domingo, 7 de novembro de 2010

Misora Hibari

Misora Hibari
1937-1989
cantora japonesa
Uma das figuras mais importantes do cenário musical japonês, Misora Hibari (美空ひばり), nasceu Kato Kazue (加藤和枝), como a mais velha de três irmãos, filhos de Kimie (喜美枝) e Kato Masukichi (加藤 増吉), na Vila de Isogo, em Yokohama, Província da Kanagawa, a 29 de maio de 1937. Em junho de 1943, seu pai foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, e Kazue, então com seis anos, cantou a canção "Kudan no Haha"(九段の母) durante sua despedida. Sua voz chamou a atenção das pessoas, o que fez sua mãe levá-la várias vezes, para cantar nos arredores de Yokohama, enquanto seu pai estava em campanha.
Com o final da Guerra, Masakichi retornou e decidiu investir na carreira da filha, que graças as apresentações realizadas nos suburbios de Yokohama, havia adquirido uma certa popularidade.
Kato Masakichi decidiu usar parte das economias da família, para locação de um local frequentado, a construção de um palco e reuniu uma pequena orquestra, batizada "Aozora Gakudan"(青空楽団, orquestra céu azul) para a estréia de Kazue, que contava com oito anos. Por sugestão de sua mãe, ela passa a se apresentar substituindo seu sobrenome Kato, por "Misora"(美空, lindo céu).
Em 1946, Kimie levou Misora para participar de um concurso de novos talentos realizado pela emissora de rádio NHK, onde ela cantou "Ringo no Uta"(リンゴの唄), sendo classificada e estreando no final daquele mesmo ano. em um festival realizado em Yokohama, onde cantou "Kanashiki Take Bue"(悲しき竹笛), chamando a atenção do renomado compositor Koga Masao (1904-1978), que participava como jurado do evento. Tempos depois, Masao se tornaria um dos maiores incentivadores e colaboradores de Misora.
Koga Masao (古賀政男), nasceu em uma aldeia em Okawa, Província de Fukuoka, a 18 de novembro de 1904. Deixou a aldeia aos sete anos após a morte do pai e foi morar em Incheon (인천), porto e importante metrópole da Coréia, que, na época, era território japonês. Foi quando Koga aprendeu a tocar bandolim, e teve seus primeiros contatos com a música coreana que influenciaria o seu estilo. Em 1923, Koga entrou para a Universidade Meiji, em Tóquio. Após passar tempos difíceis e um período crônico de depressão, Koga iniciou sua carreira em 1929, conseguindo emprego na gravadora Nippon Columbia em 1931, onde fez parceria com o cantor Fujiyama Ichiro (藤山一郎, 1911-1993), o lançamento do sucesso "Sake wa Namida ka Tameiki ka"(酒は涙か溜息か), foi o primeiro de uma série que viria a consagrá-lo nos anos seguintes. Koga compôs músicas para vários grandes nomes da canção japonesa, como Futaba Akiko, Kirishima Noboru, Omi Toshiro, Ito Hisao, Misora Hibari, Minami Haruo e Murata Hideo. Koga Masao não se definia como um compositor de estilo enka, ele costumava afirmar que era um compositor rokyoku, no mais tradicional possivel. Fundou a Associação Japonesa de Compositores em 1959 e presidiu a Sociedade Japonesa de Direitos Autorais a partir de 1964. Foi condecorado com a Medalha de Mérito de Faixa Púrpura (Concedida pelo governo a pessoas por sua contribuição artística ao país), e a Medalha da Ordem Sagrada do Tesouro. Morreu em 25 de julho de 1978, aos 73 anos. Em agosto de 78, foi nomeado póstumamente comendador pelo primeiro ministro Fukuda Takeo, por sua contribuição a música do Japão.
No ano seguinte, a jovem Misora Kazue começou a excursionar pelo país, abrindo apresentações da cantora popular Otomaru (音丸, 1906-1976). Em uma destas apresentações, realizada em Kobe, em fevereiro de 1948, teve tamanha notoriedade que atraiu a atenção de Taoka Kazuo, que havia acabado de se tornar o chefão do maior grupo mafioso do Japão, a 'Yamaguchi-gumi', cuja base de operações ficava em Kobe. Taoka foi pessoalmente conhecer a jovem cantora, tornando-se um amigo pessoal da artista. 

Otomaru (音丸) nasceu como Nagai Mitsuko (永井満津子) em 08 de dezembro de 1906, como filha única de um dono de uma loja de calçados. Aos seis anos, começou a estudar o estilo 'Tokiwazu'(常磐津節), um tipo tradicional de música, em forma de narrativa, usada no teatro kabuki. Assinou um contrato com a gravadora Columbia Nippon em 1934, conseguindo sucesso com a canção 'Sendo Kawai ya'(船頭可愛や) no ano seguinte. Teve grande fama até pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Mudou para a gravadora King Records, mas voltou para a Columbia no fim da década de 60, quando fez algumas participações em apresentações de canções antigas na Tv Tóquio, que duraram até 1972, quando se retirou devido a problemas de visão. Morreu em seu apartamento na área de Setagaya, Tóquio, na tarde do dia 18 de janeiro de 1976, vítima de um ataque cardíaco agúdo, aos 69 anos.

Em maio de 1948, Misora Kazue conheceu o cantor e comediante Kawada Yoshio (川田義雄, pseudônimo de Kawada Haruhisa (川田晴久, 1907-1957), que a convidou para integrar seu grupo. Kawada depois seria considerado como um pai artístico de Misora, que na época, contava com onze anos. Enquanto fez parte do grupo de Kawada, Misora demonstrava grande maturidade, coragem e rápida capacidade de compreensão, o que a classificou como uma garota-prodígio.
Em setembro de 48, durante uma apresentação da trupe de Kawada no Teatro Internacional de Yokohama, Misora Kazue conheceu o comediante Junzaburo Ban (伴淳三郎, 1908-1981), ilustre personalidade japonesa entre as décadas de 30 e 60, que deu-lhe o nome de "Misora Hibari"(cotovia no lindo céu). Neste mesmo dia, ela conheceu Fukushima Michihito (福島通人, 1909-1974), gerente do Teatro Internacional, que se tornou seu primeiro empresário. Michihito foi o responsável pelo encaminhamento de Misora Hibari para apresentações solo de palco e trabalhos no cinema.

Taoka Kazuo (田岡一雄), foi um dos mais ilustres chefões da máfia japonesa. Nasceu em Higashimiyoshi, Distrito de Miyoshi, na Província de Tokushima, a 28 de março de 1913. Orfão aos seis anos, se tornou lutador de rua e após trabalhar em um estaleiro em Kawasaki, passou a prestar serviços para Yamaguchi Noboru (山口登, 1902-1942), segundo chefe do "Yamaguchi-gumi"(山口組), a maior organização do Crime Organizado do Japão, a 'yakuza'(ヤクザ). Com o passar do tempo, Taoka foi ganhando prestígio dentro da organização, e a alcunha de 'kuma'(クマ, urso), devido a fama de, durante lutas, enfiar os dedos em garras nos olhos do adversário. Foi preso por assassinato em fevereiro de 1937, quando matou um agressor de Yamaguchi Haruyoshi (山口春吉, 1881-1938), primeiro chefe e fundador da Yamaguchi-gumi, a golpe de espada. Foi libertado por anistia em 1943, quando a Yamaguchi-gumi estava sendo liderada pelos gerentes mais antigos devido a morte de Haruyoshi e Noboru. O grupo havia perdido poder e nomeou Taoka como terceiro chefe em outubro de 1946. Taoka começou a controlar pontos de jogo, corridas de cavalos e barcos e portos. Em 1957, funda a 'Kobe Geinosha'(神戸芸能社), uma empresa de promoção criada quase que unicamente para empresariar Misora Hibari. Foi presidente da Associação Japonesa de Pro-Wrestling (luta profisional), que tornou o esporte popular no país. O grupo perdeu o controle dos portos na década de 60 e sofreu processos na justiça por evasão fiscal, violação de direitos trabalhistas e obstrução do poder público. Sofreu um ataque cardíaco em 1965, que colocou a "Yamaguchi-gumi" em liderança coletiva, sobrevivendo a um atentado em julho de 1978. Morreu no Hospital Kansai Rosai, na cidade industrial de Amagasaki, Província de Hyogo, a 23 de julho de 1981, aos 68 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Foi sucedido pela esposa, e depois por um gerente, que manteve a 'yamaguchi-gumi' como o maior segmento da yakuza no país.

Misora Hibari cantando "Kanashiki Kuchibue"(悲しき口笛, Assobio Triste), seu primeiro grande sucesso, em áudio de apresentações realizadas em 1949 e 1973. A canção foi tema do filme de mesmo nome, produzido pelos Estúdios Shochiku em 1949.

Misora e Kawada Haruhisa nos anos 50
Em março de 1949, Misora Hibari faz sua estréia no cinema, no filme "Nodojiman-kyo Jidai"(喉自慢狂時代), ao lado de Haida Katsuhiko (灰田勝彦, 1911-1982), que era um dos mais famosos cantores do país. O filme, dirigido por Saito Torajiro (斎藤寅次郎, 1905-1982), foi realizado pela companhia "To-Yoko Eiga"(東横映画), uma empresa de distribuição de filmes situada em Yokohama, que depois se tornou estúdio de cinema. Em 1951, as empresas da To-Yoko foram unificadas em uma corporação, que atualmente é conhecida como "Tokyo Eiga Haikyu"(東京映画配給), ou estúdios "Toei"(東映), especializado em filmes históricos e seriados de efeitos especiais.
Com o sucesso, Misora participou da filmagem de "Odoru Ryu Kyujo"(踊る龍宮城), cantando "Kappa Bugiwugi"(河童ブギウギ), a canção tema do filme, dirigido por Sasaki Yasushi (佐々木康, 1908-1993) e lançado em 26 de julho de 1949. Quatro dias depois, Misora Hibari assinou um contrato com a gravadora Columbia Nippon, iniciando sua carreira oficialmente.
Misora Hibari e Tsuruta Koji
Seu primeiro single "Kappa Bugiwugi" foi lançado em 10 de agosto. Em 19 de outubro é lançado o filme "Kanashiki Kuchibue"(悲しき口笛). O single de mesmo nome, lançado pouco depois, lhe deu reconhecimento nacional, vendendo 450 mil cópias e se tornando um dos maiores sucessos da década. A imagem de Misora, aos doze anos usando uma cartola, foi a maior representação da primeira fase de sua carreira.
Em 09 de setembro de 1950, Misora Hibari atuou em "Tokyo Kiddo"(東京キッド), uma comédia musical de Saito Torajiro, com participação de Kawada Haruhisa, onde Misora interpretava uma garota sem lar, representando o otimismo e trabalho árduo nos anos do pós Guerra.
No auge da popularidade, em 1951, Misora participou do filme "Ano Oka Koete"(あの丘超えて), onde conheceu o cantor e ator Tsuruta Koji (鶴田浩二, 1924-1987), que ela passaria a considerar como o seu "irmão mais velho".
Misora e Yorozuya Kinosuke
Em dezembro de 1953, atua em "Ojosan Shachô"(お嬢さん社長), e no ano seguinte, faz "Hiyodori Soshi"(ひよどり草紙). Neste filme, atuou ao lado de Yorozuya Kinnosuke (萬屋錦之介, 1932-1997), ator do tradicional teatro kabuki. No kabuki, a forma principal de expressão é a dança e performance corporal, com dramatização estilizada, isso fazia com que Yorozuya não fosse levado a sério em suas aspirações para atuar no cinema. Devido a fama de Misora, o filme "Hidoroyi Soshi" teve grande audiência, o que consequentemente, abriu as portas do mercado cinematográfico para o ator. Yorozuya depois faria uma extensa lista de atuações em filmes, e participações em dramas e seriados.

Kawada Haruhisa (川田晴久), que as vezes se apresentava como 'Kawada Yoshio'(川田義雄), nasceu como Okamura Ikujiro (岡村郁二郎), em 15 de março de 1907. Foi um ator, cantor e comediante do teatro popular de variedades estilo 'vaudeville'. Com infância pobre, começou a tocar gaita e violino muito cedo. Estreou como cantor em 1930. Criou uma trupe de comediantes e performistas em 1937, que se tornou muito popular até ser dissolvida em 1942, quando Kawada foi internado para tratamento de uma tuberculose óssea que sofria desde criança. Voltou em 1948, apresentando-se com a jovem cantora Misora Hibari, com quem atuou em alguns musicais. Retirou-se em 1956, quando foi acamado devido a uma nefrite, mas continuou trabalhando, com aparelhos de gravação instalados em seu leito. Morreu em um hospital de Tóquio, a 21 de junho de 1957, aos 50 anos, vítima de uremia causada por falência renal decorrente de tuberculose generalizada.


Sannin Musume
Em 1954, Misora Hibari foi convidada para se apresentar pela primeira vez no festival Kohaku Uta Gassen (O traducional festival de fim de ano, realizado pela emisora NHK de televisão, onde são convidadas para participar, as figuras mais importantes do cenário musical japonês.). Em 1955 ela participa do filme "Janken Musume"(ジャンケン娘), ao lado das cantoras Eri Chiemi (江利チエミ, 1937-1982) e Yukimura Izumi (雪村いづみ, 1937-   ). O sucesso faz com que elas se apresentem como um grupo entitulado "Sannin Musume"(三人娘).
Devido ao fato das cantoras pertencerem a gravadoras diferentes, o Sannin Musume nunca pôde gravar nenhum disco.
Em 1956, Misora Hibari faz uma apresentação em Naha, a principal ilha do árquipélago de Okinawa, acompanhada pela grande orquestra "Ono Mitsuru and His Swing Beavers"(小野満とスイングビーバーズ), comandada pelo maestro Ono Mitsuru (小野満, 1929-2008). A apresentação aglomerou cerca de cinquenta mil pessoas por uma semana e congestionou o porto da ilha.
Em 13 de janeiro de 1957, Misora foi atacada no Teatro Internacional de Asakusa, por uma jovem que se definia como fã ardorosa, que lançou ácido clorídrico em seu rosto. A jovem foi detida por pessoas no local enquanto Misora era conduzida ao hospital. Surpreendentemente, o ataque não deixou cicatrizes visíveis no rosto da cantora, que se apresentou pela segunda vez no Kohaku Uta Gassen, no final daquele mesmo ano.
Misora e Koga Masao em 1966
 Em 01 de abril de 1958, Taoka Kazuo, o chefe do grupo mafioso 'Yamaguchi-gumi', fundou a "Kobe Geinosha"(神戸芸能社), uma empresa de entretenimento sediada em Kobe, que não tinha relação com a "yakuza": Taoka havia registrado a empresa em seu nome, estabelecendo-a dentro das normas padróes de empresas comuns. Seu primeiro ato foi apadrinhar Misora Hibari.
Naquele mesmo ano, Misora havia fundado sua empresa, a "Hibari Productions"(ひばりプロダクション) com o objetivo de realizar produção independente, ao lado de seu empresário Fukushima Michihito, sua mãe Kimie e o maestro Ono Mitsuru e sua grande orquestra. Dois meses depois, Taoka se tornou vice-presidente da Hibari Productions, e a colocou sob a proteção da Kobe Geinosha.
Em julho daquele ano, Misora começou a atuar em séries de filmes históricos dos Estúdios Toei, sendo constantemente vista nas telas do cinema nos quatro anos seguintes, em trabalhos como "Hibari Torimonochô"(ひばり捕物帳) e a série "Beranmee Geisha"(べらんめえ芸者).
Em 1960, Misora ganhou o Prêmio de Melhor Cantora na segunda edição do Japan Record Award, pela interpretação de "Aishu Hatoba"(哀愁波止場), ficando conhecida como a "Rainha da Indústria Musical", e depois como a 'Rainha do enka'
O enka (演歌) é um estilo de música japonesa que surgiu no final da década de 50, resultande da mistura da canção tradicional japonesa com as melodias ocidentais, gerando um tipo novo de música mais romântica e expressiva.
Em 1962, Misora Hibari se casou com o popular ator e cantor Kobayashi Akira (小林旭, 1938-  ). No ano seguinte, Kato Masakichi, o pai de Misora, morreu aos cinquenta anos, vítima de tuberculose pulmonar. O matrimônio entre Misora e Kobayashi foi abreviado devido as intervenções da mãe de Misora e a severa incompatibilidade de gênios entre os dois artistas, terminando em divórcio, tendo durado apenas dois anos.
Em 20 de novembro de 1964, Misora Hibari lançou o single "Yawara" (柔), que vendeu cerca de 1,8 milhão de cópias em pouco mais de seis meses, se tornando o maior sucesso de vendas realizado por Misora Hibari. A canção ganhou o grande Prêmio no 7º Japan Record Award, realizado em 25 de dezembro de 1965.

Misora Hibari cantando "Yawara"(柔, suave), em apresentação realizada em 25 de janeiro de 1981. Música de Koga Masao, com letra de Sekizawa Shinichi (関沢新一, 1920-1992) e acompanhamento da Orquestra Columbia Nippon. A canção, que tem como tema o judô, foi lançada em 20 de novembro de 1964, após o encerramento dos Jogos Olimpicos de Tóquio, tornando-se o maior sucesso de vendas da carreira de Misora Hibari, com mais de 1,8 milhão de cópias. A canção foi premiada no Japan Record Award de 1965, e foi relançada diversas vezes durante a década de 90.
Foto tirada nos bastidores da emissora TBS (Tokyo Broadcast System), em 1977. Na foto, com Misora Hibari, de pé ao fundo: o apresentador e político Takahashi Keizo (高橋圭三, 1918-2002), primeiro locutor free-lancer do Japão, e a atriz Utsumi Midori (うつみ宮土理, 1943-   ). Na frente, os cantores 'enka' Itsuki Hiroshi (五木ひろし, 1948-   ) e Hosokawa Takashi (細川たかし, 1950-   ) e o jogador de beisebol, técnico e comentarista Kaneda Shoichi (金田正一, 1933-    ).
Em 10 de junho de 1966, lançou o single "Kanashii Sake"(悲しい酒), de Koga Masao, que vendeu 1.450 mil cópias tornando-se o seu terceiro maior sucesso de vendas.
Em 25 de maio de 1967, Misora lançou outro sucesso: o single "Makkana Taiyo"(真赤な太陽), gravada com a famosa banda "Yoshikawa Jackie and His Blue Comets"(ジャッキー吉川とブルーコメッツ), vendendo 1,4 milhão de cópias.
Misora Hibari cantando "Kudan no Haha"(九段の母, a mãe de Kudan) em apresentação realizada em 1979. Kudan no Haha é uma canção popular de autoria dsconhecida, baseada em um conto sobre sobrevivência  de uma família em período de guerra. Foi romantizada pelo escritor Sakyo Komatsu (小松左京, 1931-2011) na década de 60, tornando-se uma das mais conhecidas obras do moderno folclore japonês.
Em 1970, Misora participou do 21º Kohaku Uta Gassen, cantando "Jinsei Shogi"(人生将棋), canção de autoria de seu irmão mais novo, o ex-cantor e ator Kato Tetsuya (かとう哲也, 1941-1983)
Em janeiro de 1973, Kato Tetsuya foi preso por associação ao crime organizado. Tetsuya fazia parte do grupo "Yamaguchi-gumi" desde 1962, quando havia abandonado sua carreira artística e já tinha sido preso várias vezes por assalto, lesão corporal e porte de arma de fogo. (No Japão, o porte de arma de fogo é ilegal). Devido ao parentesco de Misora com Tetsuya, a policia ordena o fechamento das bilheterias e investigação. No final daquele ano, Misora Hibari não foi convidada para participar do Kohaku Uta Gassen, onde era presença constante desde 1957. Ofendida com o fato, ela se recusou a aparecer em quaisquer apresentações da emissora NHK nos quatro anos seguintes. Misora só voltaria a aceitar um convite da NHK em 1977, para uma homenagem no programa musical "Big Show"(ビッグショー), porém, a cantora nunca mais apareceu em edições do Kohaku Uta Gassen. Ainda em 1977, Misora adotou legalmente Kato Kazuya (加藤和也, 1971- ) filho de Tetsuya.
 Misora Hibari cantando "Koibito yo"(恋人よ), em 1984. Música da cantora e compositora Itsuwa Mayumi (五輪真弓, 1951-), lançada em 21 de agosto de 1980, ficou no primeiro lugar entre as mais vendidas por três semanas seguidas, ganhando o Prêmio Ouro da 22ª edição do Japan Record Award. Esta canção foi regravada por diversos cantores, entre eles Awaya Noriko, Mori Shinichi e Hideaki Tokunaga.
Durante a década de 70, Misora Hibari não teve grandes sucessos de venda. Tentou seguir novos ritmos, como o jazz e a ópera, e fez parcerias com vários compositores e letristas para tentar restabelecer sua carreira, porém, o surgimento do pop e rock no Japão, no inicio da década de 80, levou a decadência do enka, que agora, se mesclava com os novos ritmos, gerando o chamado 'novo-enka' e perdendo sua identidade original. Nesta época, muitos cantores tradicionais tentaram se adaptar ou seguiram seus estilos, alguns conseguiram se manter, enquanto outros eram esquecidos.
Em 1981, a metástase de um tumor cerebral mata sua mãe Kimie, e pouco depois, morre Taoka Kazuo, que para ela, era como uma figura paterna. Em fevereiro de 1982, Eri Chiemi, a cantora com quem fez o trio Sannin Musume nos anos 50 e uma de suas amigas mais próximas, morreu aos 45 anos, e em maio de 1983, morre seu irmão Kato Tetsuya, aos 42 anos, de infarto. Em meio a depressão, Misora Hibari começa a buscar alívio no cigarro e na bebida.
Em maio de 1985, durante um jogo de golfe realizado para celebrar seu aniversário, Misora Hibari sente uma dor lombar, somada a uma pequena dor nas costas, que iria se agravar progressivamente enquanto ocorria a restauração de sua carreira, ao mesmo tempo em que morre seu outro irmão Kato 'Kayama' Takehiko (香山武彦 '香山', 1943-1986), ex-ator, vítima de infarto.
Misora iniciou uma série de apresentações pelo Japão, que duraram até 22 de abril de 1987, quando as dores em suas pernas se tornaram tão fortes que ela já não podia mais se manter de pé, sendo conduzida para o setor de emergência do Hospital Geral Fukuoka Saisenkai (福岡県済生会福岡総合病院), no Distrito de Chuo, Província de Fukuoka. Depois de alguns exames, a cantora foi diagnosticada com Necrose Avascular Asséptica Idiopática (uma doença que causa a morte dos tecidos ósseos devido a falta de irrigação sanguínea, causada, algumas vezes, pelo consumo de álcool, fumo, anemias, medicamentos ou traumatismos). No caso de Misora, a doença óssea lhe atacou ambos os fêmures (ossos das coxas).
A causa oficial de sua indisposição foi anunciada como hepatite crônica, porém, naquele momento, os médicos tinham as instruções de ocultar do público que Misora Hibari estava, na verdade, sofrendo de uma doença muito mais grave: cirrose hepática. São canceladas as apresentações que seriam realizadas no Teatro Meiji (明治座) e, em maio, Misora celebra seu aniversário de cinquenta anos no hospital.
Misora e Ishihara Yujiro
Dezoito dias após seu aniversário, Misora recebe a notícia da morte de Tsuruta Koji, seu "irmão mais velho", e um mês depois, a de Ishihara Yujiro (石原裕次郎, 1934-1987), ídolo da década de 60, ambos velhos amigos seus, mortos de câncer. Em meio a emoção, Misora Hibari empenha-se para cantar novamente, demonstrando sinais de melhora. Em 09 de outubro, grava "Midaregami"(みだれ髪), que só seria lançada em dezembro daquele ano, tendo boa recepção.
Mas sua demonstração de melhora não era real. A doença de Misora não podia mais ser curada, a cirrose havia comprometido cerca de 60% da função hepática, e a osteonecrose femoral apresentava um quadro de difícil cicatrização.
No inicio de 1988, Misora encurtou suas férias no Havaí, retornando ao Japão em 07 de fevereiro, para divulgar as apresentações que ocorreriam em abril, em um concerto no recém construído grande estádio Tokyo Dome (東京ドーム), com capacidade para 55 mil pessoas. Misora fez várias aparições em programas de televisão, e mostrava ter emagrecido consideravelmente. Misora Hibari cantou 39 canções na apresentação no Tokyo Dome, em 11 de abril, depois do qual, sua saúde começaria a se deteriorar gradativamente.
Na apresentação no Tokyo Dome, Misora esteve sob vigilância médica, com uma ambulância de prontidão. Suas dores eram tão fortes, que, incapaz de subir os degraus, teve de ser carregada até o elevador. Apesar de sua condição de saúde, nos dez meses seguintes, Misora realizou mais treze apresentações em todo o país.
 Misora Hibari cantando "Kanashi Sake"(悲しい酒, Saquê triste), em apresentação realizada no fim da década de 60. A canção foi composta por Koga Masao em 1960, porém, nunca havia sido lançada, pois o compositor queria que ela fosse interpretada por um cantor adequado. Koga escolheu Misora Hibari para cantá-la, que por sua vez, pediu para Ishimoto Miyuki (石本美由起, 1924-2009), escrever a letra. Ishimoto terminou a letra em um dia. Lançada originalmente em 10 de junho de 1966, vendeu 1.450 mil cópias, sendo um dos maiores sucessos de Misora Hibari.
A cantora foi hospitalizada novamente em junho de 1988. Esta internação foi mantida em sigilo, e Misora voltou a trabalhar poucas semanas depois. Em 29 de julho, participa do Festival de Música da Paz de Hiroshima, e, em agosto, do "Saku Ongakusai"(佐久音楽祭), festival de música realizado na cidade de Saku, Província de Nagano, onde Misora se apresentou ao ar livre.
No final de 1988, Misora começa a gravar o single "Kawa no Nagare no Yo ni"(川の流れのように), com letra de Akimoto Yasushi (秋元康, 1956-) e música de Mitake Akira (見岳章, 1956-). Este trabalho só seria lançado em janeiro seguinte, tornando-se o último trabalho de Misora Hibari, que seria considerado no cenário musical, como seu 'grand finale', ou mais poeticamente, o seu 'canto do cisne'.
Em dezembro de 1988, é gravado um programa especial sobre a cantora, pela TV Fuji, e no dia 25 de dezembro, Misora aparece no programa musical "Dinner Show"(ディナーショー). O especial estava previsto para ser exibido no dia 08 de janeiro, mas sua exibição foi adiada em decorrência da morte do imperador japonês.
Hirohito, o imperador do Japão desde 1926, morreu em 07 de janeiro de 1989. Com sua morte, encerrou-se a Era Showa (昭和時代). No dia seguinte, é instaurada a Era Heisei (平成) com a ascensão de seu filho, o imperador Akihito. No dia 11, é lançado oficialmente "Kawa no Nagare no Yo ni", quando a condição pulmonar de Misora já estava se comprometendo. Quatro dias depois, Misora Hibari fez sua última apresentação na televisão, no programa "Music Fair", na Tv Fuji, onde ela apareceu visivelmente emagrecida e pálida. Ela fez algumas viagens e passeios com sua familia, em uma vã tentativa de se restabelecer.
Em 07 de fevereiro, Misora apresentou-se na sala de concertos Fukuoka Sun Palace. Já não podia se locomover com facilidade e começou a apresentar varizes esofágicas (dilatações das veias do esôfago, decorrentes da hipertensão causadas pela cirrose hepática), e passou a fazer uso de um inalador de oxigênio, apesar disso, mantinha a vontade de continuar cantando enquanto pudesse. Misora conseguiu interpretar vinte canções perante um público de 1.100 pessoas, contrariando os apelos de seu filho e da equipe organizadora do evento, que achavam que ela não deveria fazê-lo. No dia seguinte, Misora Hibari voltou a ser internada no Hospital Geral Fukuoka Saisenkai, para tratamento de um quadro de infecção respiratória. Ao receber alta, ficou na cidade até o fim do mês, voltando a Tóquio de avião em março.
Em 21 de março, a emissora de televisão NBS (Nippon Broadcast System), exibe um especial sobre a cantora com dez horas de duração, onde é divulgado que Misora se apresentaria no mês seguinte no Teatro Arena de Yokohama. Dois dias depois, Misora Hibari é internada no Hospital da Universidade de Medicina de Juntendo (順天堂大学医学部附属順天堂医院), no Distrito de Bunkyo, em Tóquio, com o que foi declarado como sendo agravamento de bronquite alérgica. Porém, Misora estava na verdade, sofrendo de pneumonia intersticial.
Os concertos previstos para ocorrer na Arena de Yokohama foram cancelados. A gravidade de seu estado é negada publicamente. Misora ainda cultiva a esperança de voltar aos palcos, mas isso não iria acontecer. Em 29 de maio, dois dias depois de seu aniversário de 52 anos, ela entra em estado grave, quinze dias depois, despede-se com um 'obrigado' para seus médicos, perdendo a consciência. Deste modo, Misora Hibari encerrou a luta feroz que manteve para continuar a cantar nos últimos três anos de vida.
Misora Hibari morreu no dia 24 de junho de 1989, vítima de insuficiência respiratória decorrente de pneumonia atipica, aos 52 anos de idade. Seu funeral foi realizado no dia 22 de julho, em Aoyama, com a presença de 42 mil pessoas. Seus restos mortais foram depositados para descanso eterno no Cemitério de Hino, localizado na área de Konan, em Yokohama.
Voz de Misora Hibari interpretando "Oshô"(王将, Rei), música composta por Funamura Toru (船村徹, 1932-   ), com letra do poeta e escritor Saijo Yaso (西條八十, 1892-1970). Osho, cujo tema central é o 'shogi'(xadrez japonês), foi lançado originalmente pelo cantor Murata Hideo (村田英雄, 1929-2002), em setembro de 1961. A canção deu a Murata Hideo, o prêmio especial no 4º Japan Record Award em 1962, e foi a primeira música a vender mais de um milhão de cópias após a Segunda Guerra Mundial.

O single "Kawa no Nagare no Yo ni" foi o oitavo mais vendido na lista da Oricon naquele ano, com cerca de 1,5 milhão de cópias e recebeu o prêmio honorário na 31º edição do Japan Record Award.
Em Fukushima foi construído um monumento e uma estátua de bronze da cantora que atrai milhares de fãs todos os anos. Em 6 de julho de 1989, Misora recebeu póstumamente o Prêmio de Honra do Povo (国民栄誉賞 Kokumin Eiyosho), conferida pelo Primeiro Ministro do Japão Uno Sosuke (1922-1998) por "ter dado sonhos e esperança às pessoas através de sua música". O prêmio é um reconhecimento da nação japonesa a importância de uma pessoa em determinada área, e é uma das poucas honrarias do Japão que podem ser concedidas tanto a japoneses quanto a estrangeiros.
Durante sua carreira, Misora Hibari participou de mais de 160 filmes, além de seriados de televisão e incontáveis aparições em programas musicais e de entretenimento, gravou cerca de 1.200 músicas e vendeu aproximadamente 68 milhões de discos, após sua morte, esse número aumentou consideravelmente, e em 2001, ela já havia vendido mais de 80 milhões de cópias de seus trabalhos.
Misora Hibari, cantando "Kawa no Nagare no Yo ni"(川の流れのように), em apresentação realizada no inicio de 1989, pouco antes de sua morte. A canção foi lançada em janeiro daquele ano. Em homenagem a Misora Hibari, desde 1990 esta música é tocada anualmente na televisão no dia de seu aniversário. Uma pesquisa realizada pela emissora NHK em 1997, com a opinião de 10 milhões de pessoas, entitulou "Kawa no Nagare no Yo ni", como a mais famosa canção japonesa de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário