1938-
ator de teatro, cinema e televisão japonês
Nascido em uma das ilhas do arquipélago de Penghu, na Costa Oeste de Taiwan, que, na época era território pertencente ao governo japonês, Yamamoto Shohei (山本昌平) foi naturalizado na cidade de Kumamoto, Província de Fukuoka, a 17 de janeiro de 1938, realizando seus estudos na Tokyo Toritsu Edogawa Koto Gakkô (東京都立江戸川高等学校), uma escola pública localizada no Distrito de Edogawa, na Área Metropolitana de Tóquio, onde concluíu o ensino médio.
Em 1960, começou a carreira como ator, no Teatro Furansu-za (フランス座), onde conheceu o diretor Wakamatsu Koji (若松孝二, 1936-2012) e o roteirista, ator e cineasta Yamatoya Atsuchi (大和屋竺, 1937-1993), considerados os introdutores da Nouvelle Vague no Japão.
A Nouvelle Vague, que no Japão deu origem ao estilo 'Pinku Eiga'(ピンク映画), foi um movimento cinematográfico surgido na França no início da década de 60, caracterízado por suas obras independentes, realizadas na maioria por diretores iniciantes e produzidos por pequenos estúdios, que costumavam demonstrar ações que iam além ou contra as regras do cinema comercial tradicional da época.
O Teatro Furansu-za, nome popular utilizado para definir o 'Asakusa Furansu-za Eigei-jô Toyokan' (浅草フランス座演芸場東洋館) é um edifício em estilo francês, localizado no Distrito de Taitô, em Tóquio, que foi um centro de apresentações de comédia e Nouvelle Vague até os anos 80, quando entrou em processo de decadência, e que hoje se dedica à apresentação de espetáculos teatrais de clássicos tradicionais japoneses. Foi construído em 1951, no mesmo lugar onde anteriormente se localizava o prédio do antigo Mitomo Hall (三友館), que foi o maior distribuídor de filmes do Japão durante as décadas de 30 e 40. O Mitomo Hall, fundado em 1907, teve seus negócios interrompidos subitamente quando a capital japonesa teve de ser evacuada as pressas no final da Segunda Guerra Mundial, sendo destruído completamente durante os bombardeios aliados, ocorridos em novembro e dezembro de 1944, sendo seu terreno depois vendido para a construção do prédio do Teatro Furansu-za.
O Teatro Furansu-za, nome popular utilizado para definir o 'Asakusa Furansu-za Eigei-jô Toyokan' (浅草フランス座演芸場東洋館) é um edifício em estilo francês, localizado no Distrito de Taitô, em Tóquio, que foi um centro de apresentações de comédia e Nouvelle Vague até os anos 80, quando entrou em processo de decadência, e que hoje se dedica à apresentação de espetáculos teatrais de clássicos tradicionais japoneses. Foi construído em 1951, no mesmo lugar onde anteriormente se localizava o prédio do antigo Mitomo Hall (三友館), que foi o maior distribuídor de filmes do Japão durante as décadas de 30 e 40. O Mitomo Hall, fundado em 1907, teve seus negócios interrompidos subitamente quando a capital japonesa teve de ser evacuada as pressas no final da Segunda Guerra Mundial, sendo destruído completamente durante os bombardeios aliados, ocorridos em novembro e dezembro de 1944, sendo seu terreno depois vendido para a construção do prédio do Teatro Furansu-za.
Yamamoto começou a carreira no cinema no dia 28 de outubro de 1964, atuando no filme independente 'Yoru Dake no Mibojin'(夜だけの未亡人), do diretor Miyaguchi Kei (宮口圭), depois participando de 'Nureta Onna' (濡れた女), da Companhia Yamabe Prod. (ヤマベプロ), em outubro de 1965, e 'Shiro no Jinzô Bijo'(白の人造美女) de Wakamatsu Koji, em julho de 1966.
Em julho de 1968, participou de 'Shikiyoku no Hate' (色欲の果て), dos Estúdios Nikkatsu (日活), que foi sua primeira aparição em um trabalho de uma grande companhia. Pouco tempo depois, naquele mesmo ano, assinou contrato com os Estúdios Toei onde estreou no dia 28 de setembro, no drama de época 'Zankoku Ijo Gyakutai Monogatari Genroku Jokeizu' (残酷・異常・虐待物語 元禄女系図).
Em 1969, atuou nos filmes 'Onsen Anma Geisha' (温泉あんま芸者) e 'Onsen Ponbiki Jochu' (温泉ポン引き女中), quando passou a participar de trabalhos de ação e tornou-se integrante da trupe 'Akuyaku Shokai' (悪役商会), um grupo de atores, liderados pelo ator e ex-jogador de beisebol Yana Nobuo (八名信夫, 1935- ), especializados em interpretar gângsters e vilões.
Cena de 'Onna Hissatsu Ken' (1974) |
Ainda em 1975, Yamamoto participou do filme 'Kareinaru Tsuiseki' (華麗なる追跡), das séries policiais 'Taiyo ni Hoero' (太陽にほえろ!) e 'Hijo no License' (非情のライセンス), dos dramas históricos 'Ken to Kaze to Komori Uta' (剣と風と子守唄) e 'Oedo Sosamo' (大江戸捜査網), além de fazer sua estréia nos tokusatsu (seriados de aventura com efeitos especiais), interpretando o vilão Oirusuneku (オイルスネーク) em 'Seigi no Shinboru Kondoruman' (正義のシンボル コンドールマン), produzido pela antiga NET TV (hoje TV Asahi, entre os meses de março e setembro daquele ano, baseados na obra do escritor Kawauchi Kohan (川内康範, 1920-2008).
Em 1976, participou do seriado 'The Kagestar' (ザ・カゲスター) e fez a primeira de várias aparições no famoso drama de época 'Mito Komon' (水戸黄門), que retratava a vida de Tokugawa Mitsukuni (徳川光圀, 1628-1701), segundo senhor da antiga Província de Mito, e que teve grande influência na política do Japão de seu tempo. O seriado começou a ser exibido pela emissora TBS em 1969, permanecendo por 42 anos até seu cancelamento em 2011, sendo um dos mais longos da história da televisão japonesa.
Em 1977, Yamamoto participou da 15ª temporada da série 'Taiga Dorama' (大河ドラマ), um trabalho realizado pela emissora de TV NHK desde
1963, que produz uma série diferente, prevista para durar de
janeiro a dezembro de cada ano, que retratam eventos do
Japão antigo, heróis lendários ou vidas de um personagem importante da
história do país.
Trecho de 'Kashin' (花神), seriado de 52
episódios, exibido originalmente pela emissora NHK (Nippon Hoso
Kyokai) entre 02 de janeiro e 25 de dezembro de 1977, como parte integrante da 15ª temporada da série histórica 'Taiga
Dorama' (大河ドラマ). O segmento 'Kashin' foi baseado na obra do escritor Shiba Ryotaro
(司馬遼太郎, 1923-1996), com roteiro adaptado por Ono Yasuko (大野靖子,
1928-2011), e era ambientado nos últimos anos da era Tokugawa, quando foi extinta a classe dos samurais. Em cena, Yamamoto
como Nonomura Kankurô ( 野々村勘九郎), junto com o ator Hayami Akira (速水亮, 1949- )
Em 1977, Yamamoto participou do seriado policial 'Tokusô Saizensen' (特捜最前線), e, no ano seguinte, começou a atuar em 'Momotaro Samurai'(桃太郎侍), aventura baseada em uma famosa publicação de livro de bolso dos anos 40, de autoria do escritor Yamate Kiichiro (山手樹一郎, 1899-1978), e no seriado 'Zenigata Heiji'(銭形平次), sobre um detetive resolvendo casos no Japão medieval, cujo personagem principal era vivido pelo ator Ogawa Hachizo (大川橋蔵, 1929-84), que entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, como o ator que por mais tempo interpretou o mesmo personagem, em uma série televisiva com episódios de uma hora de duração.
Ainda em 1978, fez aparições em 'Shin Zatoichi'(新・座頭市), a continuação do famoso seriado sobre um samurai cego, que teve grande popularidade do país e no exterior, e na série de ficção científica Star Wolf (スターウルフ), produzido pela Tsuburaya Productions e baseada na obra do escritor norte-americano Edmond Hamilton (1904-1977) no papel do vilão chefe Comandante Harukan.
Yamamoto Shohei, no papel do Comandante Harukan (ハルカン司令, Harukan Shireikan), em cenas de 'Star Wolf', seriado de 24 episódios, exibido originalmente de 02 de abril a 24 de setembro de 1978, pela Yomiuri Terebi Hoso Kabushiki Kaisha (讀賣テレビ放送株式会社), emissora de televisão localizada em Osaka, e que transmite para a região central de Honshu, a principal ilha do Japão.
Interpretou o folclórico samurai e mercenário Hattori Hanzo (服部半蔵, 1541-96), nos primeiros episódios do seriado 'A Conspiração do Clã Yagyu' (Yagyu Ichizoku no Inbô, 柳生一族の陰謀), que foi baseado no filme de mesmo nome, do diretor Fukasaku Kinji (深作欣二, 1930-2003), rodado em janeiro daquele ano, com participação dos atores Yorozuya Kinnosuke (萬屋錦之介, 1932-97) e Sonny Chiba, depois atuando na série histórica 'Hissatsu'(必殺シリーズ), e nas aventuras 'Sarutobi Sasuke'(猿飛佐助) e 'Ultraman 80' (ウルトラマン80), em 1980. Fez a primeira de várias aparições que faria por duas décadas seguintes, no drama de época 'Abarenbo Shogun'(暴れん坊将軍), e nos seriados históricos 'Genkuro Tabiniki Aoi no Abarenbo'(源九郎旅日記 葵の暴れん坊) e 'Jidai Geki Supesharu'(時代劇スペシャル), ambos em 1982.
Yamamoto Shohei, como a forma humana do monstro Kumodabura (クモダブラー), em 'Yami wo Saku Bijô no Himei! Kiri no Naka no Yurei Basha' (闇を裂く美女の悲鳴! 霧の中の幽霊馬車), 23º episódio do seriado 'Detetive Espacial Gavan'(Uchu Keiji Gyaban, 宇宙刑事ギャバン), exibido originalmente em 10 de setembro de 1982 pela TV Asahi de Tóquio. A série foi produzida pela empresa Toei entre 05 de março de 1982 a 25 de fevereiro de 1983, e teve 44 episódios.
Ainda na década de 80, Yamamoto participou da série histórica 'Ooka Echizen' (大岡越前) em 1983, que retratava o magistrado Ooka Tadasuke (大岡忠相, 1677-1752), tido como um homem incorruptível enquanto exerceu um alto cargo jurídico na corte samurai, e 'Shonen Tanteidan: Kaijin Niju Menso'(怪人二十面相と少年探偵団), série infantil de aventura, sobre um grupo de jovens detetives, baseado na obra do escritor Edogawa Rampo (江戸川乱歩, 1894-1965).
Com a filha, em cena de 'Changeman' |
Em 02 de fevereiro de 1985, Yamamoto fez seu papel mais conhecido pelo público brasileiro: o vilão Comandante Giluke no seriado 'Esquadrão Relâmpago Changeman' (Dengeki Sentai Changeman, 電撃戦隊チェンジマン), exibido no Japão pela TV Asahi até 22 de fevereiro de 1986, com 55 episódios produzidos pelos estúdios Toei, onde também participou sua filha, a atriz Shibata Tokie (柴田時江, 1969- ), que participaria de diversos seriados de aventura durante a década de 90, reduzindo participações nos anos seguintes, quando passou a atuar em filmes lançados diretamente em vídeo.
Yamamoto Shohei no papel de Comandante Giluke (Giruku Shireikan, ギルーク司令官), em cena do filme 'Dengeki Sentai Changeman! Shatoru Besu! Kikiippatsu!'(電撃戦隊チェンジマン シャトルベース! 危機一髪! ), segundo longa metragem do seriado de mesmo nome, exibido originalmente em 13 de julho de 1985. Em cena, a atriz Fujieda Kana (藤枝かな, 1959- ) como a tenente Shima, o dublê Okamoto Yoshinori (岡本美登, 1955 - ) como o pirata espacial Buba, e Watanabe Takeshi (渡部猛, 1936-2010), dublando a voz do monstro Gyodai.
Presença peculiar em programas de televisão, Yamamoto Shohei notabilizou-se, além de seus papéis de vilão, por seus trabalhos como chantagistas, criminosos leves e homens de caráter duvidoso. Sua carreira foi formada em sua maioria por trabalhos em dramas de época e seriados de mistério e aventura. Participou da série de drama humano 'Wakadaisho Tenka Gomen!'(若大将天下ご免!), e do histórico 'Edo o Kiru'(江戸を斬る), em 1987, e no ano seguinte, fez pontas em 'Meibugyo Toyama no Kin-san'(名奉行 遠山の金さん), um trabalho que retratava Toyama Kagemoto (遠山景元, 1793-1855), oficial do governo e chefe de polícia do Japão medieval, retratado em diversas obras do teatro e literatura japonesas como um homem benevolente e hábil detetive.
Em 1989, participou do primeiro episódio do drama policial 'Hello! Goodbye' (ハロー!グッバイ) exibido pela emissora Nippon Television em abril daquele ano. Realizou também participações especiais em diversos programas de variedades, como 'Shimura Ken no Daijobuda (志村けんのだいじょうぶだぁ), 'Waratte Iitomo!'(笑っていいとも!), programa de comédia apresentado pelo artista Tamori (タモリ, 1945- ), que foi incluido no Guiness como o apresentador que ficou mais tempo no comando de um programa gravado ao vivo no mundo, o desenho animado educativo 'Namba Kyu-den - Minami no Teio'(難波金融伝・ミナミの帝王), e o drama 'Golden Bowl'(ゴールデンボウル) em 2002. Suas experiências atuando como vilão por décadas contribuiram para seu hábito de realizar palestras sobre o tema de violência, além de fazer trabalho voluntário em casas de repouso para idosos, onde se apresenta tocando harmônica, um talento que cultiva desde a infância.
Cenas de 'Sarutobi Sasuke Yami no Gundam Ten no Maki'(猿飛佐助 闇の軍団 天の巻), do diretor Miyasaka Takeshi (宮坂武志), lançado em 23 de outubro de 2004. Junto com Yamamoto Shohei aparece o ator Matsutaka Hiroki (松方弘樹, 1942- ), no papel do herói épico japonês Sarutobi Sasuke.
Yamamoto Shohei como Fantasma Giluke, criatura na qual o Comandante se transformou após ter sido derrotado pelo Esquadrão Relâmpago Changeman no seriado de 1985. |
Trailer do filme 'Soredemo Yakuza wa Yattekuru Twilight File IV'(TWILIGHT FILE Ⅳ それでもヤクザはやってくる), do diretor Takase Masatsugu (高瀬将嗣, 1957- ), baseado na obra do escritor Miyamoto Teruo (宮本照夫, 1938- ), rodado em 13 de outubro de 2007. No elenco aparecem os atores Takuma Shin (宅麻伸, 1956- ), Idemitsu Gen (出光元, 1935- ), Punch Sato (パンチ佐藤, 1964- ), Mutsumi Goro (睦五朗, 1934- ) e Yamamoto Shohei entre outros.
Shohei Yamamoto como Yugoro (勇五郎) com a cantora Tendo Yoshimi (天童よしみ, 1957- ) em bastidores de evento de caridade realizado na Malásia, em março de 2009. |
Shohei Yamamoto e o cantor enka Ohi Daisuke (おおい大輔, 1964- ), em 2007. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário