais importantes no setor de quadrinhos do Japão: o Kodansha Manga Award, na categoria shojo manga (quadrinhos para garotas em idade escolar). Em 07 de janeiro de 1990, o mangá foi transformado em desenho animado pelos estúdios da Nippon Television, em uma série de 142 episódios, exibidos originalmente pela Fuji TV até setembro de 1992. A série deu origem a uma nova sequência, que vem sendo exibida desde janeiro de 1995, além de um especial com atores reais, realizado pela Fuji TV em 2006. Originou ainda uma linha de jogos para videogame, e é considerada uma das dez séries de manga shojo mais vendidas da história.

Tsubokura Yuiko (坪倉唯子) nasceu na cidade de Hirakata, localizada no nordeste da Província de Osaka, a 04 de março de 1963. Tendo concluido o ensino médio, participou do Yamaha Popular Song Contest (ヤマハポピュラーソングコンテスト), um concurso de novos talentos, que foi patrocinado pela empresa de instrumentos musicais Yamaha até 1986, sendo premiada na 10ª edição, de 06 de maio de 1979, e na 12ª Edição, realizada em 16 de maio de 1982. Em 1985, estreou como cantora solo, pela hoje extinta gravadora Apollo Music Kogyo ( アポロン音楽工業), que foi convertida para Bandai Music Entertainment (バンダイ・ミュージックエンタテインメント), até ser liquidada em 2000. Em 1989, passou a integrar o antigo grupo Nagisa no All Stars (渚のオールスターズ), um projeto paralelo do compositor Oda Tetsuro, quando foi selecionada para o B.B.Queens.
Kondo Fusanosuke (近藤房之助)  nasceu na Província de Aichi, a 04 de maio de 1951. Em 1976 passou a integrar a House Blues (ハウス・ブルース), uma lendária banda de blues do guitarrista Hatta Yoichiro (服田洋一郎), até a dissolução da mesma, em 1986. No ano seguinte passou a colaborar com o compositor Oda Tetsuro, a banda TUBE e o grupo Nagisa no All Stars, quando se juntou ao B.B.Queens.
Takashi Masuzaki (増崎孝司) nasceu na Província de Nagasaki, a 08 de dezembro de 1962, e foi guitarrista de bandas de apoio antes de se profissionalizar. Foi membro da extinta banda BLUEW até sua dissolução em 1989, quando passou a integrar o Nagisa no All Stars.
Kuribayashi Seichiro (栗林誠一郎)  nasceu em Tóquio, a 11 de fevereiro de 1965, tendo abandonado a escola e residido em Los Angeles, Califórnia, por alguns anos, onde aprimorou sua arte de tocar baixo. De volta ao Japão, passou cerca de dois anos enviando fitas demo e participando de audiências até ser aceito para trabalhar com a banda TUBE, e depois com a Nagisa no All Stars, que depois se tornaria o B.B.Queens.
Mochizuki Mamoru (望月衛介) nasceu em Tóquio, a 27 de outubro de 1970. Formado em economia, ainda na faculdade aprendeu a tocar piano e, após se formar, passou a trabalhar para a Companhia de Publicidade Dentsu (電通), uma das empresas mais antigas do Japão ainda ativa, ilustre por seu trabalho com marketing e patrocínio na produção de animes. Compositor solo, escreveu músicas para grupos como ZARD e o cantor Go Hiromi, quando passou a colaborar com o B.B.Queens.
Para acompanhar as apresentações do grupo, foi criado um trio de jovens, que originalmente atuariam apenas como coreógrafas, porém depois, este trio se tornaria um grupo vocal, chamado 'Mi-Ke' e era formado por Utoku Keiko, Murakami Haruka e Watanabe Mami.
Utoku Keiko (宇徳敬子) é uma cantora e compositora nascida em 07 de abril de 1967 na cidade de Izumi, Província de Kagoshima e era modelo da companhia Stardust Promotion (スターダストプロモーション) desde 1989, quando foi convocada para integrar o Mi-Ke, em 1991.
Murakami Haruka (村上遙)  nasceu na Província de Kanagawa, a 03 de dezembro de 1969 e era graduada em música quando se juntou ao grupo Mi-Ke.
Watanabe Mami (渡辺真美) nasceu em Tóquio, a 22 de setembro de 1969, porém viveu a maior parte da infância na França e na Malásia. Ao retornar ao Japão, formou-se em letras, inglês e literatura americana antes de tentar a carreira artistica.
O primeiro single do B.B.Queens foi lançado em 04 de abril de 1990, entitulado 'Odoru Pompokorin' (おどるポンポコリン), que foi o tema de encerramento de 'Chibi Maruko-chan'. A música alcançou o primeiro lugar entre as mais vendidas na lista da Oricon (lista oficial de vendas e paradas musicais do Japão) e ficou na lista das mais ouvidas pelo restante do ano de 1990.

Videoclipe oficial do B.B.Queens interpretando "Odoru Ponpokorin"(おどるポンポコリン), primeiro tema de encerramento de 'Chibi Maruko-chan', com letra de Aran Tomoko (亜蘭知子, 1958-  ) e Sakura Momoko (さくらももこ, 1965-  ), letrista e autora do mangá original e música de Oda Tetsuro (織田哲郎, 1958-  ). Ganhadora do prêmio de canção do ano no 32º Japan Record Awards, de 31 de dezembro de 1990 e teria vendido cerca de 1,9 milhão de cópias no total, ficando conhecida como uma das cem canções de anime mais conhecidas pelo público, de acordo com uma pesquisa feita pela emissora de TV Asahi. O sucesso fez com que o grupo fosse convidado no final daquele ano, para participar da 41ª edição do Kohaku Uta Gassen (紅白歌合戦), o tradicional festival de fim de ano da emissora de TV NHK, onde são convidados a se apresentar as maiores personalidades da música do país.

Em 04 de julho de 1990, o grupo lançou seu primeiro disco 'We Are B.B.Queens' (WE ARE BBクィーンズ), que ficou em 32º lugar na lista da Oricon. O segundo single do B.B.Queens, entitulado 'Gingira Paradise' (ギンギラパラダイス) alcançou o segundo lugar na lista da Oricon, quando foi lançado, em dezembro de 1990.
Áudio da canção 'Gingira Paradise' (ギンギラパラダイス), versão nova de 2011. Música de autoria de Oda Tetsuro, com letra de Nagato Daiko (長戸大幸, 1958-  ), foi tema de um comercial de produtos da empresa esportiva de golfe Victoria (ヴィクトリア), sendo lançada originalmente em 19 de dezembro de 1990.

Em 05 de junho de 1991, lançaram o terceiro single 'Bokura no Nanokakan Sensô - Seven Days Dream'(ぼくらの七日間戦争〜Seven Days Dream〜), pela hoje extinta gravadora BMG Victor (atualmente Sony Music), que foi tema do filme 'Bokura no Nanokakan Sensô II'(ぼくらの七日間戦争2), da diretora Yamazaki Hiroko (山崎博子, 1951-   ), produzido pela Shochiku (松竹), e que era uma continuação do filme da produtora Toho, realizado em 1988, baseado na obra do escritor Soda Osamu (宗田理, 1928-   ) sobre um grupo de jovens reprimidos pelos pais e professores, que um dia decidem fazer uma rebelião. A obra gerou uma série de filmes, adaptações para a televisão e versões em quadrinhos.
Áudio da canção 'Bokura no Nanokakan Sensô - Seven Days Dream'(ぼくらの七日間戦争〜Seven Days Dream〜), lançada originalmente em junho de 1991, de autoria de Oda Tetsuro, com letra de Nagato Daiko. Esta obra alcançou o 10º lugar na lista das mais vendidas da Oricon.

Em 03 de julho daquele ano, o B.B.Queens lançou seu terceiro e último álbum, chamado 'Manatsu no B.B.Queens'(真夏のBBクィーンズ), que continha dez canções e foi seguido pelos singles 'Kisu no Tochu'(キスの途中) e Do Re Mi Fa Daijobu (ドレミファだいじょーぶ), sendo este, lançado em dezembro de 1991.
O último single do B.B.Queens, entitulado 'Yume no Endo wa Itsumo Mezamashi'(夢のENDはいつも目覚まし!, O Final de Um Sonho Sempre Nos Faz Abrir Os Olhos) foi lançado em 26 de novembro de 1992, e foi utilizado como tema de abertura da segunda temporada do anime 'Crayon Shin-chan'(クレヨンしんちゃん). Este foi o sexto e último trabalho do B.B.Queens, que alcançou o 64º lugar na lista da Oricon naquele ano. O B.B.Queens fez sua última aparição no programa de televisão Music Station em fevereiro de 1993, encerrando atividades após uma carreira de três anos, tendo deixado seis singles e três álbuns, além de um disco especial com tema de um jogo de videogame da empresa SEGA, lançado em agosto de 1992.
Apesar do encerramento das atividades do B.B.Queens, o grupo de apoio Mi-Ke continuou a carreira como um trio vocal, ganhando o Disco de Ouro e sendo convidado a se apresentar no 42º Kohaku Uta Gassen, em dezembro de 1992, onde interpretaram seu primeiro sucesso como um grupo vocal: 'Omoide no Kujukurihama'(想い出の九十九里浜), lançado originalmente em fevereiro de 1991, e que havia lhes dado o prêmio de Melhor Artista estreante no 33º Japan Record Awards.
Áudio de 'Bururaito Yoko Suka'(ブルーライト ヨコスカ), terceiro single do grupo Mi-Ke, com letra de Nagato Daiko, música de Oda Tetsuro e arranjos de Akashi Masao (明石昌夫, 1957-   ), lançado originalmente em 13 de junho de 1991. Esta obra ficou em 13º lugar na lista das mais ouvidas da Oricon. O título da canção é baseado na música Blue Light Yokohama (ブルー・ライト・ヨコハマ), clássico pop de 1968, da cantora Ishida Ayumi (いしだあゆみ, 1948-   ).

No total, o Mi-Ke lançou cinco singles em 1991, e outros cinco em 1992, sendo o 11º realizado em 12 de maio de 1993, com o nome de 'Please Please me, LOVE'. O Mi-Ke encerrou atividades em dezembro de 1993, após o lançamento de seu sétimo álbum.
Apresentação do trio Mi-Ke ao vivo, no inicio da década de 90, interpretando a canção 'Namida no Vacation'(涙のバケーション), décimo single do grupo, lançado originalmente em 31 de dezembro de 1992, com letra de Nagato Daiko, música de Oda Tetsuro e arranjos do tecladista e compositor Ikeda Daisuke (池田大介, 1964-   ). A canção ficou em 19º lugar na lista das mais ouvidas da Oricon e levou o grupo a se apresentar na 43ª Edição do Kohaku Uta Gassen, naquele mesmo dia. No inicio do vídeo aparece a cantora e atriz Yuki Saori (由紀さおり, 1948-   ) e o apresentador Sakai Masaaki (堺正章, 1946-   ) no final.

Antes do encerramento das atividades do Mi-Ke, a cantora Utoku Keiko já havia preparado um single solo, que só foi lançado após o fim do Mi-Ke, tornando-se a mais bem sucedida das três integrantes, no prosseguimento da carreira. Murakami Haruka gravou alguns discos solo, mas não obteve sucesso, realizando também algumas participações esporádicas em programas de televisão. Watanabe Mami participou de trilhas sonoras e composição de músicas para outros artistas, além de realizar apresentações ao vivo e manter um blog na internet.
Tsubokura Yuiko atuou na versão japonesa do musical RENT, além de ter gravado discos solo com considerável sucesso. Kondo Fusanosuke gravou diversos álbuns e colaborou com obras das bandas T-Bolan, Wands, ZARD, DEEN e a cantora Ohguro Maki. Takashi Masuzaki formou o grupo de jazz DIMENSION, após o encerramento do B.B.Queens, realizando apresentações pela década seguinte. Kuribayashi Seichiro passou a escrever canções para outros grupos e fez apresentações ao vivo até 1998, quando passou a se dedicar exclusivamente à gravações de estúdio. Mochizuki Mamoru abandonou a Dentsu em 2003, para se dedicar exclusivamente à carreira musical, tomando parte em diversas obras beneficentes.
Em fevereiro de 2011, Kondo Fusanosuke anunciou o retorno do B.B.Queens após dezoito anos, desta vez formado apenas por ele mesmo, Tsubokura Yuiko, Utoku Keiko e o guitarrista Takashi Masuzaki, tendo os outros quatro integrantes sido impedidos por suas agendas, ou não terem manifestado interesse na reorganização do grupo. 
O primeiro disco 'Chibi Maruko-chan Tanjô 25th Version'(おどるポンポコリン〜ちびまる子ちゃん 誕生 25th Version〜) foi lançado em 01 de maio de 2011, em comemoração aos 25 anos do lançamento do mangá original. O segundo single 'Yume no Endo wa Itsumo Mezamashi'(夢のENDはいつも目覚まし!, O Final de Um Sonho Sempre Nos Faz Abrir Os Olhos) foi lançado em 28 de março de 2012, seguido por 'How To Be Happy Girl', lançado em 02 de maio do mesmo ano. 
Em 29 de setembro de 2012, o B.B.Queens lançou seu primeiro álbum da nova fase - o quinto da carreira - entitulado 'BBQUEENS LEGEND 〜See you someday〜', que teve colaboração de integrantes dos grupos T-Bolan e DEEN. Os integrantes continuam realizando gravações e apresentações ao vivo desde então.
Vídeo de 'Yume no Endo wa Itsumo Mezamashi'(夢のENDはいつも目覚まし!, O Final de Um Sonho Sempre Nos Faz Abrir Os Olhos), com cenas da nova fase do B.B.Queens, realizado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário